22 March each year is International World Water Day. It is a mean of focusing attention on the importance of freshwater and advocating for the sustainable management of freshwater resources. The theme in 2014 is Water and Energy

Date: 22 March 2014
Location: worldwide
Organiser: United Nations
International World Water Day tries to remind people about the significance of fresh water and to promote sustainability for fresh water resources' management. .
The first proposal for the establishment of this day was made in 1992 during the United Nations Conference on Environment and Development (UNCED). World Water Day was officially assigned to 22 March in 1993 by the United Nations General Assembly.
The event includes official and milestone events as well as many other events organized by various stakeholders around the world.
Every year, this day emphasises on a different aspect of freshwater.
For 2014 this will be Water and Energy.
Global celebration in Tokyo
The main celebration of World Water Day is organized by United Nations Univertsity (UNU) and United Nations Industrial Development Organization (UNIDO) on behalf of UN-Water on 20-21 March 2014 and will take place at the UNU Headquarters in Tokyo, Japan.
On this occasion, the World Water Development Report 2014 on Water and Energy will be launched, and the UN-Water 'Water for Life' Best Practices Award will be given.
Celebration in the Netherlands
The national celebration of World Water Day 2014 in The Netherlands takes place on 20 March 2014 at WTC Leeuwarden. Central theme of the event is the affordability of public goods.Why does energy outperform water?
Affordability and bankability of global public goods, such as energy and water, are a prerequisite for sustainable growth. The energy sector successfully attracts financing from institutional, concessional and 'green' private investors. Meanwhile, water services are not yet perceived as affordable or financial viable to many, including the poorest.
On World Water Day the Dutch water sector and the energy sector join forces to increase the affordability and financial viability of water and sanitation services.

More information
The Netherlands: www.wereld-water-dag.nl
On 4 September 2013 UN Water held a seminar at the World Water Week in Stockholm that focused on the issue of 'water and energy'. The seminar set the agenda for this year's dialogue, identifying the stakeholders who could be actively involved in further developing the water-energy linkages in the context of the WWD 2014.

***************************************

Secretaria de Meio Ambiente participa da Semana da Água 2014 - Sinop (MT)

Secretaria de Meio Ambiente


A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e parceiros estarão desenvolvendo atividades educativas na Semana da Água do dia 17 a 22/03.

“Na oportunidade estamos realizando um levantamento sobre empresas / obras que reutilizam ou façam o reaproveitamento da água”, apontou Cristina Ferri, Secretária de Meio Ambiente.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente, solicita o apoio das empresas e da sociedade em geral no sentido de indicar ou encaminhar informações a respeito.

 Segundo Ferri, é uma maneira de incentivar os cidadãos e empresários que desenvolvem alternativas limpas e sustentáveis com relação ao meio ambiente e conscientizar sobre o uso racional da água. Durante a Semana do Dia da Água será realizada uma programação no município sobre o tema, em uma ação da Secretaria de Meio Ambiente e SAAES.

 Pedimos a quem possa interessar participar de nossas ações durante o ano entrem em contato com a nossa equipe de Educação Ambiental.

http://www.sinop.mt.gov.br/Noticias/3882
********************

































COMITÊ PARDOSede: Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC
Av. Independência, 2293, Bloco 27, Sala 2700, Santa Cruz do Sul – RS – CEP 96815-900


**************************************
Confederação Nacional do Transporte


Campos dos Goytacazes (RJ) abre inscrições para 2º Festival de Natação


Evento faz parte das comemorações ao Dia Mundial da Água.

A unidade do Sest Senat de Campos dos Goytacazes (RJ) vai comemorar o Dia Mundial da Água com a realização do Festival de Natação no dia 22 de março em sua sede. O evento envolve clubes e escolas de esportes da cidade e espera contar com 300 participantes e 300 espectadores.

O Festival, em sua segunda edição, destaca a importância da preservação da água no planeta. A importância desse recurso natural está em que 70% do nosso organismo é formado por água, além de ele ser responsável por conservar a saúde, prevenir doenças e retardar o envelhecimento.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, são dez os motivos para se beber mais água: ajuda a emagrecer, alivia dores, deixa a pele mais jovem, melhora a produtividade, melhora o exercício, regula o intestino, ocasiona menos cãibras, evita gripes e resfriados, alivia a fadiga e reduz o risco de câncer.

Dessa forma, as comemorações ao Dia Mundial da Água têm como intuito sensibilizar a para o consumo consciente da água e conscientizar sobre a preservação dos mananciais hídricos.

As inscrições para 2º Festival de Natação estão abertas no Setor de Promoção de Esporte Lazer e Cultura – Promoção Social – da unidade.

Para mais informações, os interessados devem procurar os professores Eduardo Carvalho ou Gedeon Percílio: (22) 2726-8950 ramal 209.

Serviço:
Festival de Natação – Dia Mundial da Água
Data: 22 de março, a partir das 14h
Local: Av. Nilo Peçanha614/822 – P. Santo Amaro ao lado do Shopping
Entrada franca.
Sobre o Sest Senat
Ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), desde sua criação em setembro de 1993, o Sest Senat atua na preparação de mão de obra para o setor transportador e na melhoria da qualidade de vida de trabalhadores no transporte. As instituições são presididas pelo senador Clésio Andrade. Atualmente, existem unidades espalhadas pelas cinco regiões do país.

**************************************
Painel


III Simpósio em Produção Animal e 

Recursos Hídricos - SPARH


Encontrar sinergia entre o desenvolvimento econômico e social e a manutenção da qualidade ambiental é visto como um grande desafio a ser cumprido. O III Simpósio em Produção Animal e Recursos Hídricos se propõe a contribuir com esse desafio, tratando das principais questões produtivas, ambientais, sociais e econômicas relacionadas às produções animais e os recursos hídricos.
WhatSimpósio
When20/03/2014 08:30 to
21/03/2014 15:45
WhereSão Carlos, SP
Contact NameDanilo
Contact Email
Contact Phone(16) 3411-5626
Add event to calendar vCal
 iCal
Público-alvo: pesquisadores; profissionais agropecuários e ambientais; profissionais que atuam em órgãos de extensão rural e agências ambientais municipais, estaduais e federais; técnicos governamentais; estudantes de graduação e pós-graduação.
  

 Investimento: R$130,00 - profissionais.
                   R$80,00 - estudantes.
Temas: 
- Experiências internacionais em manejo hídrico
- Pegada Hídrica
- Tecnologias de tratamento de resíduos e efluente
- Custo da água
Inscrições em breve 








**************************************

CARATINGA - MG


Prefeitura e parceiros preparam comemorações do Dia Mundial da Água

Reunião do Departamento de Educação Ambiental com instituições parceiras é pautada pela discussão e planejamento de ações para 2014

CARATINGA - A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Transportes e Meio Ambiente, convidou 22 instituições parceiras para a reunião de discussão e planejamento para o ano de 2014. A reunião foi realizada na sede da Secretaria Meio Ambiente na tarde de sexta-feira (17). Outro assunto abordado foi sobre a comemoração do dia 22 de março, Dia Mundial da Água.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Maria das Graças Santos, Mariinha, responsável pela organização da reunião e pela mediação das discussões, explica que o objetivo do encontro foi prestar contas e agradecer a todas as instituições que deram apoio nos trabalhos realizados pela Secretaria de Meio Ambiente no ano de 2013. “É sempre bom voltarmos a ter contato com todos os nossos parceiros. O convite que fizemos para esta reunião é para primeiramente agradecê-los por sua participação durante o ano passado em eventos que promovemos no município. Sem estas parcerias a Secretaria de Meio Ambiente não conseguiria realizar todos os trabalhos da forma tão proveitosa, como aconteceu”.
Mariinha diz que o segundo motivo da reunião é o planejamento de 2014 e da comemoração do Dia Mundial da Água, o primeiro evento do ano. “Gostaríamos de solicitar a interação de todos os grupos nos projetos do Meio Ambiente em 2014, iniciando com o Dia Mundial da Água”, diz. “Contamos com os nossos parceiros na elaboração, desenvolvimento e execução de novos projetos para obter os resultados que almejamos com o apoio destes importantes parceiros”.

A reunião
Os participantes da reunião assistiram a uma apresentação das ações realizadas em 2013 pela Secretaria de Meio Ambiente. A seguir foram apresentados e discutidos os principais assuntos relacionados aos temas ligados ao Meio Ambiente, Água e Energia do município de Caratinga. Todos os participantes aproveitaram a oportunidade para falar de suas experiências e também apresentar propostas, ideias e sugestões para programação do ano e para a comemoração do Dia Mundial da Água.

Água e Energia é o tema do Dia Mundial da Água de 2014
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que o tema do Dia Mundial da Água de 2014 é: Água e Energia. A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.
Justificativas: Dados da Agência Internacional de Energia apontam um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo e até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% do recurso utilizado na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.
A ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água.
O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012, da Agência Nacional de Águas (ANA), cita que o País possui cerca de 1.000 empreendimentos hidrelétricos, sendo que mais de 400 deles são pequenas centrais hidrelétricas (PCH).
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cita que até 2011, aproximadamente 70% dos 117 mil megawatts (MW) da capacidade instalada da matriz energética brasileira eram gerados por PCH, usinas hidrelétricas e centrais de geração hidrelétrica.

Parceiros ambientais
Pelo menos 21 sugestões de ações ficaram registradas durante o encontro. Foram propostos concursos entre estudantes, palestras em escolas e criação de projetos nas áreas da Educação Ambiental e preservação do patrimônio e recursos naturais, dentre outros. As ideias partiram dos representantes das seguintes instituições: Polícia Militar do Meio Ambiente (PMA); Tiro de Guerra de Caratinga (TG-04-003); Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional do Aprendizado do Transporte (Sest-Senat); Cooperativa de Crédito (Sicoob Credileste); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG Caratinga); Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG); Secretaria Municipal de Educação; Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL Caratinga); Departamento de Vigilância Sanitária; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caratinga; Centro Universitário de Caratinga (UNEC); Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA-MG); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga (CBH) ; Instituto Estadual de Florestas (IEF); Departamento Municipal De Eventos.
As respostas dos assuntos discutidos serão abordadas na próxima reunião datada para o dia 03/02.

**************************************


II Seminário Internacional da ASEC 

em comemoração ao

DIA MUNDIAL DA ÁGUA



UN Water World Water Day & Water 

Energy 2014




DIA MUNDIAL DA ÁGUA – DIAS 25, 26 e 27 de MARÇO de 2014 


SEMINÁRIO INTERNACIONAL da ASEC

MÓDULOS: ÁGUA, ENERGIA, CLIMA, GOVERNANÇA DA ÁGUA, REGULAÇÃO E CONTROLE DE PERDAS


Local: CETESB – Auditório Augusto Ruschi 

ENTIDADES PROMOTORAS: ASEC, CETESB, ABES - SP

APOIO: AIDIS, AESABESP

EM BREVE DETALHES DA PROGRAMAÇÃO


PALESTRANTES CONVIDADOS

DIA 25DIA 26DIA 27
Jairo Tardelli - SABESPProf. Dr. Augusto José Pereira Filho - IAG / USPEng. Dante Ragazzi - SABESP
Alberto Dalla Costa Neto - SAEMA/CONDEMA ARARASPatrícia da Silva Trentin - CETESB
Devanir Garcia dos Santos - ANA / BrasíliaIng. Carlos Berroeta - ÁGUA ANDINAS / CHILLE
Prof. Pedro Mancuso e Roseana Garcia Lopes - FSP / USP
Lançamento do Centro de Referência de Segurança da água
Eng. Plínio TomazAdv. Fernando Momiy - PERÚ
Dra. Sidineia Aparecida Amadio - INPA / MANAUS
Quim. Robson L. Franklin - CETESB
Dr. José Eduardo Bevilaqua - CETESB


**************************************


Evento Água e Sustentabilidade - EVA Valinhos - 22 a 23 de Março 2014


**************************************

EVENTO "SÃO PAULO E SUAS ÁGUAS: PASSADO E PRESENTE"- DIA 20 MAR 2014

São Paulo e suas águas: passado e presente

07/03/2014
Agência FAPESP – O Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp) realiza, no dia 20 de março às 10h, o evento“São Paulo e suas águas: passado e presente”.
Debates e seminários estão programados para o evento que ocorre no mês de encerramento da exposição “O Tempo e as Águas: formas de representar os rios de São Paulo”.
O documentário “Entre Rios”, do cineasta Caio Ferraz, servirá de apoio para as discussões sobre a situação dos rios da capital paulista. Alexandre Delijaicov, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), também participa do debate, ao lado de Ferraz. A mediação será feita pelo professor Janes Jorge, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu.
Há duas mesas de discussões no período da tarde. A primeira, intitulada “As águas e a cidade”, terá a participação dos professores Fábio Alexandre dos Santos, da Unifesp, e Cristina Campos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A mediação estará a cargo de Janaína Yamamoto, diretora do Núcleo de Acervo Cartográfico do Apesp.
Com o tema “História e memória das águas”, a segunda mesa será mediada por Fernando Atique, professor da Unifesp, e terá palestras dos professores Silvia Helena Zanirato, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), e Paulo Henrique Martinez, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O encontro ocorrerá no auditório do Apesp, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 596, em São Paulo. Não é necessário fazer inscrição.
Dúvidas pelo e-mail editoria@arquivoestado.sp.gov.br.

Exposição “O tempo e as águas” destaca rios de SP

SERVIÇO
Exposição "O tempo e as águas: formas de representar os rios de São Paulo"
Arquivo Público do Estado de São Paulo (Rua Voluntários da Pátria, 596, ao lado da estação Tietê do Metrô)
De segunda-feira a sábado, das 9h às 17h
Visitas escolares podem ser agendadas pelo e-mail acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br
Telefone: (11) 2089-8149

**************************************



PINTANDO A MÚSICA

Em celebração ao Dia Mundial da Água, serão feitas atividades em 

torno da temática, tendo como inspiração a música Terra, Planeta 

Água, de Guilherme Arantes.

**************************************

Clique e veja a página com todos os eventos