CERTIFICAÇÃO DE ÁGUA: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
Dia: 12 de abril de 2010
Local: IBEF-Rio, na Av. Rio Branco, 156/4º andar - Ala C - Centro - RJ.
Apresentador(s):
Eder Zanetti - Currículo
Horário: 14h às 18h
A água líquida é a base fundamental para a existência da vida. Aparentemente abundante no Universo, na Terra ela vai se tornando cada vez mais escassa e disputada, seja pelo passivo ambiental das atividades humanas que deteriora sua qualidade, seja pelo próprio crescimento da demanda. O ciclo que a água faz dentro do nosso planeta, passando do estado líquido para o gasoso e novamente para o líquido, é o que determina sua qualidade e disponibilidade para as atividades humanas.
A Certificação de Água ou Hídrica, é uma ferramenta empresarial de marketing ambiental, demonstrando o comportamento adequado das empresas no gerenciamento dos impactos que suas atividades tem na manutenção da qualidade e da quantidade desse líquido, que encontra-se à disposição dos ecossistemas e da sociedade.
Se por um lado são recolhidas taxas referentes aos sistemas de transmissão de água e captação e tratamento de seus resíduos, de outro não são ressarcidas as Prestações de Serviços Ambientais feitas pelos ecossistemas, por onde esse precioso líquido passa antes de retornar aos reservatórios. Avaliar adequadamente a escala e valor dos serviços ambientais relacionados com a água, prestados pelos diferentes ecossistemas, é uma forma de reconhecer e justificar a continuidade desses efeitos positivos, assim como de compensar e neutralizar eventuais efeitos negativos que os negócios possam ter.
O desafio de desenvolver e implantar uma estratégia de marketing ambiental adequada para neutralizar a Pegada Hídrica dos negócios, é uma oportunidade para que os serviços ambientais de manutenção da qualidade e quantidade da água prestados pelos ecossistemas, sejam reconhecidos e remunerados adequadamente. Essa atividade gera um resultado altamente positivo para a água, que pode vir a ser uma marca na gestão ambiental das empresas.
OBJETIVO: Evidenciar o papel da água na sociedade e os passivos ambientais gerados pelo seu uso pelas atividades humanas, demonstrando ainda as formas de reduzir e neutralizar os efeitos negativos, que podem gerar créditos de água para os produtores rurais e certificados de neutralização hídrica para as empresas. O treinamento também irá proporcionar condições básicas para a realização de inventários e projetos de neutralização de impactos negativos do uso da água nas empresas, assim como demonstrar o papel do marketing na promoção dessas atividades. Vão ser demonstrados vários estudos de caso no mundo e no Brasil.
PÚBLICO-ALVO: Cooperativas do agronegócio, Federações de indústria, Prefeituras municipais, secretarias de meio ambiente. Empresários, diretores e gerentes de empresas de todos os setores, profissionais da área rural e ambiental, dos setores de energia, construção, transportes, indústria, resíduos, agricultura e florestas. Encarregados de departamentos de marketing das empresas, professores, estudantes e o público em geral. Gestores públicos e privados interessados no tema das mudanças globais e dos mercados de serviços ambientais, especialmente aqueles relacionados com a água.
P R O G R A M A
Módulo I: Água
Água no Universo;
Água na Terra;
As Plantas e a Água;
Ciclo da Água;
Os Ecossistemas e a Água;
A Agricultura e a Água;
As Mudanças Climáticas Globais e a Água;
Água Virtual, Água Verde, Água Azul e Água Cinza - conceitos.
Módulo II: Pagamentos por Serviços Ambientais de Água
O Passivo Ambiental Relacionado ao Uso da Água;
Aspectos Gerais de PSA de Água;
Ações Institucionais Mundiais;
Ações Institucionais Brasileiras;
PSA de Água no Mundo - estudos de caso;
PSA de Água na América Latina - estudos de caso;
PSA de Água no Brasil - estudos de caso:
Programa Produtor de Água.
Módulo III: Inventários e Neutralização de Pegada Hídrica
Riscos para os Negócios;
Pegada Hídrica;
Inventário de Pegada Hídrica;
Neutralização de Pegada Hídrica;
Certificação de Pegada Hídrica;
Estudos de Caso.
Módulo IV: Perspectivas de Futuro
PSA no Futuro;
Projeção da Demanda por Água;
Tecnologias;
Aspectos Regulatórios e Econômicos.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br