Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de junho de 2010

Encontro de Ambientalistas em Barra Mansa (RJ)

Ambientalistas reunidos no encontro de Barra Mansa
BARRA MANSA (RJ)

Foi realizado no dia 22, no Centro de Estudos Ambientais Júlio Branco, Estrada Barra Mansa x Bananal no bairro Km 4, promovido pela Associação Ecológica Piratingaúna (Oscip), Rede Brasileira de Informação Ambiental (Rebia), e Educa Mata Atlântica, um encontro de ambientalistas. O evento, que ocorreu justamente no Dia Mundial da Biodiversidade, contou com a presença de autoridades ligadas ao meio ambiente, estudantes e professores de biologia do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).



Um dos representantes da Oscip, Eduardo Wernech, fez um breve pronunciamento informando sobre os objetivos do encontro e apresentou os representantes das entidades. Estiveram presentes o ex-superintendente do Ibama e atual Coordenador Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Rogério Rocco; o fundador da Rebia e ganhador do Prêmio Global 500 da ONU para o Meio Ambiente, Vilmar Berna; o comandante Geral do Batalhão Florestal coronel Mário Márcio Pereira Fernandes; o comandante do Posto da Polícia Florestal de Angra dos Reis, tenente Ronaldo Arthur Sabino Figueiredo; a Coordenadora da Educa Mata Atlântica, Rita Sousa; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra Mansa, Arthur Haasis; Paulo Cesar Nogueira da SMA de Barra Mansa e representantes das ONG’s Colibri, Crescente Fértil e Nosso Vale Nossa Vida.



Rogério Rocco disse que o encontro é importante para aproximar os órgãos públicos das organizações da sociedade civil e divulgar a atuação do Batalhão da Polícia Militar Florestal. “Aqui é um caso típico de uma propriedade particular que incorporou a missão de conservação ambiental por iniciativa particular, com o proprietário e uma organização não governamental no caminho da conservação. Na verdade, é uma iniciativa que traz o chamamento do poder público para incorporar em suas agendas, somar e valorizar essa iniciativa. Com certeza, projetos como esses podem ser desenvolvidos em todo o território nacional”, ressalta.



O coronel Fernandes apresentou o que já tem feito na defesa ambiental na Região do Médio Paraíba, e mostrou às ONG’s os recursos e pessoal disponível para o enfrentamento das denúncias ambientais, que espera passar a receber de parte das ONG’s que atuam na região. “Já tivemos uma reunião com as ONG’s que atuam no estado do Rio de Janeiro na defesa dos animais, e agora, nos reuniremos com as ONG’s ambientalistas que atuam na Região do Médio Paraíba. Nossa próxima reunião, será a vez das ONG’s ambientalistas que atuam na região do Norte-Noroeste Fluminense. É a nossa forma de dizer aos ambientalistas que reconhecemos a importância do trabalho que realizam, e que temos consciência de que estamos numa guerra sem quartel, onde de um lado se alinham os que defendem o meio ambiente e, do outro, os que querem destruí-lo”, comenta, lembrando ainda que o Batalhão Florestal tem agido sempre em função das leis e no cumprimento do seu dever. “Continuaremos assim, tendo o nosso trabalho reconhecido pela sociedade fluminense. Em alguns meses foram 74 ocorrências, apreensão de 123 armas, caça predatória, baloeiros, palmiteiros, construções às margens de rios e lagos entre outros crimes ambientais que estamos sempre em alerta e conclamamos a população a nos informar sobre crimes ambientais”, enfatiza, informando que em Angra dos Reis o telefone para contato é (24) 33655265, em Valença é (24) 2453-5251.


Segundo Vimar, em vez dos ambientalistas terem que fazer praticamente sozinhos o enfrentamento contra desmatadores, caçadores, empresas poluidoras, e outros agressores do meio ambiente, correndo risco de morte, como acabou ocorrendo com o ambientalista Álvaro, da ONG Serena, assassinado por sua defesa intransigente dos manguezais em Angra dos Reis, contamos cada vez mais com a ajuda forte do Batalhão Florestal. “Que justiça seja feita, sempre esteve do lado dos ambientalistas, e agora estará ainda mais", diz o fundador da Rebia.



A Coordenadora da Educa Mata Atlântica, Rita Sousa, disse que o encontro foi um marco entre o relacionamento das ONG’s com o poder público. “Hoje, percebi que todos estão falando a mesma língua em prol da preservação ambiental. A educação ambiental tem que se revestir de menos teoria e mais atitudes práticas, só assim conseguiremos o objetivo principal que é a preservação ambiental como um todo”, analisa.



O presidente da Oscip Piratingaúna, Eduardo Werneck, disse que o Centro de Estudos Ambientais (CEA) e a Rebia, em parceria com a ONG Educa Mata Atlântica, iniciou a preparação para que o local se transforme em RPPN, além de instalar viveiro para produção de mudas nativas. Faz parte do projeto também a parceria com o UBM, em que diversos estudantes do Curso de Biologia vem desenvolvendo o trabalho de mapeamento de Fauna e Flora do local. O local, futuramente abrigará curso de arborismo para coleta de sementes, curso de viverista e plantadores de espécies da mata Atlântica, no local já temos sementeiras e viveiro, visando a produção de até 100 mil mudas ano, trabalho agilizado por biólogos, estagiários e voluntários, com o apoio técnico e supervisão da Educa Mata Atlântica.



“Em breve, estaremos desenvolvendo o trabalho a todo o vapor e com certeza a nossa parte nos estamos fazendo, principalmente com o apoio e ajuda de vários setores da sociedade civil, como todos perceberam, aqui estão pessoas do mais alto nível que abraçaram a causa ambiental com seriedade e muita preocupação pelo que está ocorrendo hoje em nosso planeta”, conclui Werneck. (Fonte: Portal do Meio Ambiente - Vilmar Berna)




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br