Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de março de 2014

GOVERNADOR ALCKMIN ESTÁ OTIMISTA NA APROVAÇÃO DO USO DE ÁGUA DO RIO PARAÍBA DO SUL




Governo federal deve aprovar uso de água do Paraíba, diz Alckmin



Por Gustavo Uribe
SÃO PAULO, SP, 19 de março (Folhapress) - O governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) disse estar otimista quanto ao projeto que pretende bombear água do rio Paraíba do Sul para o sistema Cantareira será aprovado pela ANA (Agência Nacional de Águas). 
Ontem, Alckmin foi a Brasília pedir à presidente Dilma Rousseff (PT) autorização para captar água da bacia do rio federal. "A posição da ANA eu entendo que seja favorável, pois não prejudica ninguém e vai aproveitar melhor o excesso de água [do rio Paraíba]. Foi boa a conversa". 
No projeto proposto à agência, o governo do Estado utilizaria a água do rio federal somente quando o nível do sistema Cantareira estiver abaixo de 35%, como é o caso deste período de estiagem. A ideia também é só utilizar o excesso de água do rio Paraíba, para não prejudicar os municípios que o utilizam como manancial de abastecimento. As reservas subutilizadas são usadas à geração de energia. 
"Quando o sistema cantareira tiver em uma redução abaixo de 35% seria feito um bombeamento. Quando não estiver não será feito. Há uma regra operacional e ocorrerá apenas quando houver excesso de águas do Paraíba do Sul". Segundo Alckmin, esse projeto já está em estudo a bastante tempo.
O projeto estadual, que surge em meio a uma crise hídrica que vive a Grande São Paulo, também pretende captar água da represa Jaguari, na cidade de Igaratá, por meio de uma estação elevatória para atender o Cantareira.
Se implementada, a medida vai auxiliar na recuperação do sistema, que abastece 8,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo.
O projeto, no entanto, enfrenta resistência de técnicos das cidades que são abastecidas pelo rio. Eles avaliam que o uso da água para a Grande São Paulo pode significar menos água tanto para o Rio de Janeiro quanto para as cidades do Vale do Paraíba, em São Paulo, que também recebem água do Paraíba do Sul. 
A reportagem apurou que o volume a ser retirado da bacia do Paraíba seria de 5.000 litros por segundo. Isso significa até 20% do que é produzido pelo sistema Cantareira. As operações previstas envolvem obras, como túneis ou canais. 
Segundo o plano diretor de recursos hídricos de São Paulo, os custos, em sua totalidade, podem ultrapassar a casa dos R$ 300 milhões. O prazo para execução seria de mais de quatro meses. 
Mais seco 
Mesmo com a chuva que atingiu a região da Grande São Paulo ontem, o nível do sistema Cantareira, voltou a cair hoje. Segundo relatório diário da Sabesp, o volume de água no reservatório está em 14,7%. 
Ontem, o sistema Cantareira tinha 14,9% de sua capacidade utilizada. De acordo com o relatório, nessa terça choveu 17,5 mm, o que não foi suficiente para suprir a demanda diária do sistema. 
No acumulado do mês choveu 145,8 mm no manancial --21% a menos que a média histórica para o mês que é de 184,1 mm.  
Fonte:http://www.diariodeguarapuava.com.br/noticias/brasil/2,52007,19,03,governo-federal-deve-aprovar-uso-de-agua-do-paraiba-diz-alckmin.shtml



SÃO PAULO TEM PERDA MÉDIA DE 34% DA ÁGUA CAPTADA, TRATADA E DISTRIBUÍDA NO ESTADO 

"De acordo com o relatório Atlas Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA), Campinas tem perda de 19,5%. Limeira (SP) tem o menor índice do país, de 12,9%. A média de perda de água tratada na distribuição no estado de São Paulo é de 34%. O índice de desperdício considerado aceitável, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento do Ministério das Cidades, seria de 25%. De acordo com a Agência Nacional de Águas, as perdas de água representam uma das maiores dificuldades para a expansão das redes de distribuição de água no Brasil." G1-CAMPINAS E REGIÃO

Isso significa que de cada 10 litros de água tratada, 3,4 litros se desperdiça no sistema obsoleto de distribuição, nos vazamentos, na falta de eficiência na administração e uso do precioso líquido.

Considerando que a vazão de captação de água do Sistema Cantareira para abastecer São Paulo e RMSP é de 31.000 litros/s e que 34% se perde até chegar em nossas residências, salvo engano, 10.540 litros é DESPERDIÇADO.


Esse desperdício é exatamente o dobro do que São Paulo pretende retirar da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, comprometendo a gestão das águas de dezenas de municípios do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro que se abastecem das águas daquele importante rio.

Se São Paulo conseguir REDUZIR PARA A METADE, AS PERDAS DE ÁGUA DO SEU SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO terá os 5m3/s (5.000 litros/s) que solicitou autorização à Presidente Dilma para retirar do Rio Paraíba.

ÁGUA - SABENDO CUIDAR, NÃO VAI FALTAR!


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br