Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2014

CASIMIRO DE ABREU (RJ) COMEMORA O DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS E O DIA MUNDIAL DA ÁGUA




Em Casimiro de Abreu, Prefeitura 


realizará atividades em todos os distritos, 


que acontecerão das 9h às 16h


*Yasmim Rosa

Dia Internacional das Florestas (21/3) e o Dia Mundial da Água (22/3) estão chegando e a Prefeitura de Casimiro de Abreu promoverá uma série de atividades para lembrar a importância desses elementos da natureza. A comemoração começa amanhã, 18 de março, e termina no dia 21 deste mês. O evento vai contemplar todos os distritos e acontece sempre das 9h às 16h.
O objetivo da comemoração é fortalecer a ideia do consumo consciente da água e da importância da preservação do meio ambiente, o que impacta diretamente na qualidade e quantidade dos recursos hídricos disponíveis e, consequentemente, na vida das pessoas.




Serão realizadas palestras sobre o tema com a colaboraçãodos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Associação Mico-Leão-Dourado e do Consórcio Lagos São João. O público ainda terá a oportunidade de conhecer o laboratório móvel da Funasa e entender como é feita a análise e o tratamento da água antes de chegar ao consumidor.







Programação

18/3 – terça-feira: as atividades acontecem no CRAS de Professor Souza.
19/3 – quarta-feira: o evento será na Biblioteca Municipal de Rio Dourado.
20/3 – quinta-feira: a Biblioteca Municipal, localizada na Beira-Rio, em Barra de São João, será o local das atividades.
21/3 – sexta-feira: o encerramento das comemorações acontecerá na Casa de Cultura, na sede do município.


Agenda 21

Casimiro de Abreu é privilegiado em termos de recursos naturais. É cercado por matas, serras e banhado pelo Oceano Atlântico.Cerca de 50% de seu território é coberto pela Mata Atlântica, que ajuda a proteger os recursos hídricos abundantes no município. Casimiro de Abreu está inserido em duas importantes bacias hidrográficas (Macaé e São João). É na serra casimirense que estão algumas das principais nascentes que contribuem para essas bacias responsáveis pelo abastecimento das cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, inclusive do próprio município.





A preservação desses recursos está entre as prioridades do Fórum da Agenda 21 Local. “A utilização dos Recursos Naturais de forma sustentável” e a “Gestão consciente dos Recursos Hídricos” são propostas que não saem da pauta de ações permanentes do grupo.
Nesta semana de comemorações, os representantes do Fórum de Casimiro de Abreu participarão das atividades e estão apoiando a iniciativa da Prefeitura.











Histórico

O Dia Mundial da Água foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU)na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Unced) e é celebrado desde 22 de março de 1993. A data tem como proposta chamar a atenção para a importância da água fresca e o manejo correto de suas fontes. Todo ano um aspecto da água recebe destaque. Em 2014, o tema é “água e energia”.

O Dia Internacional das Florestas foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com a intenção de celebrar e conscientizar sobre a importância de todos os tipos de floresta. Em 21 de março, os países são convidados, local, nacional e internacionalmente, a promoverem atividades envolvendo florestas e árvores, como campanhas de plantio de árvores.


*Jornalista da iniciativa Agenda 21 Comperj


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br