Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

DIA DA TERRA 2014

DIA DA TERRA 2014
O que fizermos para o nosso PLANETA TERRA será sentido e colhido pelos nossos filhos, netos e bisnetos nas próximas décadas. Poderão ser ações destruidoras ou benéficas...lembrem-se que nossas ações serão cobradas ou valorizadas por nossas gerações futuras! <\b>

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2010

FELIZ PÁSCOA DA COLABORADORA IVANA NEGRI

A bela Piracicaba e seu famoso rio


Bom dia professor Jarmuth
Envio crônica do nosso príncipe da poesia, Lino Vitti (90 anos recém completados) para o cantinho literário e também o endereço do Blog do príncipe.
Feliz Páscoa!
Ivana Negri

“TENHO SEDE”

Lino Vitti - Príncipe dos Poetas Piracicabanos

Encimam o título desta crônica palavras divinas. Palavras proferidas no momento mais triste e significativo da história do mundo, da história da Fé, da história da humanidade. Cristo, Filho de Deus, crucificado por aqueles de quem fora o próprio Criador, quase sem forças para fazer ouvir-se-lhe a voz, brada angustiado: “tenho sede”. Em outras palavras: preciso beber, dêem-me água. E os soldados não lhe deram água, mas fel.

O grande contra-senso! Um Deus, autor do universo e de tudo quanto no universo vive, vegeta, sensível ou insensível, a pedir água – água que lhe é negada porque o homem se julga senhor de tudo, inclusive de uma cuia do valioso líquido a ser estendida ao moribundo no ponto culminante de sua morte.

A água é criatura de Deus! Quando o mundo era o caos a voz de Jeová disse: “separemos as terras das águas”. E elas formaram os oceanos, formaram os rios, formaram os ribeiros, formaram os lagos, formaram as fontes, formaram as correntes que circulam nos sub-solo e as nuvens que presenteiam o mundo com a grandeza das águas pluviais. Onde não há água, domina o deserto, de onde a vida foge porque a água é vida e sem ela comanda a morte.

A ciência a chama de H20. Como quer que a chamem, como quer que a denominem, ela é a alegria, ela é o frescor, ela é a beleza, ela é o prazer, ela é o amor , ela é, como disse, a vida.

É alegria porque o mundo animal e vegetal, sorri diante de uma fonte borbulhante cujos lábios a sugam e cujo frescor lhes mitiga o ardor da sede: ela é beleza porque encanta aos que a buscam: ela é prazer, porque nada mais delicioso do que um copo de água para aquele que necessita dessedentar-se; ela é amor, porque foi um gesto de amor divino que nô-la deixou à disposição a qualquer hora e em qualquer necessidade; ela é vida, sim, é vida, porque onde falta a água surge a morte e a destruição.

O homem, entretanto, é o eterno contraditor de tudo quanto lhe deu de presente o amor divino. E costuma sempre emporcalhar com sua ignorância e maus instintos, as grandezas que se lhe foram oferecidas e cujo uso lhe é livre e soberano. É o que está fazendo hoje a criatura, quando desconsidera o valor do prêmio santo da água e a destina para fins ignóbeis, ou a suja com seus elementos venenosos, desumanos, condenáveis e impiedosos. Os rios, as fontes, os oceanos, nada escapa ao processo destruidor da poluição humana. Basta olhar, mesmo que de relance, para os crimes que se cometem contra as torrentes líquidas da terra, do país, do universo, tudo engendrado pelo próprio homem a quem cabe, antes que mais nada, fazer exatamente o contrário, isto é, preservar, defender, tornar cada vez melhor, a fonte de onde extrai a água para seu viver, para o viver de suas famílias, de seus conterrâneos, dos homens, mulheres e crianças do mundo inteiro.

Essa é uma verdade facilmente demonstrável. Basta apenas ver o rio Piracicaba, que até há pouco tempo nos ofereceu suas águas para matar a sede e servir de uso a toda uma comunidade. Que fizeram dele? Um esgoto infeliz e doloroso que ao vir do inverno, quando as chuvas generosas escasseiam se transforma em leito de pedras sujo e fétido. Piracicaba, cujo serviço de abastecimento é um dos melhores, senão o melhor do país, e quiçá do mundo, vive a desdita de ver a água que consome, submetida a caríssimos processos de tratamento para poder ao menos ser aproveitada pela população, porque se lançam em seu seio, milhares de toneladas de esgoto humano, industrial e agrícola.

As autoridades e o órgão responsável, partem para outra fonte abastecedora. Mas que ocorre? O homem, sempre o homem, lá aparece com a sua maldade e inconsciência para conspurcar mais uma vez as águas da nova fonte, com venenos industriais e agrícolas. E as conseqüências sabem-nas todas quais são.

Meus irmãos. Não foi para isso que Deus nos doou esse prêmio de vida. Não foi para o sofrimento que se criaram e abriram os mares, os rios, as fontes, os lagos. Foi para que vivesse a humanidade melhor e mais feliz. E só poderíamos hoje dizer, bem alto e com toda a alegria da alma: “Obrigado, Criador, pela água que nos deste!”


LINO VITTI - O Príncipe dos Poetas Piracicabanos

Enviado pela colaboradora IVANA NEGRI - POETISA DE PIRACICABA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br