Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de junho de 2010

16º PRÊMIO FIESP DE MÉRITO AMBIENTAL - ANDRADE GUTIERREZ É A VENCEDORA

Érico Torres, da Andrade Gutierrez (esq.), recebe o prêmio de 1º lugar na categoria Grandes e Médias empresas. Ao lado dele, Pedro Ubiratan (Secretaria do Meio Ambiente), Nelson Pereira dos Reis (DMA/Fiesp), Walter Lazzarini (Cosema/Fiesp) e Eduardo San Martin (DMA/Ciesp)

Construtora Andrade Gutierrez conquista 1º lugar do Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental

Os 26 participantes foram considerados vencedores por incentivarem boas práticas ambientais


Érico Torres, da Andrade Gutierrez (esq.), recebe o prêmio de 1º lugar na categoria Grandes e Médias empresas. Ao lado dele, Pedro Ubiratan (Secretaria do Meio Ambiente), Nelson Pereira dos Reis (DMA/Fiesp), Walter Lazzarini (Cosema/Fiesp) e Eduardo San Martin (DMA/Ciesp)


Nesta segunda-feira (7), foram conhecidos os vencedores do 16º Prêmio de Mérito Ambiental da Fiesp, iniciativa do Departamento de Meio Ambiente (DMA), em cerimônia realizada na sede da federação.

O Prêmio chegou à sua 16ª edição comprovando a maturidade e a importância de se discutir os temas ligados ao Meio Ambiente. Foram contempladas duas categorias, levando em conta o porte da empresa; as médias e grandes indústrias apresentaram 21 projetos e as micro e pequenas, cinco.

A empresa que conquistou o primeiro lugar recebeu o troféu e o selo do Mérito Ambiental Fiesp. A Construtora Andrade Gutierrez S/A ganhou não só o troféu, pelo projeto Gestão de Meio Ambiente em Obras de Construção Pesada, mas também uma menção honrosa pelo trabalho Preservação do Habitat Natural de Baleias Francas por Meio de Metodologia Construtiva, Inovadora e Sustentável.

Nelson Pereira dos Reis, diretor do DMA, sintetizou o espírito do prêmio: "Trata-se de uma premiação de mérito, de um reconhecimento pelo esforço daqueles que sabem que o meio ambiente não é uma entidade isolada, intangível, mas expressão de tudo o que define a nossa relação com o mundo que nos cerca".

"Nossa área é particularmente difícil, pois as obras têm começo, meio e fim, e mesmo depois é preciso se preocupar com os impactos. O prêmio é o reconhecimento e nos dá motivação para fazer ainda mais", afirmou Érico da Gama Torres, da Andrade Gutierrez S/A.

O representante da JBN, João Baraçal Neto, enfatizou que participa pela primeira vez do Prêmio. O projeto começou com a construção de sua própria residência. É a primeira casa brasileira que será certificada com tecnologia led. O projeto custou cerca de R$ 800 mil em quase 300 metros quadrados e levou à necessidade de criação de um consórcio.

A Toyota apostou em logística, reduzindo o impacto de CO2 da fábrica às concessionárias, segundo explicaram os engenheiros João Izidoro e Denis Marucci: "Faz parte da filosofia da empresa buscar a melhoria constante. Este é um dos pilares da nossa gestão".

Carlos Pimentel dos Passos Jr., da Johnson&Johnson, informou que foram unificados os compressores de ar-comprimido e instaladas máquinas mais eficientes, com redução de 7% em todo o parque de São José dos Campos. Essa economia seria suficiente para alimentar 36 mil casas populares. Também trocou-se a matriz energética das caldeiras, que eram a óleo, por gás natural com redução de CO2, equivalente ao plantio anual de 20 mil árvores. A sustentabilidade já faz parte do core business da empresa.

Representantes de mais de uma dezena de entidades atuantes na defesa do meio ambiente, órgãos do governo, organizações não-governamentais, entidades de classe, além das três universidades públicas estaduais de São Paulo, formaram a Comissão Julgadora que selecionou os ganhadores do Prêmio.

Saiba mais sobre os vencedores:


Categoria Média e Grande Empresa

1º lugar: Construtora Andrade Gutierrez S/A (Troféu e selo de Mérito Ambiental) – Gestão de Meio Ambiente em obras de construção pesada
A construtora adota Política de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e Responsabilidade Social (QMSSRS). Para o Planejamento do Sistema de Gestão Ambiental, a AG desenvolve a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), uma ferramenta de gestão. Ela organiza e define o escopo total do projeto, sendo a base para a elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI), o qual inclui o Plano de Gestão Ambiental das Obras. É feito o Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais (AI), realizado com base no Mapeamento de Processos (MP), um desdobramento da EAP em atividades detalhadas.

Para a verificação do Sistema de Gestão Ambiental, a AG possui uma ferramenta que visa definir e fornecer princípios e diretrizes necessários para a realização de inspeções ambientais sistêmicas, assegurando o controle dos aspectos ambientais relacionados às atividades executadas nas obras. A fim de garantir a melhoria contínua de seu Sistema de Gestão, a AG realiza anualmente a Análise Crítica pela Direção (ACD).


Menções Honrosas (Diplomas de Mérito Ambiental)

Construtora Andrade Gutierrez S/A – Preservação do habitat natural de baleias-francas por meio de metodologia construtiva, inovadora e sustentável

Em atenção às exigências ambientais, a Andrade Gutierrez, comprometida com o desenvolvimento sustentável de novas tecnologias e preocupada com os possíveis impactos à baleia franca, espécie migratória que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes, implantou o Programa de Preservação do Habitat Natural de Baleias Francas. O seu objetivo foi subsidiar o ordenamento da execução das Obras de Ampliação do Porto de Imbituba visando à integração harmoniosa das atividades alusivas ao desenvolvimento do Porto e a conservação da espécie. Trata-se de processo inédito no Brasil de cravação de estacas em solos marítimos, com o apoio técnico de um oceanógrafo renomado.


Toyota do Brasil Ltda. – Redução de emissão de CO2 na atividade de logística

A Toyota busca reduzir os impactos ambientais causada por suas operações, ao longo de todo o ciclo de vida dos veículos. Entre as ações, o oferecimento de veículos com menores impactos ambientais, produzidos em fábricas ecológicas e comercializados em rede de concessionárias com atuação responsável, também se empenha em reduzir emissões provenientes de sua atividade de logística.
A meta para redução de emissão de CO2 nas atividades de logística é parte de uma meta global da companhia em suas logísticas interna e externa. Com um conjunto de atividades de melhorias pôde-se obter uma redução de aproximadamente 8% do total de emissão de CO2 no processo de logística, num período de dois anos (entre 2007 a 2009).


Johnson & Johnson Industrial Ltda. – Redução de consumo de energia e emissão de CO2

Project Air – Redução do consumo de energia elétrica no sistema de geração de ar comprimido substituindo os atuais compressores tipo parafuso por compressores centrífugos de alta eficiência. Redução anual de consumo: 434 tonCO2 (26%) e 5.317.000 kWh (26%).
Project Natural – Redução da emissão de CO2 no sistema de geração de vapor usando gás natural em substituição ao óleo combustível. Redução anual de 2.690 tonCO2. (45%).

Através de dois projetos, buscou-se estar mais próximo dos conceitos de Green Building, utilização da ventilação natural para refrigeração do ambiente, utilização da iluminação natural, aproveitamento da água pluvial e de preservação da permeabilidade do solo, além de outros objetivos.


Fibria-Jacareí Fibria Celulose S/A – Unidade Jacareí – Programa de Educação Ambiental - VCP – Jacareí

O Programa de Educação Ambiental (PEA) – Fibria-Jacareí é desenvolvido através do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) para o acesso ao conhecimento em geral. Entre janeiro e dezembro de 2009 o PEA atendeu um público variado de aproximadamente 16.000 pessoas. Este espaço foi criado há cinco anos a fim de promover a educação para um futuro sustentável. Aberto ao público, possui auditório, biblioteca, computadores e área verde.


Categoria Micro e Pequena Empresa

Menção Honrosa (Diploma de Mérito Ambiental)


JBN Eletronics Ind. e Com. Ltda. (Pari-SP) – Projeto Ecohhouse

A EcoHHouse é um empreendimento no qual se utilizam tecnologias limpas, com o objetivo de reduzir o impacto do desperdício de energia e de recursos naturais causados pelo uso incorreto do nosso cotidiano no meio ambiente. A proposta deste projeto é construir uma residência ecologicamente correta. O projeto piloto tem como função servir de modelo para as demais obras residenciais e comerciais a serem executadas por um consórcio de empresas.

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

LEIA MAIS

Riscos ambientais na Grande São Paulo polarizam debate

Petróleo e gás levam governo paulista a planejar investimentos sustentáveis no litoral

Modelo de gestão atual da área urbana de São Paulo precisa de reformas

Florestas urbanas têm relação direta com qualidade de vida do ser humano

NOSSA OPINIÃO:
É muito importante que as empresas e empresários assumam posturas e atitudes sérias, eficientes e eficazes em suas unidades produtivas, envolvendo seus fornecedores, colaboradores, familiares, população vizinha e comunidade em geral, procurando amenizar os impactos no meio ambiente, protegendo a saúde ambiental e a qualidade de vida da região onde atuam.
O Prêmio Fiesp de Mérito Ambiental, com muita seriedade e competência analisa as empresas que através de posturas e atitudes PROATIVAS PELO MEIO AMBIENTE fazem a diferença entre tantos que inadverdita e criminosamente poluem, contaminam e denigrem a qualidadade de nossos recursos naturais.
Parabéns à FIESP/CIESP por valorizar e premiar essas empresas e assim incentivar para que outras também tomem atitudes responsáveis e coerentes com a preservação de nossas comunidades e sua gente.
Parabéns às 26 empresas participantes (um número tímido perto do imenso universo industrial paulista) e em especial às que foram destacadas e premiadas por suas práticas ambientais.
O Blog SOS Rios do Brasil fará contato com a FIESP/CIESP para obter informações precisas sobre as empresas de médio e grande porte de São Paulo que utilizam o REUSO DA ÁGUA INDUSTRIAL em suas unidades de produção, para uma série de postagem sobre o assunto, considerando que um dos grandes e atuais problemas do Estado de São Paulo é a escassez da água, principalmente na RMSP.
Prof. Jarmuth Andrade
Físico e Ambientalista

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br