Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de abril de 2010

CUIDADO, ÁGUA DE ENCHENTE TRANSMITE SÉRIAS DOENÇAS

Entre as doenças que podem ser transmitidas por águas pluviais contaminadas estão a hepatite e a leptospirose.

Especialista adverte sobre possibilidade de transmissão de doenças com água contaminada de enchente

Situações de tragédia, como a que se abateu esta semana sobre o Rio de Janeiro devido às fortes chuvas, resultam num risco extra que é a possibilidade de contaminação da água e a transmissão de doenças. “O risco de doenças é muito maior”, disse à Agência Brasil a médica imunologista Corina Toscano Sad, representante da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) em Minas Gerais.


Entre as doenças que podem ser transmitidas por águas pluviais contaminadas estão a hepatite e a leptospirose. Corina Toscano esclareceu que, em uma pessoa saudável, que não é portadora de doenças crônicas, o sistema imunológico vai reagir melhor contra essas infecções. “Vai estar preparado para lidar com essas doenças e acabar com elas. Chegar à cura”, observou.


Muitas vezes, inclusive, a pessoa nem apresenta sintomas, como diarréia, vômito ou gripe viral. Segundo a especialista, nosso corpo foi preparado para essas situações de risco. “O nosso sistema imunológico trava essa batalha silenciosa no dia a dia contra os agressores invisíveis”. Ela observou, porém, que em situações como a das enchentes, esses vírus e bactérias atacam o organismo em uma carga maior.


Os organismos de pessoas mais debilitadas acabam sofrendo mais, uma vez que o sistema imunológico não estará funcionando bem, conforme destacou a imunologista. A vacinação básica contra o tétano, a difteria e hepatite, por exemplo, é um elemento que contribui para fortalecer o organismo. “Isso melhora ainda o sistema imunológico, que vai ter as suas armas prontas para contra-atacar essas doenças e ter uma resposta bem mais rápida”.


Estresse, fadiga, falta de sono, má alimentação são fatores que também desequilibram o sistema imunológico, de acordo com Corina. “As defesas vão estar mais baixas e [a pessoa] vai adoecer mais”. (Fonte: Alana Gandra/ Agência Brasil)/AMBIENTE BRASIL



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br