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6 de abril de 2010

OS CANAIS DA TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO PROSSEGUEM...





O destino dos canais da transposição do Rio São Francisco

João Abner Guimarães Jr.

..."AO FINAL DOS CANAIS EM CONSTRUÇÃO AS OBRAS TERÃO PELA FRENTE AS SERRAS E 35 KM DE TUNEIS DE 9M DE DIAMETRO"....

EcoDebate - 06/04/2010

Apesar dos sucessivos apelos e alertas da inviabilidade ambiental, econômica e social do Projeto, insensível, o “rolo compressor” da transposição do rio São Francisco funcionou efetivamente, tornando as obras irreversíveis, principalmente quanto aos impactos negativos que dificilmente serão reparados pelos próximos governos.


Para isso, o Ministério da Integração responsável pela obra, contando com a retaguarda do Exército Brasileiro, mobilizou todo o parque industrial da construção civil pesada do Brasil, envolvendo na empreitada mais de 5.000 máquinas e 10.000 operários em três turnos de trabalho diário numa frente contínua de 400 km de obras. Essa mega infra-estrutura, nesse último ano de governo e de eleição presidencial, contando com recursos orçamentários vultosos e forte motivação política, deverá concluir grande parte das obras mais comuns e de maior visibilidade dos eixos Norte e Sul do Projeto, abrangendo a construção de centenas de quilômetros de canais intercalados por aquedutos sobre os cursos de água maiores interceptados pela obra e dezenas de pequenos reservatórios – obras essas, apesar da grande dimensão do seu conjunto, corriqueiras para as grandes empresas nacionais de construção civil envolvidas no projeto.


O projeto pode ser comparado a uma grande estrada formada por canais de terra de 25 m de largura revestidos por uma fina camada de cinco centímetros de espessura de concreto, alimentados por grandes bombas para elevar as águas entre os degraus sucessivos, praticamente horizontais e com dezenas de quilômetros de comprimento. Os canais se desenvolvem serpenteando morro acima as encostas da margem esquerda da bacia do rio São Francisco até alcançar os divisores d’água dessa bacia com as bacias contíguas. Pelo Eixo Leste, ¼ das águas do Projeto chegarão ao rio Paraíba e através do Eixo Norte, o maior com capacidade de transportar ¾ da vazão total, os canais ultrapassarão o divisor da bacia do rio Jaguaribe e seguirão pelos pontos mais altos até encontrar condições de perfurar os divisores das bacias dos rios Piranhas no estado da Paraíba e Apodi no estado Rio Grande do Norte.


Vale ressaltar, entretanto, que toda essa conjugação de esforços não deverá garantir o sucesso do projeto que estará condicionado ao ainda distante término de todas as obras e, principalmente, ao desenvolvimento dos projetos em fase embrionária de utilização das águas transpostas e a sua gestão. Podendo-se, nesse caso, destacar a construção ainda não iniciada de 35 km de túneis. Isto é: parafraseando Carlos Drummond, no final dos canais têm algumas serras.


Para exemplificar, a água do Eixo Norte chegará aos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte através de 20 km de túneis, sendo o maior deles, o túnel Cuncas I com 9 m de diâmetro e mais de 15 km de comprimento, uma obra, por si só, sem precedente no País. Como referência, pode-se citar que o mais extenso túnel rodoviário do Brasil é o da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes com 3,1 km e o maior túnel ferroviário da América do Sul é o Tunelão da Ferrovia do Aço em Minas Gerais, concebido a época do “Milagre Econômico” durante o regime militar com 8,7 km de extensão.


Apesar da propaganda oficial renomear “Projeto São Francisco: água a quem tem sede”, na prática, as obras reproduzem na íntegra o projeto tradicional do governo anterior, com a mesma infra-estrutura e orçamento, representando um dos maiores sistemas de bombeamento do mundo com capacidade de transportar 127 m³/s das águas do rio São Francisco para perenizar trechos inicia dos maiores rios da Região Nordeste Setentrional, visando aumentar precariamente os estoques ociosos de dez dos maiores reservatórios da região, reproduzindo, dessa forma, e em maior escala, o vício da “obra como um fim em si mesmo” da velha política hidráulica desenvolvida pelo Governo Federal no Nordeste Brasileiro desde o Império.


O projeto promete sustentar os consumos das bacias receptoras com as águas do rio São Francisco, desconhecendo, dessa forma, a grande infra-estrutura hídrica implantada em 100 anos de investimentos que tornou a região potencialmente auto-suficiente em recursos hídricos, capaz de atender plenamente todas as suas demandas, apenas necessitado para isso de uma infra-estrutura adequada de acesso as águas armazenadas nos grandes reservatórios espalhados por toda a região.


Vale ressaltar que, os consumos prioritários urbanos da região pretensamente beneficiada comprometem apenas 20% das águas regularizadas pelas grandes barragens, e que as bacias receptoras, principalmente do Eixo Norte, atualmente são grandes exportadores de água virtual via frutas, tais como melão e banana, e aquicultura de camarão, concorrendo com a bacia do rio São Francisco no mercado globalizado, com vantagens pelo menor custo de transporte e da água, insumo esse que será extremamente onerado pelo projeto, estima-se que a água da transposição terá um custo cinco vezes maior do que o atual custo praticado na região.


As obras e todo o processo de mobilização se concentram na bacia doadora, ficando a cargo dos governos estaduais desenvolverem os projetos de utilização das águas e assumirem a cara manutenção da grande infra-estrutura. Nesse cenário, vislumbra-se o grande risco de que concluídos os canais, dado o ritmo acelerado das obras, os mesmos deverão ficar ociosos e sem manutenção adequada por muitos anos.


Com o término das obras, junto com a saída das grandes empresas, cessará todo o processo de mobilização e os empregos temporários, ficando os canais com o seu destino incerto. Com certeza persistirá o lobby pela continuidade das obras, talvez essa seja a pior herança do projeto, fala-se na transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco e na continuidade dos canais pelas bacias receptoras, e assim por diante, as obras da transposição não terminarão jamais, perpetuando a indústria das secas em prejuízo das políticas efetivas de desenvolvimento sustentado da Região.


João Abner Guimarães Jr. é Professor da área de Recursos Hídricos da UFRN

EcoDebate, 06/04/2010


SAIBA MAIS

Transposição do São Francisco


São Francisco vira canteiro de obras

As obras de transposição do Rio São Francisco estão em ritmo acelerado no Interior pernambucano. Os soldados do Exército não páram de trabalhar. Além deles, muitos moradores das áreas envolvidas também garantiram emprego com o projeto que promete levar água à região.

Um gigantesco canteiro de obras na imsensidão da terra seca. Só mesmo do alto é possível calcular a dimensão da obra às margens do Rio São Francisco, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Centenas de caminhões e máquinas pesadas transformam a Caatinga, na maior obra hídrica do país em andamento, que vai levar a água do rio mais importante da região a quatro estados nordestinos a um um custo de R$ 4,5 bilhões.

Toda a movimentação, entretanto, é a apenas o começo, ou seja, a parte inicial dos 800 quilômetros de canais que cortarão o Semi-árido. O projeto de transposição contará com dois eixos por onde passarão os canais. O eixo Norte terá 516 quilômetros de extensão. A captação será próximo à cidade de Cabrobó e vai percorrer o Sertão também da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Já o eixo Leste, com 587 quilômetros de extensão, vai captar água na barragem de Itaparica, no município de Floresta, e seguirá até o Rio Paraíba do Norte(estado da Paraiba). Um canal de 70 quilômetros levará água também à bacia do Rio Ipojuca, no Agreste de Pernambuco.

ESTRUTURA
Os canais têm 25 metros de largura por seis metros de profundidade e, com as margens, são 200 metros de um lado ao outro. Em alguns trechos, o vai e vem das máquinas é tão intenso que lembra o trânsito das cidades.

Três batalhões do Exército deram início aos trabalhos que agora serão acelerados com a chegada das empreiteiras. Atualmente, 1.200 homens tocam o projeto, mas esse número deve triplicar até julho do próximo ano.

Em sete meses, o motorista Marcelo Fontes conseguiu um emprego e até uma promoção. “Está representando muita coisa para a cidade, muita gente sendo empregada e muito bom para a gente”, avalia.

A primeira etapa do projeto deve ser concluída no final de 2009, com a barragem de Tucutu. Ao todo, serão 26 barragens nos dois canais. No meio do caminho, passa a BR-427, que leva a Petrolina e será elevada para que os dutos passem por baixo. Até o momento, pelo menos 60% dos trabalhadores da obra vêm de Cabrobó e região.

Sem despesas pendentes, a polêmica obra da transposição do Rio São Francisco vai preparando o terreno para levar a água do rio bem longe.

Da Redação do pe360graus.com


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