Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de março de 2014

SOS RIO CUIABÁ - VÁRZEA GRANDE (MT) AINDA LANÇA 90% DOS ESGOTOS SEM TRATAMENTO NO RIO

 Com 140 anos de atraso em saneamento, cidade de MT despeja  mais 90% de esgoto bruto no Rio Cuiabá

 Com 140 anos de atraso em saneamento, cidade de MT despeja mais 90% de esgoto bruto no Rio Cuiabá

“Com 140 anos de abandono a cidade de Várzea Grande é uma das piores do mundo em saneamento básico”, disse o presidente do DAE, Zelandes Santiago dos Santos durante o final de semana, quando estava em um evento em comemoração a dia da água. O presidente do DAE não economizou nas críticas sobre o saneamento e abastecimento de água da cidade falando que a cidade já teve dois governadores de Estado, Jaime Campos e Júlio Campos, senadores e deputados, no entanto nenhum dos dois tiveram condições de realizar um projeto que fosse voltado para o sistema de esgoto e abastecimento de água da cidade.
 
Segundo informações do DAE apenas 14% do esgoto é recolhido, desses nem a metade é tratada, ou seja mais de 90% do esgoto de Várzea Grande é jogado no Rio Cuiabá e seus afluentes sem nenhum tipo de tratamento.
 
“É muito fácil falar hoje que a cidade não tem sistema de abastecimento e tratamento de esgoto, por isso ou por aquilo, mas ninguém fala da bomba que pegamos, com atrasos centenário neste setor. Quantos deputados estaduais Várzea Grande já teve e nenhum foi capaz de fazer isso pela população. Alguns políticos deste cidade tem que parar de tratar o município como se fosse a fazenda deles. Até os bairros de luxo da cidade tem foças como tratamento de esgoto, sem falar do centro da cidade”, declarou Zelandes revoltado com a situação em o município se encontra.
 
Hoje, o DAE está com o projeto pronto para implantar o sistema de saneamento e expandir o tratamento de água, com o recurso Programa de Aceleração do Crescimento, (PAC), para os próximos dias será aberta a licitação para a contratação da empresa que irá executar as obras.
 
Zelandes também fez a denúncia de que empresas que trabalham com o recolhimento de resíduos das foças estão jogando o material em qualquer lugar de forma clandestina, mas infelizmente ainda não conseguiu nenhum flagrante para autuar como crime ambiental e apreender o caminhão.
 
“Até o ano passado a cidade não tinha uma Estação de Tratamento de Esgoto em funcionamento para os caminhões despejarem os resíduos, porém nos iremos colocar me funcionamento duas estações, mas iremos fazer como a ETE de Cuiabá que cobra R$ 70 por caminhão, já que os empresários de limpa foças também cobram onde vão recolher o material”, explicou o presidente.

 http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/com-140-anos-de-atraso-em-saneamento-cidade-de-mt-despeja-mais-90-de-esgoto-bruto-no-rio-cuiaba.html#sthash.rfUxn1Ib.dpuf

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br