Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de março de 2014

FOZ DO IGUAÇU ESTUDA CRIAR NOVO ATRATIVO PARA OS TURISTAS NO MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Marco das Três Fronteira e Espaço das Américas serão concedidos à iniciativa privada

24 de março de 2014 - Destino do Mundo

Intenção é criar um atrativo capaz de manter os visitantes pelo menos por mais meio dia em Foz do Iguaçu. Fundo Iguaçu fará estudos técnicos para embasar o edital de concessão.


O Marco das Três Fronteiras e o Espaço das Américas, depois de um estudo técnico, serão cedidos à iniciativa privada, para que transforme o local num atrativo importante, capaz de fazer com que o turista permaneça em Foz do Iguaçu pelo menos por mais algumas horas.


Na semana que vem, o Fundo Iguaçu vai assumir a responsabilidade pela elaboração de um estudo técnico e, posteriormente, de um edital de concessão para atrair investimentos privados. “O modelo de concessão vai depender dos estudos de viabilidade”, adianta o presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla.


Segundo ele, a ideia é resgatar o Espaço das Américas e o Marco das Três Fronteiras, “dois ícones de Foz do Iguaçu”, e fazer “uma grande transformação que aproveite todo o potencial turístico e, ao mesmo tempo, crie uma sinergia com os iguaçuenses e a população da região das três fronteiras, a exemplo do que aconteceu com o Complexo Turístico Itaipu”.


Um milhão de visitantes



Os estudos e o modelo de concessão serão entregues à Prefeitura de Foz do Iguaçu, diz Piolla, conforme compromisso assumido com o prefeito Reni Pereira e com o secretário municipal de Turismo, Jaime Nascimento.


Para o secretário Jaime Nascimento, com a concessão, a intenção é que seja desenvolvido pela iniciativa privada um grande complexo turístico, tendo como um dos focos a gastronomia.


Tanto ele como Piolla acreditam que, com a restauração dos dois espaços, será possível atrair até um milhão de turistas e de moradores anualmente, contribuindo para que os visitantes permaneçam na cidade por pelo menos mais meio dia.


O prazo para o consultor que será contratado para desenvolver os trabalhos apresentar os estudos é de três meses. Segundo Piolla, o consultor que será contratado é um dos maiores especialistas do Brasil.


Abandono


Hoje, o turista que procura indicações sobre o Marco das Três Fronteiras no TripAdvisor, o maior site de viagens do mundo, logo se decepciona. Embora muitos visitantes classifiquem o local como “interessante” ou que a visita “vale pelo visual”, quase todos lamentam o “abandono”, o “pouco caso” com o local, a “falta de estrutura e de segurança”.


O Espaço das Américas foi construído pelo governo do Estado em área da União e inaugurado pelo governo do Estado em 1997, com a intenção de ser um ambiente político-cultural para fortalecimento do Mercosul. Com 2.240 metros quadrados de área construída. Tornou-se um dos cartões-postais de Foz do Iguaçu e chegou até a receber reuniões de chefes de Estado, mas acabou sendo deixado em uso e está abandonado desde 2011.


Há poucos meses, o Espaço das Américas foi repassado pela União à Prefeitura de Foz do Iguaçu, graças a uma ação da Gestão Integrada do Turismo. Na época, o Fundo Iguaçu se comprometeu a colaborar para dar uma nova destinação ao espaço, integrando-o à área do Marco das Três Fronteiras.


Localização



O Marco e o Espaço das Américas ficam a apenas seis quilômetros de Foz do Iguaçu e ainda despertam o interesse de turistas e moradores, já que aquele ponto marca o encontro de três países – Brasil, Paraguai e Argentina.


Do mirante no Marco das Três Fronteiras pode-se ver o local em que o Rio Iguaçu deságua no Paraná e os obeliscos de pedra que marcam a localização do Paraguai, no outro lado do Rio Paraná, e da Argentina, na outra margem do Rio Iguaçu.


Obeliscos


Pintados nas cores de cada país, os obeliscos foram construídos em 1903. Os autores do obelisco brasileiro foram o militar e sertanista marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira, um dos responsáveis por fixar os limites geográficos das fronteiras entre Brasil e Argentina.


No mesmo local onde está o obelisco encontra-se a pedra fundamental “Memorial Cabeza de Vaca”, em homenagem a Alvar Nuñez Cabeza de Vaca, o primeiro europeu a avistar as Cataratas do Iguaçu, em 1542, quando seguia do Litoral rumo a Assunção, no Paraguai.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br