Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de março de 2014

Ações conjuntas para enfrentarmos a escassez de água


Desde o início do Verão já era sabido que a estação das chuvas seria mais seca em relação aos anos anteriores, quando as frentes frias capazes de quebrar o bloqueio da massa quente posicionada no Sudeste do país tardavam mas chegavam com força. 

Mesmo com as previsões de estiagem atípica, esperava-se, entre dezembro e março deste ano, precipitação suficiente, se não para recompor os reservatórios, para evitar ao racionamento de água. 

Neste momento a situação se apresenta bem mais complicada do que as teses mais pessimistas anunciadas antes da temporada de chuva, com a possibilidade de termos também um 2015 seco.

Por isso, devemos ser realistas ao extremo sobre um eventual racionamento nos próximos meses caso não chova em volume suficiente, para que toda a população compreenda o que está acontecendo, o que pode acontecer e colabore.

Diante desse quadro, o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba (Semae) desencadeou recentemente uma campanha pública objetivando o consumo consciente de água, pedindo que a população evite lavar calçada e carro com esguicho, desligue a torneira enquanto escova os dentes, e o chuveiro enquanto se ensaboa, acumule roupas antes de ligar a máquina de lavar, não desperdice água enquanto lava louça, enfim.

São pequenos gestos que não comprometem o dia a dia das famílias e ajudam muito a evitar ou suavizar o racionamento. 

É evidente que somente ações na ponta do consumo não resolvem o problema. O Semae também precisa fazer sua parte, como vem fazendo.

O sistema de abastecimento de Piracicaba não é pequeno. Conta com 1.450 quilômetros de rede, o que daria para ir a Brasília e voltar até o meio do caminho. 

Por se tratar de um sistema relativamente antigo, com vários problemas acumulados ao longo de sua história, acumula uma perda de água de 45%, desde a captação até ao bico da torneira. 

Para encontrar uma solução compatível com a realidade orçamentária do município, temos realizado vários estudos sofisticados para se chega a um denominador comum. 

O estudo mais recente é o Plano Diretor de Perdas Físicas (PDPF), que exigirá investimentos da ordem de R$ 30 milhões nos próximos 20 anos para que Piracicaba possa atingir o padrão internacional de desperdício tolerável, estimado entre 20 e 25%. 

O núcleo do PDPF será executado nos próximos dois anos (conclusão prevista para até 2016), com investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões, o que resultará em uma redução imediata estimada de no mínimo 9% do desperdício atual, com redução gradual até o objetivo estabelecido. 

Este núcleo consiste na setorização da rede com a instalação de registros e válvulas e a criação de um Centro de Controle Operacional (CCO), que permitirá o acompanhamento remoto do desempenho de cada setor a partir da telemetria. 

Serão instalados sensores nas válvulas capazes de informar a pressão na rede, permitindo saber se há vazamentos, onde e em qual dimensão. Assim, a equipe de reparo poderá ser acionada rapidamente com endereço preciso e a manutenção de um setor não comprometerá outro setor da cidade. 

Ou seja, um bairro não ficará sem água por causa de um problema ocorrido no bairro próximo. A colocação de válvulas para equilibrar a pressão no sistema (que deve ser entre 10 a 40 MCA) - já que pressão acima disso é um dos fatores que elevam o risco de vazamento -, por sinal, já começou. 

Nos últimos dois anos foram instaladas 10 delas e precisarão mais 40, além das 37 que já existiam, compondo um total de 87 válvulas. 

Os estudos do Semae indicam que com essas válvulas o monitoramento se torna uma realidade e até a parte mais velha da rede, localizada principalmente nas regiões centrais, densamente urbanizadas, onde hoje acontece o maior número de vazamentos, terá vida útil prolongada e com perdas controladas e reduzidas. 

Vale observar que o fato de haver desperdício na rede não deve desacreditar a campanha de conscientização sobre consumo responsável. 

Uma coisa não pode se sobrepor a outra. O Semae tem trabalhado muito para tentar encontrar o melhor caminho para a melhoria do sistema. Os estudos demoram tempo. 

Com o Plano Diretor de Perdas Físicas estamos bem mais capacitados para agir. Paralelamente, temos que destacar a campanha junto à população, estimulando o consumo consciente, que é fundamental para enfrentarmos este momento crítico. 

Vlamir Schiavuzzo é presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto)
Texto: Vlamir Schiavuzzo no Jornal de Piracicaba 12/03/2014

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br