Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2014

DIA 21 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional das Florestas 
No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional das Florestas

Para sensibilizar a população sobre a importância das florestas na manutenção dos ecossistemas e no desenvolvimento sustentável, a ONU criou o dia internacional das florestas.


As florestas são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Elas são responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta, abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora; elas, em especial as matas ciliares (próximas aos rios), mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, fornecem-nos melhor qualidade de vida, entre muitos outros aspectos.

Pensando na necessidade de sensibilizar a população humana sobre a importância das florestas para a manutenção da vida na Terra e a necessidade de preservá-las, em 1971, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sugeriu a criação do “Dia Mundial da Floresta. A comemoração da data foi estabelecida para o dia 21 de março, em virtude do início da Primavera no Hemisfério Norte, de onde partiu a ideia da criação da data. Assim, no dia 21 de março do ano seguinte foi comemorado, na Europa e em muitas outras regiões do mundo, o primeiro “Dia Mundial da Floresta” ou “Dia Internacional das Florestas”.

Em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma resolução para a criação do “Dia Internacional das Florestas”, que seria celebrado nos dias 21 de março de cada ano. A criação desta nova celebração surgiu no intuito de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os ecossistemas para o desenvolvimento sustentável e a necessidade de preservá-los.

Em março de 2013, a ONU celebrou o primeiro “Dia Internacional das Florestas”, lançando algumas estimativas. De acordo com a Organização, tanto os desmatamentos quanto o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de dióxido de carbono (um dos principais gases que contribuem para o aquecimento global) geradas pelo ser humano. Contudo, nas últimas décadas a taxa de desmatamento caiu em 20%, segundo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em entrevista à Rádio ONU.

Essa queda na taxa de desmatamentos foi considerada animadora, mas ainda temos que reduzir mais. Reforçando essa necessidade, Ban fez um apelo aos governantes e à sociedade civil para que se reduza o desmatamento e a pobreza. Ele sugere a promoção de meios de subsistências alternativos que demandem um menor uso dos recursos florestais, já que cerca de 3 milhões de pessoas usam a madeira como combustível fóssil e aproximadamente 750 milhões vivem em florestas.

Para garantir a integridade das florestas, a ONU quer que o desmatamento ilegal seja erradicado, propondo que os países apoiem a sua campanha “Desmatamento Ilegal Zero”, promovendo o plantio de árvores e o controle dos desmatamentos ilegais.

Por Flávia Figueiredo
Graduada em Biologia

PRESERVEM NOSSAS MATAS CILIARES E INCENTIVEM OUTROS A PRESERVÁ-LAS EM SUA BACIA HIDROGRÁFICA - DELAS DEPENDE A QUALIDADE DAS ÁGUAS DOS RIOS E MANANCIAIS QUE ABASTECEM A POPULAÇÃO LOCAL!

MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM (ES) COMEMORA DIA DA FLORESTA E DIA DA ÁGUA


Em comemoração ao Dia Internacional das Florestas, celebrado dia 21 de março, e ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 do mesmo mês, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará ações ambientais para festejar as datas. Dia 20 (quinta-feira), será montado um estande, às 9h, na praça Domingo José Martins, no Centro de Itapemirim, onde serão distribuídas mudas e, ainda, serão realizados cadastros para os projetos Mata Ciliar e Rua Viva.

O projeto Mata Ciliar consiste numa parceria entre a secretaria de Meio Ambiente e produtores rurais, que possuem nascentes ou cursos hídricos em suas propriedades, e queiram fazer a recuperação com plantio de espécies nativas. “A secretaria disponibiliza as mudas, mourões e arame, além de mão de obra e acompanhamento técnico com profissionais da área ambiental”, afirma o secretário da pasta, Tiago Leal.

Já o Rua Viva é uma parceria da secretaria com a população, voltada para arborização urbana. “O morador solicita e realizamos uma vistoria técnica, onde é analisada qual a espécie mais indicada para o plantio no local pretendido. Em seguida, realizamos o plantio e fazemos a proteção da muda com uma grade devidamente identificada com a logo do projeto. Vale ressaltar que o morador fica responsável pelos cuidados necessários para o bom desenvolvimento da árvore”, explica o secretário.

Dia 21 de março, as ações ocorrerão no conjunto habitacional Namitala Ayub, a partir das 13h, onde será dado início ao Plano de Recuperação de Áreas Degradas (PRAD), visando à recuperação e o reflorestamento das margens da lagoa localizada no bairro. Também será realizada uma palestra com a Associação de Moradores do local, com temas voltados para a importância da água e a preservação dos recursos hídricos.

“Além da consciência, temos que trabalhar a sensibilidade de cada um. Muito mais do que simples ações, o trabalho de educação ambiental consiste em envolver a comunidade e fazer com que as pessoas se lembrem que para um meio ambiente ecologicamente equilibrado é preciso da participação de toda a sociedade”, finaliza Tiago Leal. 
http://www.itapemirim.es.gov.br/pub.aspx?id=4426

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br