Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de março de 2014

INPE REALIZA PAINEL PARA DISCUTIR DESAFIOS PARA GESTÃO DA ÁGUA

(foto: Represa de Furnas, crédito Fernanda Sampaio)

Painel discutiu desafios para gestão da água


Pesquisadora da Embrapa falou sobre os desafios da aquicultura nacional

18.3.2014

O diretor Leonel Perondi abriu o “International Expert Panel on Global Challenges of Water Governance”, realizado em 11 de março no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos. O evento teve como objetivo aproximar o conhecimento da comunidade científica das necessidades dos gestores e tomadores de decisão para a definição de novas metas, linhas de pesquisa e fomento para a melhoria na governança dos recursos hídricos.

As mudanças climáticas e o aumento da população representam grandes desafios para a gestão deste recurso vital. Este evento identifica os desafios da comunidade científica no sentido de auxiliar tomadores de decisão para uma melhor gestão da água”, disse o diretor Leonel Perondi.

Durante o evento, especialistas internacionais em diversas áreas apresentaram suas perspectivas sobre os principais desafios da governança da água no século 21. 

O painel foi coordenado por José Luiz Stech, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto (DSR) do Inpe, mediado por Douglas Gherardi, chefe da DSR e teve entre os participantes Américo Sampaio, superintendente da Divisão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Deepak Mishra, professor do Departamento de Geografia da Universidade de Georgia (UGA), João Lorenzzetti, pesquisador da Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, Fernanda Sampaio, pesquisadora do Laboratório de Ecossistemas Aquáticos da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e José Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia.

Fernanda falou sobre o Projeto Furnas e a importância do monitoramento ambiental como ferramenta para a gestão e sustentabilidade da aquicultura. Coordenado pela Embrapa Meio Ambiente e pelo Inpe, o Projeto Furnas utiliza a plataforma SIMA (Sistema Integrado de Monitoramento Ambiental), tecnologia desenvolvida pelo Inpe. Este sistema tem enorme importância no acompanhamento de recursos hídricos e esta sendo testado pelo primeira vez no monitoramento ambiental da piscicultura em tanques rede.

O sistema é composto por seis sondas para o monitoramento da qualidade da água em quatro braços do reservatório de Furnas, onde ocorre a criação de peixes. Uma sonda maior – já desenvolvida pelo Inpe há mais de 15 anos, para monitoramento ambiental, é capaz de transmitir dados via satélite – e as cinco sondas menores foram especialmente desenvolvidas para o monitoramento de parâmetros de interesse da aquicultura.

As sondas também prometem se transformar em uma ferramenta de gestão para os aquicultores. O tema do encontro é dos mais relevantes, considerando a atual realidade do sudeste brasileiro que enfrenta um verão atípico, com o nível dos reservatórios cada vez mais baixos.

(Com informações do Inpe)


Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br