Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2014

DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS - DIA 21 DE MARÇ0



No dia de hoje, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional das Florestas. Oficialmente, a primeira celebração foi no ano de 1972, quando a FAO (Organização para Agricultura e Alimentação – ligada à ONU) aprovou um projeto objetivando sensibilizar as populações sobre a importância de manter as florestas em seus estados naturais, além do incentivo para o aumento das áreas verdes, essenciais à vida humana e do próprio planeta. Mas a data não foi escolhida de forma aleatória. 

O vigésimo primeiro dia de março foi eleito em virtude da chegada da Primavera no Hemisfério Norte, época inicial de florescimento e reprodução das espécies vegetais. Já no Hemisfério Sul, em razão das opostas condições climáticas, a chegada da Primavera se dá no mês de setembro. Desta forma, é neste mês que se comemora o Dia da Árvore – 21 de setembro. Assim, correlacionamos duas importantes datas: Dia Internacional das Florestas e Dia da Árvore.

Mas a preocupação com o ambiente florestal já era conhecida desde o século XIX, mais precisamente no ano de 1872. Foi nesta época que o político americano, jornalista e agricultor Julius Sterling Morton (abril, 1832 – abril, 1902), apreensivo com a escassez de algumas espécies vegetais arbóreas e ciente das vitais importâncias que as árvores possuem, mobilizou a população do estado norte-americano de Nebraska a dedicar um dia ao ano ao plantio de árvores. Assim, nasceu o Dia da Árvore, que em sua primeira edição, conseguiu plantar 1 milhão de mudas! O evento se tornou um sucesso e rapidamente se espalhou para outras regiões dos Estados Unidos. Não demorou muito para que os ideais de recuperação ambiental florestal atingissem outros países, inclusive o Brasil.

Em nosso país, as ações ambientais são de extrema importância, já que possuímos a segunda maior extensão de florestas do planeta, atrás apenas da Rússia, e abrigamos grande parte da maior floresta tropical do mundo - a Amazônia - além de sua biodiversidade singular. Mas quais são as funções que as florestas desempenham? Elas são realmente importantes? A resposta é SIM! São de extrema importância não só por abrigar inúmeras espécies de fauna e flora, mas também por manter estável a vida em todo o planeta, incluindo, a dos Seres Humanos.

Quando falamos das “funções desempenhadas pelas florestas”, devemos ter em mente que são suas raízes que auxiliam na fixação do solo, impedindo o processo de erosão. São as suas folhas, que quando caem das árvores, depositam-se sobre o solo, criando uma camada. Esta faz com que a água das chuvas se infiltre lentamente, recarregando o lençol freático, que irá abastecer os rios e lagos, além de minimizarem os efeitos das enchentes. As florestas atuam também na regulação do clima, pois são elas que, através da Fotossíntese, capturam o gás carbônico decorrente de diversas atividades antrópicas e devolvem ao meio ambiente Oxigênio. É também nesse ambiente que estão abrigadas diversas populações indígenas e Reservas Extrativistas, possuindo assim, uma grande função social. Também é graças a elas que temos as

Unidades de Conservação, seja de Proteção Integral ou de Uso Sustentável, mas que independente do seu grupo, conservam a biodiversidade, além de possuírem um importante papel paisagístico.

Mas mesmo desempenhando inúmeras funções importantíssimas, o ecossistema florestal brasileiro vem sofrendo grandes perdas em sua área, seja pela ocupação imobiliária desordenada, pela exploração ilegal de madeira, pelo elevado nível de queimadas ou desmatamento. Todos esses fatores reduzem drasticamente a cobertura florestal, reduzindo assim, as excelentes funções citadas anteriormente.

Para que a atual situação de degradação seja contornada, é preciso a atuação do Poder Público de forma enérgica, tornando pouco rentável o desmatamento da floresta e aumentando seu poder fiscalizador. Também é preciso que a sociedade perceba a importância que a floresta possui quando está “de pé”. Mas para isso, também são necessárias fortes políticas de Educação Ambiental, fazendo com que a população se conscientize e passe a enxergar a floresta como uma extensão de seus lares. Somente assim, poderemos garantir que nós e nossos descendentes desfrutaremos dos benefícios que somente as florestas possuem.
Guilherme Rodrigues – Engenheiro Florestal



             Fonte:   aldeiatem.com

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br