Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2014

GOVERNADORES DE SP E DO RJ CONTINUAM A TROCAR FARPAS NA BRIGA PELAS ÁGUAS DO PARAÍBA DO SUL

Geraldo Alckmin rebateu as críticas do governador do Rio, Sérgio Cabral (Foto: Gilberto Marques)

Geraldo Alckmin rebateu as críticas do governador do Rio, Sérgio Cabral (Foto: Gilberto Marques)

Por água, Alckmin agora ataca Cabral

O tucano acusou o governo fluminense de retirar e não devolver água do Rio Paraíba do Sul e de usar a maior parte dos recursos hídricos para produzir energia elétrica

por Agência Estado

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), rebateu nesta segunda-feira, 24, as críticas do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), ao projeto de transposição de água da Represa Jaguari, no Vale do Paraíba, para o Sistema Cantareira. O tucano acusou o governo fluminense de retirar e não devolver água do Rio Paraíba do Sul e de usar a maior parte dos recursos hídricos para produzir energia elétrica e não para o abastecimento da população.

"O que nós queremos não é transposição. Quem faz transposição é o Rio de Janeiro", disse Alckmin. "O (Rio) Paraíba fica com menos da metade do tamanho depois de Barra do Piraí (cidade onde é feita a transposição para o Rio Guandu, que abastece a Região Metropolitana do Rio). Perde 119 metros cúbicos por segundo dia e noite, todos os anos. Essa água nunca volta para o Paraíba. E grande parte é para gerar energia para a Light", completou o tucano.

As declarações do governador paulista foram uma resposta a Cabral. Na semana passada, o governador do Rio afirmou nas redes sociais que "jamais permitirá que se retire água que abastece o povo fluminense" e ameaçou acionar a Justiça para barrar o projeto de Alckmin. A disputa ocorre porque o tucano quer transpor para um dos reservatórios do Sistema Cantareira água da Represa Jaguari, que é um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de água de 11 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.

Ao afirmar que a maior parte da água do Rio Paraíba é usada para geração de energia no Rio, e não para abastecimento, Alckmin lança mais um argumento em defesa do seu projeto. Isso porque a Lei 9.433, de 1997, que criou a Política Nacional de Recursos Hídricos, diz que "em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano".

O projeto será avaliado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Mas, como se trata da transposição entre duas represas paulistas, a decisão final é do governo de São Paulo.

Audiências públicas
A proposta foi apresentada por Alckmin na semana passada, em meio à pior seca do Cantareira. Ontem, o volume de água do manancial que abastece 14,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo e na região de Campinas voltou a cair, registrando 14,5% da capacidade. O projeto prevê a transposição por uma tubulação de 15 km de extensão. Estimada em R$ 480 milhões, a obra só deve ser concluída no segundo semestre de 2015.

O governador reuniu ontem pela segunda vez em menos de uma semana com prefeitos da região do Vale do Paraíba, onde cerca de 1,9 milhão de pessoas recebe água do Rio Paraíba do Sul, para explicar a proposta. E voltou a negar que seu projeto seja uma transposição. "Mostramos para os prefeitos que não há transposição, o que há é interligação de dois grandes reservatórios", repetiu.

Diretores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o próprio Plano Diretor de Recursos Hídricos que propôs o projeto para aumentar a capacidade do Cantareira afirmam, porém, que se trata de transposição de água entre duas bacias. Os prefeitos da região cobraram de Alckmin que sejam feitas audiências públicas para detalhar o projeto para a população.

http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/30831-por-agua-alckmin-agora-ataca-cabral

LEIA TAMBÉM:

O fundo do poço dos tucanos
A cobertura da imprensa tem revelado informações espantosas sobre o descaso dos governos tucanos com os recursos hídricos do Estado; com o ...

O futuro das águas
... discussão político-eleitoral. A cegueira social com o futuro dos recursos hídricos já penaliza o bastante o bolso e a qualidade de vida das pessoas.

Pinheiros e Tietê poderiam ser fonte de água para São Paulo, dizem especialistas
À medida que se distancia da Grande São Paulo, o rio Tietê se torna mais limpo, em parte pela água que recebe dos afluentes, e é utilizada para ...

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Também concordo com Cabral, não tem nada a ver tirar água do povo fluminense!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br