Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2014

Crianças, Histórias, “O Reino da Água”, Possibilidades – Clarice Villac

9encontraconto_sta_barbara_do_oeste_amauri_oliveira_14.03.2014

Crianças, Histórias, “O Reino da Água”, Possibilidades

                                                                                                                                Clarice Villac
                                                                                                                   22 de março de 2014 – Dia Mundial da Água.
                                 

Na segunda semana de março deste ano, participamos das atividades do 9º Encontra Conto, Encontro Regional de Contadores de Histórias, em Santa Bárbara do Oeste, SP.

Semana animada, festiva, cheia de surpresas e expressividade.

Nestas fotos, vemos o contador, ator e professor Amauri de Oliveira, um dos organizadores do evento, encantando as crianças pequenas alunas de escolas municipais, ao contar as aventuras do pequeno Peixe Guaru, antigo morador dos riozinhos da região, para salvar todos os peixes das redes de barcos pesqueiros. As crianças acompanharam com atenção a história, vibrando com seu final feliz.  Depois, Amauri disse que elas descobririam no final da sessão de contação o porquê de ter aberto o evento com as aventuras de Guaru. E vários contadores se sucederam naquela manhã, cada um com seu estilo, alguns com fantoches, outros com objetos especiais, bonecos, figuras de papel, atuações; a criatividade se multiplicou e os rostinhos das crianças mostraram atenção, torcida, apreensão, alegria, espelhando os temas que passavam.

Ao final, depois de muitas palmas e sorrisos, cada criança ganhou um kit, O Reino da Água. De autoria de Mouzar Benedito e ilustrações de Ohi, compõe-se de um livro, caderno de atividades, jogo de memória, jogo de tabuleiro. Com narrativa cativante, fluida, acompanhamos os personagens conversando com seu avô, sonhando, observando, brincando, se posicionando; ao mesmo tempo em que aprendemos sobre o idioma tupi, e vão brotando as questões sobre a situação das águas no Brasil e no mundo, a importância dos recursos hídricos para a vida de todos nós. As ilustrações de Ohi, tão expressivas, leves e divertidas, nos levam para dentro do livro, dos jogos, dos temas tratados…

E a sensação é muito boa.

É possível tocar a sensibilidade de nossas crianças, estimular seu senso de observação, mostrar a elas possibilidades de garantirmos a sobrevivência harmoniosa no planeta, com água, natureza preservada, se todos nos esforçarmos já para conseguir isso.

Pois, se a situação atual é grave, é alentador sentir que os pequenos e jovens estão atentos e que, com a ajuda deles, e atitudes objetivas agora, poderemos sim ter um mundo em que seja possível vivermos bem e saudáveis; pessoas, bichos, plantas.

14.03.2014
As crianças, professores e contadores de histórias com seus kits O Reino da Água ,
em Santa Bárbara do Oeste, 14.03.2014.

o_reino_da_agua_Foto-Kit

O Reino da Água


_____________

Mais informações:

http://envolverde.com.br/agenda/kit-gratuito-com-livro-e-jogos-sobre-o-reino-da-agua-leva-cultura-e-responsabilidade-ambiental-as-escolas-publicas-do-brasil/

http://www.ceparcultural.com.br/captacao/reino-da-agua/

http://encontraconto.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/pages/Encontra-Conto/674237119301376

https://www.facebook.com/confrariadoconto


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br