Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de março de 2014

RJ ESTUDA LEVAR AS ÁGUAS DOS RIOS POÇOS, QUEIMADOS, CABUÇU E IPIRANGA PARA MELHOR O ABASTECIMENTO

o maior problema enfrentado pelo abastecimento de água no Rio não é necessariamente a oferta, mas sim a poluição das águas

No Rio, problema é poluição dos rios


SÃO PAULO - O relatório da ANA previa um investimento de R$ 826 milhões na Região Metropolitana do Rio de Janeiro até 2015, a fim de garantir o abastecimento de água pelos próximos 20 anos. A Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) afirma ter investido cerca de R$ 3 bilhões em obras de saneamento e abastecimento nos últimos anos.
Especialistas argumentam que o maior problema enfrentado pelo abastecimento de água no Rio não é necessariamente a oferta, mas sim a poluição das águas que chegam por meio do sistema Guandu, principal fonte de água da Região Metropolitana.
Um projeto para tentar combater o problema deve ter início até o fim do ano. A proposta é construir um desvio por meio de dutos para levar as águas dos rios Poços, Queimados, Cabuçu e Ipiranga, atualmente poluídos, até outro ponto da bacia, o que evitaria a contaminação da água utilizada para consumo, aumentaria o aproveitamento e reduziria os custos com tratamento.
A principal fonte de água da região é o Rio Paraíba do Sul, que nasce em São Paulo e corta o Rio e Minas Gerais até desaguar no Oceano Atlântico. Na semana passada, o governo paulista apresentou um projeto para captar cinco metros cúbicos por segundo de água do Paraíba do Sul em casos de escassez no sistema Cantareira.
A Procuradoria de Campos dos Goytacazes do Ministério Público Federal (MPF) informou que pedirá dados aos governos sobre os impactos do plano e encomendará estudo à Universidade Estadual do Norte Fluminense para comparar as vazões do Rio Paraíba do Sul, em diversos trechos de seu itinerário. Em agosto de 2011, o MPF havia se posicionado contra a captação de água do rio em São Paulo.
http://br.noticias.yahoo.com/rio-problema-%C3%A9-polui%C3%A7%C3%A3o-dos-rios-111009206.html

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br