Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2014

DO EQUADOR PARA O RESTANTE DO PAÍS OS RIOS VOADORES GARANTEM AS CHUVAS DE VERÃO NO SUL



Os Rios Voadores são massas de ar que carregam vapor de água da Amazônia para outras regiões do Brasil, especificamente o Centro-Oeste, Sudeste e Sul


23/03/2014 
Nuvens de chuva levam o maior rio do país para várias regiões do Brasil

Maior rio leva grande volume de água para a região mais habitada do país.
No Dia Mundial da Água, saiba como funcionam rios voadores do Brasil.

O maior rio de todos é tão grande que arrasta para a região mais habitada do Brasil, um volume de água maior até que o rio Amazonas. 

Entre 2008 e 2012, o piloto Gerard Moss, junto com pesquisadores, sobrevoou diversas regiões do país, principalmente a amazônica. A missão era recolher amostras de vapor de água das nuvens e traçar os caminhos dos que os cientistas chamam de rios voadores.

“A gente coleta um gota de água, dois ou três milímetros, e a gente pergunta: essa gotinha vem de onde? Aqui estamos em Brasília, por exemplo, essa gotinha tem traçado, um DNA”, explica Gerard Moss.

O rio voador nasce no Oceano Atlântico, próximo a Linha do Equador. Com a evaporação das águas, as nuvens se formam. Os ventos sopram a corrente de ar carregada de umidade para a região amazônica, onde provoca chuva. A água cai no chão da floresta e evapora rapidamente, formando mais nuvens que seguem para o oeste até serem barradas pela Cordilheira dos Andes. As nuvens acompanham o contorno das montanhas, fazem uma curva, e seguem em direção ao centro-oeste, sudeste e sul do país.

Esse rio voador é responsável pelas chuvas que caem nessas regiões entre os meses de dezembro e março, mas este ano, a circulação desses ventos foi diferente. A chuva durante o verão ficou abaixo do normal no sudeste e no centro-oeste. Enquanto isso, em parte da região norte, o volume de água ficou muito acima da média, provocando a cheia de alguns rios.

A meteorologista do INMET, Márcia Seabra, explica que o que interrompeu a corrente do rio voador este ano foi um sistema de alta pressão atmosférica. “Normalmente esses ventos ficam apontados para essa região aqui durante o verão. Só que nesse período a gente estava com essa circulação aqui muito forte, que a gente chama de alta subtropical do Atlântico Sul. É uma massa de ar quente e seco, ela deveria estar posicionada um pouco mais para o oceano, mas nesse verão ficou próxima do continente e acabou impedindo que esse jato ficasse mais posicionado para essa região. A gente teve pouca chuva. As temperaturas ficaram muito elevadas".

Antônio Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e um dos idealizadores do projeto, explica que os rios voadores também são responsáveis pela abundância de água no pantanal mato-grossense e também dos estados do sul e sudeste. Se o rio voador não existisse, provavelmente essas áreas seriam desertas. “A floresta amazônica chega a ter de 400 a 600 bilhões de árvores cada um transpirando. Ela transfere durante um dia 20 bilhões de toneladas de água para se ter uma noção do que é isso rio Amazonas, que é o maior rio da Terra, ele coloca 17 bilhões de toneladas em um dia, de fluxo”.

Eles reforçam a importância das florestas para a existência desses rios voadores e consequentes chuvas. O desmatamento afeta a agricultura, a produção de energia na região mais habitada do país. "É um dia importante para se lembrar que temos que ter o uso racional da água, claramente, mas também temos que preservar nossas florestas, porque uma parte dessa água que beneficia a gente vem da floresta em pé”.

http://www.jornalfloripa.com.br/geral/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=11623

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br