Evento SEMANA DA ÁGUA 2014 - EVA VALINHOS - SP


SEMANA DA ÁGUA 2014





ROTEIRO
20/03 QUINTA –FEIRA
ATIVIDADE: MESA REDONDA
HORÁRIO: 19H30 ÀS 21H45
LOCAL: CENTRO COMUNITÁRIO SÃO CRISTOVÃO
MEDIADOR: ALÉCIO
PALESTRANTES:
o ALEXANDRE TONETTI (EVA)
o ZÉ ROBERTO / CLÁUDIA (ELO AMBIENTAL)
o REPRESENTANTE (COMITÊ PCJ)
TEMAS:
PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO E PRIORIDADES DE INVESTIMENTO (EVA)
o BACIA DO BOM JARDIM (ELO AMBIENTAL)
SISTEMA CANTAREIRA (COMITÊ PCJ)
PERGUNTAS: CONVIDADOS TERÃO O TEMPO DE 15’ PARA PERGUNTAS.
RESPOSTAS: PALESTRANTES TERÃO 25’ MINUTOS PARA RESPOSTAS
_



21/03 SEXTA-FEIRA
ATIVIDADE: PALESTRA “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁBEL”
HORÁRIO: 19H30 ÀS 21H30
LOCAL: CENTRO COMUNITÁRIO SÃO CRISTOVÃO
PALESTRANTE: ALEXANDRE TONETTI
TEMA: DISPOSITIVOS DO ESTATUTO DAS CIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JOGO: ESTATUTO DAS CIDADES
o HÁ TRÊS JOGOS DISPONÍVEIS
o CADA JOGO DEVERÁ TER OITO JOGADORES



22/03 SÁBADO



ATIVIDADE: ESTUDO DO MEIO
HORÁRIO: 8H00 ÀS 11H00
LOCAL: SERRA DOS COCAIS (ALPINAS)
TRANSPORTE: SOLIDÁRIO
PONTO DE ENCONTRO: ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALINHOS
MEDIADOR: PROFESSORA LUZIA
TEMA: PRESERVAÇÃO DA SERRA DOS COCAIS


**************************************


Taubaté recebe "Semana da Água 2014"
Com o tema “Água e Energia”, definido para este ano pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Taubaté realiza a "Semana da Água 2014", que acontece de 18 a 22 de março.

Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população para as questões dos recursos hídricos e estimular o uso racional da água, a Prefeitura elaborou uma série de atividades para o evento, entre elas: Programa de Recuperação de Nascentes, com a inauguração da primeira Nascente Modelo no Parque do Itaim; Realização do Seminário Regional "Água e Energia no Vale do Paraíba", no dia 20 de março, das 8h às 17h, no Auditório da Engenharia Civil da Unitau; Evento aberto na Praça Dom Epaminondas no Dia Mundial da Água, 22 de março, para conscientização da população sobre a importância da água e de seu consumo consciente; Realização de palestras e oficinas em escolas da rede municipal de ensino e visitação dessas escolas à Sala de Situação do DAEE, ao Laboratório Físico, Químico e Biológico da Cetesb e ao CBH-PS.

A escolha do tema para 2014 se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são independentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. 

Segundo a ONU, cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água. http://www.diariotaubate.com.br/display.php?id=33310

**************************************


ANA lança hotsite sobre Dia Mundial da Água

08/03/2014 Sábado, Dia 08 de Março de 2014 as 14




Em função do Dia Mundial da Água, a ser celebrado em 22 de março, a Agência Nacional de Águas (ANA) lança o hotsite Águas de Março 2014: http://aguasdemarco.ana.gov.br/2014/. A oitava edição da página eletrônica contém informações sobre eventos que acontecem no País em função da data, cujo tema de 2014 é “Água e Energia”. No hotsite, qualquer internauta pode divulgar eventos realizados em função do Dia Mundial da Água.

A escolha do tema pela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.


Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa energética em países com escassez de água.


Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2013, da Agência Nacional de Águas (ANA), o País possui cerca de 1.064 empreendimentos hidrelétricos, sendo 407 deles Centrais de Geração Hidrelétricas (CGH), 452 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 205 Usinas Hidrelétricas (UHE).


Em 2012, houve um acréscimo de 3,972MW na capacidade total do sistema de produção de energia elétrica instalada no Brasil, sendo 1.843MW referentes à geração hidroelétrica, incluindo as UHE, PCH e CGH. O grande destaque na matriz energética brasileira fica a cargo da geração hidroelétrica, que representa 70% de toda capacidade instalada.


Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro naquele ano. Então, desde 1993, as celebrações ao redor do globo acontecem em 22 de março a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os desafios relacionados aos recursos hídricos. Neste ano, o tema escolhido foi “Água e Energia”. Em 2003, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Água, também celebrado em 22 de março.


Em anos anteriores, a Organização das Nações Unidas colocou em discussão temas, como “Água e Segurança Alimentar”, “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”, “Saneamento” e “Cooperação pela Água”.

Fonte: Ascom/ANA
**************************************

Seg, 10-03-2014 

Semana da Água será movimentada com atividades em Pedro II





As Organizações Não-Governamentais (ONG’s) de Pedro II estão planejando varias atividades nas comemorações alusivas do Dia Mundial da Água.

As Instituições que compõem o Comitê Local do Programa Água Brasil como Kolping, Fundação Santa Ângela, Mandacarú, CERAC (Centro Regional de Assessoria e Capacitação), dentre outras estarão realizando no dia 21 de Março, uma atividade de recolhimento de lixo às margens do Açude Joanna, manancial de onde é retirada a água para o abastecimento da zona urbana de Pedro II.

Outras atividades que serão abraçadas pelas as Instituições constam de uma expedição no curso do Rio Corrente, onde será feita apartir de suas nascentes no Sitio Revedor nas proximidades da Serra dos Matões até o seu barramento com o Açude Joanna, a jusante da zona urbana.




Situação da água em Pedro II é preocupante


Depois de um risco de colapso no abastecimento da zona urbana de Pedro II, onde o manancial que é retirada a água para o abastecimento humano chegou a quase 30% (trinta por cento) de sua capacidade, outra informação que ainda não foi divulgada por dezenas de pesquisadores assustam as pessoas que tem acesso ao material de pesquisa. Segundo informações repassadas pelos os estudiosos, a água do Açude Joana de Pedro II é um das piores águas do mundo.


**************************************

Stiupb realizará Segundo Seminário de Saneamento Básico em Patos

O encontro será gratuito e destinado a todos os sócios do sindicato









O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIUPB) realizará nos dias 21 e 22 de março, na cidade de Patos, Sertão paraibano, o 2º Seminário de Saneamento Básico. O evento tem como objetivo discutir a situação atual do saneamento básico na Paraíba e apresentar propostas para o setor no Estado. O seminário será gratuito e destinado a todos os sócios do sindicato.
No encontro também será debatido a história recente da Cagepa, seus desafios do presente e do futuro, e quais as perspectivas da empresa para os próximos dois anos. O 2° Seminário de Saneamento Básico ainda buscará sensibilizar gestores e trabalhadores do setor de saneamento, bem como a sociedade civil, para compreender as Parcerias Públicas Privadas (PPPs) como uma nova forma de privatizar o setor.
Para se inscrever basta enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrônico: stiupb@gmail.com ou pelo telefone: (83) 3341-1140 nos seguintes horários: das 08h às 11h e das 14h às 17h horas até o próximo dia 19 de março.

**************************************

Instituto Nacional do Semiárido comemora Dia Mundial da Água

Programação

Insa/MCTI irá promover eventos com relatos de pesquisas e experiências na área de Recursos Hídricos e ações de educação ambiental
m 2014 o Dia Mundial da Água traz como tema “Água e Energia”, a data é comemorada no dia 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), e neste ano o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizará em parceria com a UEPB, entre os dias 20 e 21 de março, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), um evento em comemoração a data.
Nos dois dias do evento serão realizadas palestras, mesas redondas e visitas técnicas de caráter educativo para destacar a importância da água na manutenção da vida.  O público alvo será composto de professores, agricultores, experimentadores, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG´s).
Entre os temas abordados no dia 20 destacam-se: 1º Relato de experiências de agricultores experimentadores; 2º Ações de pesquisa do Insa/MCTI na área de recursos hídricos; 3º O Programa de despoluição de bacias hidrográficas da Agência Nacional de Águas (ANA),  4º Abastecimento urbano de água: Panorama para o Semiárido, entre outras temáticas.
 As atividades do dia 21 serão voltadas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais e estaduais que participarão de atividades culturais e didático-pedagógicas para construção de cartilhas educativas sobre o tema água. 

**************************************


26.02.2014 VICEL realiza ação ambiental pelo Dia Mundial da Água, em Rio das Ostras










O Dia Mundial da Água é celebrado oficialmente em 22 de março. Para comemorar, o Grupo VICEL reafirma seu lema “Águas Tratadas, Consciência Limpa”e realiza uma ação ambiental em conjunto com seus colaboradores, familiares e sociedade. Em 2013, a ação foi um sucesso e contou com a participação de muitos banhistas que se juntaram a essa causa nobre.
Em pouco tempo a equipe, que contou com cerca de 120 pessoas, recolheu na praia de Rio das Ostras três sacos de lixo de 400 litros, além de abordar aproximadamente 400 banhistas falando sobre a importância de manter o meio ambiente limpo.

Em 2014, será o quinto ano consecutivo, que os colaboradores da VICEL se unem em defesa do meio ambiente e da cooperação pela água.  Para marcar essa data será promovido o recolhimento de todo o lixo encontrado no percurso da praia do Centro, em Rio das Ostras e orientação dos banhistas e frequentadores a respeito da necessidade do uso sustentável da água e do meio ambiente, além, é claro, de advertir sobre os riscos da poluição marinha.
O objetivo desta ação é conscientizar o maior número de pessoas possível na região e que o resultado dê frutos na sustentabilidade.
A Preocupação é que, de alguma maneira, seja conservado o meio ambiente para uso e usufruto das gerações atuais e futuras.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com a finalidade de discutir as questões que envolvem esse importante recurso natural.
O controle do lixo e dejetos humanos é visto atualmente como uma das necessidades básicas para a manutenção do acesso à água potável e equilíbrio nos ecossistemas. Assim, ao evitar deixar lixo nas praias, cada pessoa contribui para que essa poluição não seja levada pela água do mar, contaminando os oceanos e repercutindo negativamente na cadeia alimentar dos animais marinhos e dos humanos, bem como no restante do ciclo da água e, consequentemente, em outros biomas.

A VICEL trabalha sempre para garantir ÁGUAS TRATADAS, com produtos e serviços de alta tecnologia e eficiência e ações na comunidade em que atua para prevenir a poluição marinha e manter a CONSCIÊNCIA LIMPA.


**************************************
Semana Mundial da Água, data para incentivar a preservação e uso consciente desse bem essencial para a humanidade. Foto: Divulgação

Semana Mundial da Água, data para incentivar a preservação e uso consciente desse bem essencial para a humanidade. Foto: Divulgação

Semana Mundial da Água em Araguari tem programação variada

qui, 13 de março de 2014 01:48

DA REDAÇÃO – Com o tema “Água sim, desperdício não”, a Semana Mundial da Água terá uma programação variada no município. Nas comemorações alusivas à data haverá mutirão de limpeza em margens de rios, caminhada e palestra com a participação de alunos de escolas da rede municipal. Todas as atividades são abertas a população.
O evento é uma realização das secretarias de Educação (através do Programa de Educação Ambiental Gira Sol) Meio Ambiente (através da Sala Verde), Superintendência de Água e Esgoto (SAE) e 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.
É a primeira vez que todas as entidades se envolveram em uma programação única. As ações promovidas pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente costumavam ser realizadas separadamente. “Devido à importância dos recursos naturais, do ambiente sem poluição, estamos dando ênfase a esse trabalho junto às crianças, porque elas serão os adultos do futuro. Elas adquirem consciência ecológica e cobram da família essa postura. O futuro do nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje,” ressaltou a secretária de Educação, Iara Faria.
A semana começa com a Blitz Educativa para os motoristas, na manhã de segunda-feira, 17, em frente à sede do Ministério Público. Como forma de chamar a atenção para o assunto, a SAE vai entregar um copo de água para o cidadão e um brinde ecologicamente correto. A ação terá a participação dos alunos do turno matutino do C.E.M. João Pedreiro.
Também são parceiros da iniciativa: Ministério Público, 53º BPM, 10º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Consórcio Capim Branco e Energia, Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos, Rede de Ensino e secretarias de Trânsito e Saúde.
SOBRE A DATA
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de março de 1992. Desde então, a data serve para estimular a discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. A razão é que aproximadamente 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE:
BLITZ EDUCATIVA
Dia 17 (segunda-feira)
Horário: 8h
Local: em frente ao Ministério Público
(avenida Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha, 130, Centro)
MUTIRÃO DE LIMPEZA (MARGENS DO PIÇARRÃO)
Dia 18 (terça-feira)
Horário: 8h
Concentração: C.E.M. Ondina Moutinho Vieira
(avenida Jardim Botânico, 50, Santa Helena)
MUTIRÃO DE LIMPEZA (REPRESA DAS ARARAS)
Dia 19 (quarta-feira)
Horário: 8h
Concentração: CAIC – Dr. Arcino Santos Laureano
(rua Dezoito, s/ nº, Independência)
CAMINHADA DA ÁGUA
Dia 20 (quinta-feira)
Horário: 8h
Concentração: praça Getúlio Vargas
HOMENAGEM – ECOPROTETORES DAS NASCENTES
Palestra “Importância da Preservação de Nascentes”
Palestrante: Antônio Giacomini Ribeiro – presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari
Dia 21 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Policlínica – Anfiteatro Oabi Gebrim







































**************************************



Sesau prepara série de ações para celebrar o Dia Mundial da Água (Foto: Reprodução Cronicaserra)
 13/03/2014 
LÍQUIDO PRECIOSO

Sesau promove ações em comemoração ao Dia Mundial da Água

Atividades serão realizadas em Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Maragogi e Maceió entre 17 e 22 deste mês

 Fabiano Di Pace

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove no período entre 17 e 22 de março diversas atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, que este ano tem como tema “Água e Energia”. Para celebrar a data, a Sesau  realizará ações em cidades como Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e  Maragogi.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários para manutenção da qualidade da água, evitando, assim, doenças de veiculação hídrica, além de ressaltar a relevância da água para a geração de energia. As ações irão ocorrer em parceria com a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal) , Instituto do Meio Ambiente  de Alagoas (IMA), Ibama, Secretarias de Educação e Infraestrutura, além de administrações municipais.
Ações

Na terça-feira (18), em Palmeira dos Índios, os técnicos da Sesau irão distribuir material educativo e fazer a demonstração sobre a segurança no que diz respeito ao consumo de água para a comunidade do Algodãozinho. Na quarta-feira (19) a ação irá ocorrer em Santana do Ipanema. Na quinta-feira (20), as ações serão realizadas em Maragogi.

Já na sexta-feira (21), também em Maragogi, ocorrerá uma palestra sobre a importância da água na Escola Municipal Maria do Livramento. No sábado (22), em Maceió, os técnicos da Sesau vão distribuir material informativo na orla da capital.
“Eles irão conscientizar as pessoas sobre a importância deste recurso natural, imprescindível para a vida”, ressaltou a técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Roseane Pinto. 

O Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março. Recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014 o tema definido foi Água e Energia. A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.
A ONU aponta ainda que 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas.  
registrado em: 

**************************************


Logo


Participe das atividades da Semana da Água! 

19/03/2014



Data do evento: 19/03/2014 - 22/03/2014

Entre os dias 19 e 22 de março, a Rede das Águas da SOS Mata Atlântica promoverá e participará de ações que marcam a passagem do Dia Mundial da Água (22 de março).

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março de 1992, data da publicação da Declaração Universal dos Direitos da Água. 

Os dez artigos da declaração chamam a atenção para fatores que envolvem o direito a seus múltiplos usos, importância para a vida, gestão compartilhada e valor econômico, mas também a sua fragilidade e como ela precisa ser utilizada racionalmente por todos, mantendo seu ciclo intacto. “A água não é somente uma herança dos nossos predecessores…” (art. 5º); “…não é uma doação gratuita da natureza…”(art. 6º) e “..não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada…” (art. 7º), são algumas definições contidas na Declaração.

Ao longo dos seus 28 anos de atuação, a SOS Mata Atlântica sempre aliou a conservação da Mata Atlântica à luta pela proteção da água para o abastecimento das principais cidades brasileiras. “A conservação das nossas florestas está totalmente ligada à qualidade e quantidade da água. Sem floresta não há água e vice-versa”, afirma Malu Ribeiro, coordenadora do programa Rede das Águas.

CONFIRA AS ATIVIDADES E PARTICIPE:


SEMINÁRIO: A Qualidade da Água em São Paulo. Dados do monitoramento realizado por grupos do projeto Observando os Rios da Fundação SOS Mata Atlântica e dos projetos de Despoluição do Tietê e Córrego Limpo.

Data: 19 de março de 2014
Horário: das 14h30 às 16h30min
Local: UniSant´Anna – Rua Voluntários da Pátria, n° 421, Santana, São Paulo/SP – Auditório 6° andar, Bloco I – Unidade Santana – Próximo a Estação Tietê do Metrô.

EVENTO: Celebração do Dia da Água e formação de grupos de monitoramento de água no ABC Paulista e lançamento do site do Projeto IPH (USCS) e do Protocolo de Avaliação Ambiental
Data: 22 de março de 2014
Horário: das 09h às 12h30min

9h – Inscrições
9h30 – Apresentação do Observando os Rios
10h20 – Lançamento do site do projeto IPH e protocolo de avaliação ambiental
11h – café
11h30 – Formação dos grupos de monitoramento do Observando os Rios e exposição a Vida microscópica na Água
12h30 – Encerramento.

Local:  Auditório da Universidade de São Caetano do Sul/SP  – Rua Santo Antônio, 50 / São Caetano do Sul – ao lado da estação São Caetano do Sul da CPTM


**************************************


Companhia Águas de Joinville promove Semana da Água Mutirão ecológico mobiliza funcionários da Águas de Joinville


Como fazer para que as próximas gerações tenham acesso à água limpa? Quem estiver passando pelo Shopping Cidade das Flores na próxima semana, entre 17 a 23 de março, vai encontrar um espaço propício para esse tipo de reflexão. 
Em homenagem ao Dia Mundial da Água, que será comemorado dia 22 de março, a Águas de Joinville preparou uma programação especial que inclui atividades lúdicas para as crianças – teatro de bonecos, contação de histórias, jogos educativos e peças teatrais –, além de informações sobre a importância da instalação de caixa-d’água e sobre os programas socioambientais da Companhia.

Ao longo da semana, a expectativa é de que frequentadores do shopping e aproximadamente 600 alunos de CEIs e escolas municipais visitem o estande da Companhia e participem de diversas atividades. Palestras sobre o consumo consciente de água e dicas do programa “Óleo e água não se misturam” – projeto que visa alertar as pessoas sobre os danos causados pelo óleo descartado na rede –, também fazem parte da programação.

“O objetivo do evento é incentivar a participação da comunidade na preservação do equilíbrio do meio ambiente e do consumo consciente da água”, afirma Wanessa Brondani, coordenadora de educação socioambiental da Águas de Joinville. A ação será realizada em parceria com a Tigre, Fundema e Secretaria Municipal de Educação.

Horários das peças teatrais e contações de história (Local: praça de eventos do Shopping Cidade das Flores, rua dos Ginásticos, 106 - Centro)

17 de março (segunda-feira) – Peça teatral às 10h30 e às 16 horas / Contação de histórias às 15 horas

18 de março (terça-feira) – Peça teatral às 12h30 e às 18 horas / Contação de histórias às 15 horas

19 de março (quarta-feira) – Peça teatral às 10h30 e às 16 horas / Contação de histórias às 15 horas

20 de março (quinta-feira) – Peça teatral às 12h30 e às 15 horas / Contação de histórias às 10h30

21 de março (sexta-feira) – Peça teatral às 10h30 e às 16 horas / Contação de histórias às 15 horas

22 de março (sábado) – Peça teatral às 18h30

23 de março (domingo) – Peça teatral às 18h30


Mutirão ecológico mobiliza funcionários da Águas de 
Joinville

A Semana da Água também inclui a ecomobilização nas ruas do Centro neste domingo (16), das 8h30 ao meio-dia, que será realizada por funcionários da Águas de Joinville. São 24 voluntários, que vão coletar o lixo encontrado em praças e ruas centrais da cidade e, depois, separá-lo adequadamente. A ideia é conscientizar a população sobre a importância da preservação não apenas dos rios, mas de todo o meio ambiente. “O lixo jogado nas ruas acaba parando nos rios em dias de chuva forte”, disse um dos organizadores da ação, Augusto Cunha de Oliveira. O lixo também pode entupir bocas de lobo e provocar alagamentos em alguns pontos da cidade, além de contaminar o solo e os mananciais. Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo fim de semana.

A ação conta com distribuição de folders socioambientais e funis na praça da Bandeira, praça Dario Salles e nas avenidas Hermann August Lepper e José Vieira (Beira-rio). As crianças terão atenção especial no evento: elas poderão participar de brincadeiras e jogos educativos na rua do Lazer (avenida Hermann August Lepper, entre a rua Itaiópolis e Dona Francisca) em companhia do mascote da Águas de Joinville, o Mathias Gota. “O mutirão também tem o objetivo de aproximar a Águas de Joinville da comunidade”, completou Augusto.

Dentro da programação do Águas de Março – mês de comemorações pelo aniversário de Joinville e pelo Dia Mundial da Água –, destacam-se a inauguração da nova adutora do Piraí, no dia 21 de março, às 10 horas, na rua Waldemiro José Borges, 1073 (Boehmerwald), e o lançamento do concurso teatral Água para Sempre no dia 1º de abril, às 9 horas, no Teatro Juarez Machado.


Assessoria de Comunicação
Telefone: (47) 2105-1728

**************************************


Programação do Dia mundial da Água em Passo Fundo - RS


“Semana Municipal de Proteção e Conservação da Água”


O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural. A data foi instituida pela Organização das Nações Unidas, em 1992.
Como é do seu conhecimento, dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? E que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Passo Fundo e Alto Jacuí e o Fórum da Agenda 21, em conjunto com diversas organizações sociais e instituições do Poder Público e do Setor Empresarial, propõe em comemoração ao Dia Mundial da Água, a “Semana Municipal de Proteção e Conservação da Água”, será realizada no período de 15 a 22 de março de 2014.
Serão realizadas um conjunto de atividades que possibilita contribuir para aumentar a consciência da população Passo-Fundense sobre a importância deste vital recurso natural para a preservação da vida.

1. Painel: “O futuro das águas e o desenvolvimento regional”, a ser realizado no dia 20/03 das 19h30min às 22h no auditório do SESC. Este painel e sua estrutura estão voltados para o público alvo, o setor empresarial, e outros setores estratégicos de nossa cidade, voltados ao desenvolvimento econômico regional, e tem sua construção iniciada, pela SMAM e CBHPF e Fórum Local da Agenda 21. 
2. Abraço ao Rio Passo: que será realizado dia 22 das 9h às 10h no Largo da Literatura. Ato simbólico de encerramento e exercício da cidadania, aberto a participação de todos: população em geral, as organizações sociais, poderes público constituídos, empresários, imprensa e estudantes. 
Fonte: 
FÓRUM LOCAL DA AGENDA 21 DE PASSO FUNDO 
Secretaria Executiva

**************************************
Semana da Água inicia dia 17 em Concórdia - SC



Acontecerá de 17 a 22 de março a Semana da Água, que contará com diversas atividades como: palestras, debates e oficinas. O evento tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e de prefeituras da região. A organização é da ECOPEF, Embrapa Suínos e Aves, CDA Ambiental, Queimados Vivo, Comitê do Rio Jacutinga, Epagri, Consórcio Lambari, UnC Concórdia e do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água. Confira a programação:


Dia 17 de março

Abertura da exposição fotográfica: “Olhares Sobre a Água:
Qualidade e Quantidade"
 - Fotos vencedoras do 2º Concurso
de Fotografias do Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos
Local: Hall da biblioteca da UnC e em escolas da região do Alto Uruguai Catarinense


Dia 18 de março


Gestão integrada da água no Município de Arvoredo
Atividades: Palestra, Oficinas, Teatro e Show Ecológico
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Local: Arvoredo
Público: Todos os alunos das redes municipal e estadual,
agricultores e comunidade em geral
Atividades em escola da região sobre o tema: Gestão da Água


Dia 19 de março


19h30 - Abertura oficial da Semana da Água do Alto Uruguai
Catarinense 2014
20h - Apresentação do Projeto Tecnologias Sociais para Gestão
da Água
20h30 às 21h30 - Palestra: Água e energia - Engº Ciro Rocha
21h30 às 22 horas - Debate com o público presente
Local: Auditório da UnC – Concórdia


Dia 20 de março


Visita técnica: A experiência da gestão da água no município de
Lindóia do Sul e Ipumirim. Saída: 8h / Retorno: 16h30
Os interessados devem confirmar participação entrando em
contato com o Comitê bacia do Rio Jacutinga.
E.mail: comitejacutinga@consorciolambari.com.br
Fone: 3442-1034 (falar com Maikon)

Minicursos:

Diagnóstico da qualidade da água - Pesquisador Dr.
Alexandre Matthiensen e Msc. Ricardo Steinmetz
(Embrapa Suínos e Aves)

Reuso da água - Professor Dr. Marcelo Bortoli (UnC -
Concórdia)

Biorremediação de euentes da suinocultura com geração
simultânea de fontes alternativas de energia - Pesquisador
Dr. Márcio Busi da Silva (Embrapa Suínos e Aves)

Virologia em água - Professora Aline Viancelli (UnC -
Concórdia)

Agentes tóxicos quantificáveis em água - Professora
Juliana Venturini (UnC- Concórdia)

A gestão da água na produção de suínos e aves -
Pesquisador Dr. Paulo Armando Vitória de Oliveira
(Embrapa Suínos e Aves)

Água e energia: aspectos ambientais - Aldo Votto
(Engenheiro de Meio Ambiente da Petrobrás)


Dia 21 de março


Manhã

Assembleia Geral Ordinária do Comitê do Rio Jacutinga e
Contíguos
Local: Auditório da AMAUC

Noite

Mesa redonda: A gestão da água na sub-bacia do Rio dos
Queimados
19h30 às 19h40 - Apresentação do vídeo-reportagem sobre a
bacia do Rio dos Queimados
19h45 às 20h15 - Comitê da Bacia do Jacutinga: Os desafios
da gestão da Bacia do Rio dos Queimados
20h15 às 20h45: As ações da Prefeitura Municipal de
Concórdia na proteção da bacia do Rio dos Queimados
20h45 às 21h15 - Ações de entidades locais na preservação da
bacia do Rio dos Queimados
21h15 às 22h - Diálogo com o público presente
Local: UnC - Campus Concórdia


Dia 22 de março


14h às 17h - Trilha da Água
Local: Parque Estadual Fritz Plaumann
Programa de Rádio Especial sobre o Dia Mundial da Água -
Rádio Rural de Concórdia - Programa Rural Meio Ambiente.
Fonte: PG Comunicação
**************************************






Publicada em: 12/03/2014 

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE PROMOVE SEMANA DA ÁGUA EM

CAMPO LARGO - PR

Semana comemora Dia Mundial da Água com diversas atividades nas escolas e blitz ambiental educativa no centro da cidade


O dia 22 de março é considerado, pela Organização das Nações Unidas (ONU),  o Dia Mundial da Água.  Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoverá a Semana da Água, com diversas atividades educativas para crianças e adolescentes.

As atividades acontecerão nos dias 18, 19 e 21. Alunos de escolas municipais vão receber um teatro de fantoches, promovido pela Guarda Municipal de Curitiba, e visitarão a sede da empresa de água Ouro Fino. As crianças também participarão de gincanas e uma oficina de Pintura no Parque Newton Puppi, na companhia de técnicos da Sanepar.

Além disso, os alunos realizarão uma blitz ambiental educativa com exposição de cartazes, distribuição de panfletos e de copos de água na Praça Getúlio Vargas e no calçadão da Rua XV de Novembro. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população contra o desperdício de água, começando pela conscientização das próprias crianças.

Confira, a seguir, o cronograma com datas, atividades e escolas que irão participar da Semana da Água.
Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas, ONU, no dia 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Todos os anos a ONU escolhe um tema para a data. Em 2014, o tema é “Água e Energia“.
**************************************
ANA LANÇA AGORA SUA PÁGINA SOBRE

O DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2014

Água e Energia é o tema do Dia Mundial da Água

O Brasil, País que detém aproximadamente 12% da água doce do planeta, celebra o Dia Mundial da Água, 22 de março, com o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações. No ano em que as celebrações giram em torno do tema “Água e Energia”, conforme definição da Organização das Nações Unidas (ONU), a sociedade brasileira muito tem a refletir sobre os usos que têm sido feitos desse bem finito.
A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.
Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água.
Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2013, da Agência Nacional de Águas (ANA), o País possui cerca de 1.064 empreendimentos hidrelétricos, sendo 407 deles são Centrais de Geração Hidrelétricas (CGH), 452 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e 205 Usinas Hidrelétricas (UHE). Em 2012 houve um acréscimo de 3,972MW na capacidade total do sistema de produção de energia elétrica instalada no Brasil, sendo 1.843MW referentes à geração hidroelétrica, incluindo as UHE, PCH e CGH. O grande destaque na matriz energética brasileira fica a cargo da geração hidroelétrica, que representa 70% de toda capacidade instalada.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água ficou registrado como efeméride mundial. Desde a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a histórica Eco-92, o dia 22 de março tem um significado especial, pois as nações ao redor do mundo se debruçam em busca de soluções para os conflitos existentes entre oferta e demanda ao redor do globo terrestre.
Anualmente o Dia Mundial da Água gira em torno de um tema também definido pela ONU. Para 2014 as discussões e reflexões terão como pauta “Água e Energia”. Em anos anteriores o tema “Água” se relacionou com outros, como Cooperação, Segurança alimentar e Saneamento.
Conheça um pouco do trabalho da ANA para as celebrações do Dia Mundial da Água em http://aguasdemarco.ana.gov.br/

Há oito anos a Agência Nacional de Águas (ANA) identificou a ausência de um espaço virtual que reunisse os eventos nacionais alusivos ao Dia Mundial da Água. Foi então que surgiu o hotsite Águas de Março, com a proposta de agregar eventos promovidos por instituições federais, estaduais, municipais ou por organizações não governamentais e difundi-los à sociedade em geral. Em sua oitava edição, o Águas de Março este ano traz a temática “Água e Energia”, definida pela Organização das Nações Unidas como centro da reflexão e da tomada de decisões.
O espaço é seu: para saber um pouco sobre a correlação entre Água e Energia visite a sessão de mesmo nome. Para cadastrar os eventos promovidos por sua instituição em comemoração ao Dia Mundial da Água, clique no link “cadastre seu evento” e submeta as informações para publicação. Para conhecer os eventos que acontecem durante o mês de março, o “mês das águas”, acesse a aba “Eventos”.
Seja bem vindo e ajude-nos a trabalhar cada vez mais em prol dos recursos hídricos.
Eventos
segunda-feira, 17 de março de 2014
**************************************

SEMARH/SE promove o VII encontro de recursos hídricos

VII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, no período de 18 a 20 de março de 2014, no Centro de Convenções de Sergipe – Auditório Terra Caída e Auditório Abais - ARACJU - SE

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através da sua Superintendência de Recursos Hídricos, promove o VII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe, no período de 18 a 20 de março de 2014, no Centro de Convenções de Sergipe – Auditório Terra Caída e Auditório Abais (Av. Tancredo Neves, 4444 – DIA – Aracaju / Sergipe). Para maiores informações consulte o site www.semarh.se.gov.br.

Aberto a todos os interessados, o VII Encontro reúne especialistas em um espaço aberto para troca de experiências e debates. Os objetivos são: divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio para garantir água em quantidade e qualidade a todos.

Dia Mundial da Água
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as celebrações acontecem em todo o mundo a partir de um tema anual definido pela ONU, que este ano tem como tema central é Água e Energia.

O Encontro
Realizado anualmente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), através da Superintendência de Recursos Hídricos, o VII Encontro de Recursos Hídricos, onde serão apresentados cerca de 34 trabalhos e conta até o momento (11 de março) com 300 inscritos.

Os Minicursos
Além do Encontro, estarão sendo realizados no dia 18 de março, na sala 29 e no auditório da EMBRAPA/CPATC SE dois (02) minicursos com abordagem sobre “Introdução ao Uso do Atlas Digital de Recursos Hídricos em Sergipe” e “Sistema de Suporte a Decisão”.

Texto: Ailton Francisco da Rocha (Superintendente de Recursos Hídricos da SEMARH).


**************************************

                  CATANDUVA - SP


Programa ‘Semana da Água 2014’ Realiza Palestras e Visitas Técnicas - 


Alunos de projeto local conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto

publicado em 19/03/2014 às 09:15
  • Compartilhe:
Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no próximo sábado, dia 22, a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (SAEC) realiza a ‘Semana da Água 2014’. O objetivo é dar enfoque a um dos bens mais precioso do Planeta – a água. O projeto começou na segunda-feira e vai até sexta-feira (21).
Dentro da programação estão agendadas visitas técnicas monitoras às obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e palestra sobre Saneamento e Sistema de Captação, Distribuição e Tratamento de Água.
A primeira visita técnica foi direcionada aos jovens que participam do projeto Cidadão do Futuro, e a palestra para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Maria Aparecida Colturato Fernandes, ambos aconteceram na segunda-feira, dia 17.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, durante toda a semana, a SAEC realizará visitas monitoradas às obras da ETE e à Unidade de Captação São Vicente. “Além das visitas, serão ministradas palestras sobre Saneamento e os palestrantes explicarão como funciona o Sistema de Abastecimento, Distribuição e Tratamento de Água de Catanduva” afirma a assessoria. 
Ainda de acordo com a assessoria, a Superintendência trabalha para garantir a qualidade da água que é distribuída para toda a população, e investe para que toda cidade possa usufruir de uma água com qualidade.
Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL desta quarta-feira (19/03).
Karla Sibro
Da reportagem local


**************************************





Manabi participa da Semana da Água em Morro do Pilar

19/03/2014 18h33
ASCOM/MANABI
Camilo Silva, gerente Manabi, abordou o uso responsável da água em palestra na Câmara Municipal
Cerca de 100 pessoas, entre representantes de empresas, entidades, estudantes e moradores estiveram reunidos, ontem (17), na Câmara Municipal de Morro do Pilar, em seminário promovido pela Prefeitura que marcou as comemorações da Semana da Água 2014. Na ocasião, o gerente geral de Tecnologia e Processos da Manabi, Camilo Silva, proferiu palestra sobre Mineração Responsável e Uso Responsável da Água.
O tema do Dia Mundial da Água 2014, a ser celebrado em 22 de março, é Água e Energia. Segundo Camilo Silva, a escolha da Organização das Nações Unidas (ONU) se deu porque estão intimamente interligadas, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica principalmente, precisa de recursos hídricos. “A mineração é elemento dependente do binômio água e energia, como consumidora e geradora”, disse.
O Brasil vive hoje uma crise energética em função da escassez de chuvas e da baixa do nível dos reservatórios. Em 2012, ano normal de chuvas, os do Sudeste/Centro Oeste, que representam 70% da matriz hidráulica, subiram de 76% para 80% entre janeiro e fevereiro. Agora, estão em pouco mais que 36%. “É importante lembrar que o Conselho Internacional de Mineração e Metais, que reúne 21 das maiores empresas de mineração do mundo, estimula melhores práticas das mineradoras e já vinha alertando para os riscos de mudanças climáticas, com suas interferências no comportamento das águas/chuvas, o que impacta diretamente na produção energética”, enfatizou Silva.
Outro ponto abordado pelo gerente geral de Tecnologia e Processos da Manabi foi o documento divulgado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração) sobre Mineração Sustentável. No relatório, a entidade aponta que é necessário gerar o conhecimento do público sobre a mineração e suas práticas para que possa avaliar suas verdadeiras ações de sustentabilidade. “Precisamos promover ações educativas e informativas sobre a atividade de mineração para que as pessoas realmente conheçam nossos processos e possam fazer avaliações consistentes”, afirma.
Silva salientou que a Manabi, como signatária do Pacto Global desde 2011 – ano em que foi criada – cumpre o seu sétimo princípio e assume uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais. “Utilizaremos tecnologias de vanguarda para minimizar o uso da água e consumo energético em nossos empreendimentos”, completa.
O gerente finalizou sua palestra reforçando que a Manabi prima pelo cumprimento da legislação, a adoção de boas práticas, a promoção do desenvolvimento sustentável nos municípios onde se localizam seus empreendimentos, sempre pautada pelo diálogo e pela transparência.
Dia Mundial da Água
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Em Morro do Pilar, a semana acontece de 17 a 23 de março. Ontem, 18, apresentações de teatro educativo foram realizadas na Escola Estadual Cardeal Mota. No dia 19, o teatro será às 9h50 e 20h20, na Escola Estadual Intendente Câmara. No dia 20, às 19h, Joyce Luiza Bonna – Geógrafa e Mestre em Análise Ambiental pela UFMG – profere palestra sobre  Riscos Ambientais: Movimentos de Massa e Inundações, na Escola Estadual Intendente Câmara. No dia 21, às 19h, o tema será Valores e Virtudes para um Mundo de Transformação e a palestrante Patrícia Carvalho – Coordenadora da Brahma Kumaris em Belo Horizonte -, no Auditório da Câmara Municipal. No dia 22, haverá apresentação de cinema na Praça (vídeo educativo) e vídeo da descida embarcada 2013. O encerramento, no dia 23, começa às 8h, com a concentração de participantes na Praça da Prefeitura, para a 2ª Descida embarcada no rio Santo Antônio (caiaque) e Ação de Mobilização Social.
Sobre a Manabi
Criada em março de 2011, a Manabi possui direitos minerários próximos à região do quadrilátero ferrífero de Minas Gerais, especialmente nos arredores da cidade de Morro do Pilar. Estudos apontam a existência de 1,3 bilhão de toneladas de recursos no local onde a empresa planeja montar suas plantas de extração. As reservas de minério de ferro possuem capacidade para produzir até 25 milhões de toneladas por ano, de produto premium, com teor de 68,0 a 68,5% de ferro, com nível baixo de impurezas.

Para escoamento da produção estão previstas a construção de um mineroduto e de um terminal portuário, o Porto Norte Capixaba, em Linhares, no Espírito Santo.

**************************************


Secretaria de Meio Ambiente realiza 




Semana da Água em Jaú


Dia Mundial da Água é comemorado dia 22 de março.
Programação tem limpeza das margens de rio e passeio de boia.

Do G1 Bauru e Marília

Boia-cross é uma das opções de passeio no parque estadual. (Foto: Giliardy Freitas / TV TEM)Boia-cross é uma das atividades da Semana
(Foto: Giliardy Freitas / TV TEM)
A Secretaria de Meio Ambiente de Jaú (SP), divulgou nesta semana a programação da Semana da Água 2014  com uma série de atividades a partir de segunda-feira (17).
Estão previstas palestras, limpeza do Parque do Rio Jaú e descida de boia pelo rio Jaú. Os eventos precedem as comemorações do Dia Mundial da Água, que acontece no dia 22 de março.
Entre as atividades também estão o plantio de árvores para crianças da rede municipal de ensino e palestras no Tiro de Guerra. “A semana se encerra com uma descida de boia-cross no sábado pelo Rio Jaú, com saída do parque e chegada na sede do Torino, onde vai ter uma recepção para os participantes”, destaca a diretora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Marina Bragion Fiamengui.
Sobre a descida de boia pelo rio, qualquer pessoa pode participar, desde que faça inscrição pelo telefone (14) 3625-1165. É obrigatório o uso de colete salva-vidas e levar uma bóia para fazer a descida. A semana tem apoio do Tiro de Guerra, Bombeiros e Ong Mãe Natureza.
Confira  a programação
Dia 17 de março (segunda-feira), 8h
Palestra sobre a importância da água em nossas vidas para alunos da EMEF Waldomiro de Oliveira, que farão a trilha no Centro de Educação Ambiental do Bosque Campos Prado e plantio de uma árvore na margem do córrego dos Pires.

Dia 18 de março (terça-feira), 7h
O coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, fará uma palestra aos atiradores do Tiro de Guerra, que abordará a preservação dos cursos de água e sua importância, bem como a atenção que devemos tomar no caso de enchentes.
Dia 20 de março (quinta-feira), 9h
Soltura de peixe na Marambaia, local onde os rios Jaú e Tietê se encontram.

Dia 20 de março (quinta-feira), 14h
Palestra da Ong Mãe Natureza no Cinema Municipal.

Dia 21 de março (sexta-feira), 8h30
Ação no Parque do Rio Jaú com alunos do CEBRAC, onde será ministrada palestra sobre a importância da mata ciliar e ainda limpeza nas margens do Rio Jaú, dentro do parque.

Dia 22 de março (sábado), 8h30
Descida de boia-cross no Rio Jaú. A descida será acompanhada pelo Corpo de Bombeiros e atiradores do Tiro de Guerra, que também irão descer. Qualquer cidadão pode participar. Basta se inscrever pelo telefone (14) 3625-1165 e estar munido de boia e colete salva-vidas
.
**************************************

Portal Brasil comemora Dia Mundial da Água com página especial

Águas

Página traz informações sobre programas federais de abastecimento e segurança hídrica, além de vídeos sobre ações nos estados e municípios
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Portal Brasil reúne uma série de conteúdos sobre ações do governo federal que tratam do tema. A página especial "Águas" traz informações sobre programas de abastecimento e segurança hídrica, além de vídeos sobre projetos nos estados e municípios. Destaque, também, para notícias de serviços e índices de reservas pelo Brasil.
O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo, 12% de todas as fontes terrestres. Algumas delas são geograficamente partilhadas com os países vizinhos. É o caso da bacia do Rio Amazonas, a mais extensa rede hidrográfica do planeta, que começa nos Andes peruanos e termina no Oceano Atlântico. Percorre o território do Brasil (63%), Peru (17%), Bolívia (11%), Colômbia (5,8%), Equador (2,2%), Venezuela (0,7%) e Guiana (0,2%). Por ela, correm 20% das águas doces superficiais do mundo.
Dia Mundial da Água
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. 

Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Segundo a ONU, o tema oficial do Dia Mundial da Água de 2014  é 'Água e Energia'. A escolha ocorreu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.
Fonte:
Com informações da Agência Nacional de Águas
**************************************


Semana da Água tem série de atividades para marcar data


Palestras, limpeza de margem de rio e descida de boia fazem parte da programação


Nesse período de redução do nível de água de reservatórios de usinas e falta de água em muitas cidades da região, a Semana da Água de 2014 ganha importância para a população entender que a falta do precioso líquido afeta muito qualquer comunidade.
A Secretaria de Meio Ambiente iniciou ontem a programação que tem palestras, limpeza do Parque do Rio Jaú e descida de boia cross pelo rio Jaú. Os eventos precedem as comemorações do Dia Mundial da Água (22 de março).
“Vamos ter atividades durante a semana que vão dede o plantio de árvores para crianças da rede municipal de ensino até palestras no Tiro de Guerra. Vamos ter uma dinâmica no Parque do Rio Jaú, onde vai ser feita a limpeza das margens do Rio Jaú. A semana se encerra com uma descida de boia cross no sábado pelo Rio Jaú, com saída do parque e chegada na sede do Torino, onde vai ter uma recepção para os participantes”, destaca a diretora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Marina Bragion Fiamengui.
Boia
Sobre a descida de boia cross pelo rio, no Dia Mundial da Água, Marina explica que qualquer pessoa pode participar, desde que faça inscrição pelo telefone 3625-1165. “É obrigatório o uso de colete salva-vidas e levar uma boia para fazer a descida.” A semana tem apoio do Tiro de Guerra, Bombeiros e Ong Mãe Natureza.
O coordenador da Defesa Civil de Jaú, Valdir Baltazar, fará hoje uma palestra aos atiradores do Tiro de Guerra. A palestra abordará a preservação dos cursos de água e sua importância, bem como a atenção que devemos tomar no caso de enchentes. Na quinta-feira, às 9h, haverá soltura de peixe na Marambaia, local onde os rios Jaú e Tietê se encontram.
Rede de ensino tem ações especiais
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o tema “Água e Energia”, para marcar o Dia Mundial da Água de 2014, que será celebrado no próximo 22 de março. A escolha se deu devido ao fato de água e energia estarem intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisam de recursos hídricos. 
Em conformidade ao decreto 7367/2010, que regulamenta a lei 4345/2009, que institui o calendário de datas comemorativas associadas a temas ambientais no município de Garça, as escolas da rede municipal realizarão ações que visem a conscientização para o tema, tanto no ambiente escolar quanto na respectiva comunidade. 
As escolas desenvolverão trabalhos artísticos (cartazes, maquetes, fôlderes, entre outros) sobre o tema proposto “Água e Energia”. Posteriormente, eles serão expostos na galeria municipal “Edith Nogueira Santos” para que toda comunidade possam apreciá-los. A exposição do Dia Mundial da Água, com o tema “Água e Energia” ocorrerá entre 17 e 29 de março, na Galeria Municipal “Edith Nogueira Santos”, na rua Minas Gerais, 180, das 9h às 12h e das 13h às 18h (segunda a sexta) e aos sábados das 9h às 13h.



 **************************************




recurso vital: jornal futura celebra o dia mundial da água com série de reportagens


Criado pela ONU em 22 de março de 1992, o Dia Mundial da Água existe para que todos se lembrem de debater e valorizar este recurso natural inerente à vida. Afinal, o acesso à água é uma questão de cidadania e, antes de tudo, de sobrevivência. A partir desta quarta-feira (19), às 17h, o Jornal Futuraapresenta uma série reportagens sobre o tema. Pode-se dizer que o Brasil é um país privilegiado por ter em seu território 12% deste recurso?
Na última década, a quantidade de água distribuída aos brasileiros cresceu 30%, mas em compensação a proporção de água sem tratamento quase dobrou – de 3,9% para 7,2% – e o desperdício é um problema grave. De toda a água ofertada pelos sistemas públicos, quase a metade é perdida. Confira os temas abaixo e acompanhe as reportagens ao longo da semana no Jornal Futura:
Quarta-feira (19) –  Vamos conhecer a Serra do Rola Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte, que concentra uma grande quantidade de mananciais de águas que abastecem as casas, indústrias e plantações da região.
Quinta-feira (20) – Matéria da equipe do Rio de Janeiro mostra a contaminação das águas que jorram nos chuveirinhos das praias da Zona Sul. Pesquisadores da PUC-Rio analisaram a qualidade dessa água e verificaram que há alta quantidade de coliformes fecais e outras substâncias nocivas à saúde. Fala-se ainda da falta de uma legislação que responsabilize o poder público ou o usuário privado pela qualidade dessa água proveniente de lençóis freáticos.
Sexta-feira (21) – Matéria da PUC-MG mostra que a Lagoa da Pampulha, tradicional reduto de lazer e pesca em Belo Horizonte, está com suas águas contaminadas. Esse fato tem prejudicado a pesca e o uso das águas para a prática de esportes.
QUANDO VER
Jornal Futura
De quarta a sexta-feira (19/03 a 21/03), às 17h
Reprises: 0h e no Youtube
**************************************


Caesb comemora Dia Mundial da Água com semana de atividades

Caesb comemora Dia Mundial da Água com semana de atividades

  Da Redação, com informações da CaesbFoto: Divulgação
Programação inclui apresentação de teatro, exposições, além de atividades recreativas e educativas
BRASÍLIA (18/3/14) - A Caesb irá comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, com uma programação que inclui teatro, workshop, exposições e diversas ações recreativas e educativas no Parque Sarah Kubitschek. Será realizada uma semana inteira de atividades com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem de forma eficaz diante da realidade que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.

Até dia 19 de março, a companhia estará mobilizando a população para a coleta de óleo usado e o uso racional da água, dentro da campanha "Óleo na pia, nem pensar". Essa ação será feita, de forma simultânea, nas 14 Gerências de Atendimento ao Público, com a distribuição de material educativo por pessoal devidamente treinado.

No dia 20, a Caesb levará ao Centro de Ensino 206, no Recanto das Emas, um teatro infantil, com o grupo Caixa Cênica. Na apresentação, 660 alunos, de 6 a 10 anos, receberão noções sobre o uso racional da água, encenados de forma lúdica e divertida pelos atores.

No dia 21, o foco será os empregados da própria companhia, que poderão participar de um workshop com superintendências da Caesb e com o Senai e, ainda, a palestra Dez coisas que você queria saber sobre perdas de água e não tinha para quem perguntar, com o coordenador de Gestão de Perdas, Luis Carlos Itonaga.

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Caesb estará no Parque Sarah Kubitschek em uma grande ação envolvendo parceiros privados e do governo do DF. O Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, além de oferecer frutas, barrinhas de cereais e isotônicos, promoverá um treino de corrida, com a assessoria esportiva do GPA Club. A La Roche distribuirá filtro solar e hidratantes ecológicos. A Vigilância Ambiental apresentará uma peça de teatro infantil sobre combate à dengue, distribuindo material informativo sobre o tema.

Embrapa, Caesb e Ubrabio estarão juntas no evento para mostrar um projeto que vem sendo desenvolvido sobre transformar o óleo de cozinha, coletado pelos moradores, em biodiesel reciclável. Serão feitas demonstrações do processo de coleta e transformação do produto e dos benefícios para o meio ambiente, com repercussões na qualidade da água dos rios, lagos, mananciais e lençóis freáticos.

No stand da Caesb serão distribuídos folders informativos e educativos sobre a importância da água e do seu uso racional para a humanidade. Haverá, também, distribuição de brindes, pintura de rosto e sensibilização sobre o tema.

A Caesb também montará um grande túnel com dispersores de água para refrescar os atletas do parque e inaugurar uma placa com várias dicas de economia de água.

(I.M*.)

**************************************


Semana da Água 2014 Azul - Prefeitura Taubaté


www.taubate.sp.gov.br/anexos/.../2014/.../Semana_agua_2014_azul.pdf


Dia Mundial da Água, 22 de março: evento aberto na Praça Dom Epaminondas para conscientização da população sobre a importância da água e do consumo ...

**************************************



Sabesp na semana dedicada ao Dia Mundial da Água
Para o Dia Mundial da Água deste ano, as reflexões terão como pauta Água e Energia
Da Redação ,


Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde a Eco-92, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1992, o dia 22 de março tem um significado especial, celebra-se o Dia Mundial da Água.

Com o intuito de discutir os desafios relacionados à gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso a água e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações, anualmente a ONU define um tema. Para 2014, as reflexões terão como pauta “Água e Energia”.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), além de investir continuamente em projetos de expansão e melhorias de seus sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, busca apoiar iniciativas que tenham o envolvimento da comunidade.

Programação especial 
Em Santos, a Sabesp é parceira da Prefeitura na programação elaborada pela Unidade de Educação Ambiental do Orquidário Municipal, que acontece desde a terça-feira, dia 18, até o sábado, 22.

Na quarta-feira, dia 19, os interessados que se inscreveram mediante a entrega de uma lata de leite em pó, participarão da visita monitorada à Estação de Tratamento de Água Cubatão, maior estação da Sabesp entre o interior e litoral de São Paulo. A ETA Cubatão produz até 4.200 litros de água potável por segundo – o que encheria uma piscina olímpica (2.500.000 litros) em 10 minutos.

Ao longo da semana, serão desenvolvidas atividades como uma visita ao laboratório de Controle Ambiental da Prefeitura, além de apresentação teatral, exposição temática, desenhos animados e mesa redonda para discussões. A programação é resultado de parcerias entre Aquário e Orquidário, secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Saúde (SMS), Sabesp, Escoteiros do Mar e Instituto Mar Azul.

Disponibilidade hídrica no mundo 
Importante lembrar nesta data que a água – líquido essencial à vida – é um bem finito e deve ser utilizado de forma consciente. Dos ¾ de água (doce e salgada) existentes no Planeta Terra, 2,5% é água doce e, desta quantia, apenas 0,3% encontra-se em rios e lagos, de onde é captada a água distribuída pela empresa.

Com o intuito de evidenciar a responsabilidade ambiental da Sabesp, foi estruturado em 1996 o Programa de Uso Racional da Água (PURA), cujo principal objetivo é trabalhar no combate ao desperdício por meio de palestras educativas e ações tecnológicas, como diagnóstico preliminar das instalações hidráulicas, detecção de vazamentos e troca de equipamentos convencionais por válvulas que regulam a vazão da água, reduzindo o consumo.

Programação:
- Dia 18: 15 horas - Visita ao Laboratório de Controle Ambiental (posto 3, Gonzaga)

- Dia 19: 9 horas – Visita à ETA Cubatão (Rodovia Anchieta)

- Dia 21: 14h30 – Apresentação teatral A água que fugiu do lago (Sabesp na Pça Washington, José Menino)

- De 18 a 23: Exposição temática Água, onde tudo começou (Aquário)

- Dias 22 e 23: 10 e 11 hora - Contação da história Mundinho Azul (brinquedoteca do Orquidário)

- Dias 22 e 23, 16 e 17 horas – Peça teatral Um ET nas águas do Planeta Terra, (Recanto do Trovador no Orquidário)

- De 18 a 23 – Apresentação de desenho animado A Gota Borralheira, sessões contínuas (Aquário)

- Dia 22: 9 horas – Mesa-redonda Desafios do manejo e conservação da água do planeta (auditório do Aquário)

- Durante toda a semana: Visita monitorada ao Orquidário (necessário agendamento pelo telefone 3225-1353).
                            **************************************




Cosanpa promove exposição “Semana da 


Água 2014”



Publicado em: 19/03/2014

Em comemoração ao Dia Mundial da Água será realizado o evento: Semana da Água 2014, organizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). 
O evento acontece entre os dias 18 e 22 de março, nos horários das 10h às 18h, no Parque Shopping. 
Durante a realização do evento serão distribuídos panfletos educativos, realizações de peças teatrais, além de banners sobre: ações de combate ao desperdício, investimento e ampliação de abastecimento de água no Pará, entre outros. 
O evento tem como objetivo promover a conscientização de alguns problemas existentes no mundo, como o desperdício de água. E estimular atitudes simples e hábitos sustentáveis, que são peças fundamentais para evitar o desperdício.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cosanpa


**************************************


ESTADO DO RIO DE JANEIRO 

ÁGUA E ENERGIA – NAÇÕES UNIDAS ESCOLHEM TEMA PARA O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, E O ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMEMORA A SEMANA DA ÁGUA ENTRE 15 E 22 DE MARÇO!
14/03/2014  //   
Em 2014 o Dia Mundial da Água traz como tema “Água e Energia”, a data é comemorada no dia 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU). 
Ingressaremos na próxima semana, nas comemorações da SEMANA DA ÁGUA, promovida pela Secretaria Estadual do Ambiente e pelo INEA – Instituto Estadual do Ambiente, com apoio do IEVA – Instituto Eventos Ambientais, que ocorrerá em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 15 e 22 de Março. Um momento importante para comemorar as conquistas do Sistema Estadual de Recursos Hídricos e ainda de todas as iniciativas tomadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas de nosso Estado.

A Política Nacional de Recursos Hídricos, foi criada no Brasil pela Lei nº 9.433/97, que estabeleceu novas normas, novos conceitos e acima de tudo sistematizou por completo as relações jurídicas travadas em razão deste sistema.
Até o advento desta Lei, o sistema hídrico brasileiro estava totalmente precário, com conceitos e princípios que ainda eram regidos pelo antigo Código de Águas, ( Decreto nº 24.653 de 10 de Julho de 1934). A Constituição Federal de 1988, estabeleceu de maneira plena, que a água é um bem de uso comum do povo, e, portanto, não pode ser objeto de apropriação ou privatização por particulares. A Lei nº 9.433/97, surge exatamente para regrar este patrimônio, com o objetivo principal de atribuir aos recursos hídricos a natureza jurídica de um patrimônio público, universal, sem qualquer condição de se privatizar este recurso.

As águas pertencem, então à União e aos Estados, cabendo a estes o controle e fiscalização do uso deste recurso. A Lei nº 9.433/97 lançou uma pá de cal sobre esta temática, legando à natureza jurídica da água a condição de bem de domínio público, sendo um recurso natural limitado e de valor econômico. 
Esta mesma lei trouxe o princípio do uso compartilhado e da gestão descentralizada, legando aos comitês de bacias, competências e autonomias próprias, inclusive orçamentárias. Este modelo, copiou o modelo francês e até a presente data vem promovendo inúmeras iniciativas de grande valor, em especial no Estado do Rio de Janeiro.

**************************************

Semana da água em Osasco começa dia 17 de março

Com o tema “Água: Tome Atitude de Proteção”, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco realizará a Semana da Água 2014, no período de 17 a 23 de março. Neste ano, a proposta engloba questões ligadas às mudanças climáticas, potencializadas pelas altas temperaturas e os impactos diretos na vida da população em decorrência da crise no sistema de abastecimento de água que está com o nível mais baixo nestes últimos 20 anos.
Na programação ciclo de debates na UNIFIEO, com especialista da SABESP, além da exposição no Osasco Plaza Shopping que abordará o volume de água utilizado na produção de mercadorias.
Dia 17, as 10h, acontecerá o lançamento do piloto do projeto PURA, que, em parceria com a SABESP, implantará temporizadores nas torneiras da CEMEI Fortunato Antiório para redução do consumo de água por alunos e professores e, em paralelo, será realizado um trabalho intenso de educação ambiental para conscientização efetiva sobre o uso racional da água. Os eventos são gratuitos. Informações no (11) 3652-9107 ou sema@osasco.sp.gov.br.
PROGRAMAÇÃO
Lançamento do Projeto Piloto PURA (Programa de Uso Racional da Água)- Apoio Sabesp. Local: CEMEI Fortunato Antiório – Rua José Anacleto da Silva, 240 – Vila Ayrosa. Dia 17/03 às 10h.
De Olho na Água – Projetos “Revitalização de Minas e Nascentes” e “Biodiesel” na Preservação dos Recursos Hídricos. Prática de análise da qualidade de água. Local: E.E. Prof. Claudinei Garcia, 47 – Vila Ayrosa. Dias 17, 19 e 21/03, a partir das 8h.
Revitalização e Conservação das Nascentes de Osasco. De 17 a 21/03.
Exposição “Quanto Vale a Sua Água”. Local: Osasco Plaza Shopping – Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81 – Centro. Dias: 17 a 30/03, das 10h às 22h.
Ciclo de Debates Ambientais – Tema: ”Água e os Conflitos Mundiais”. Local: UNIFIEO – Av. Franz Voegeli, 300 – Parque Continetal. Dia 19/03 às 19h. Palestrante: Prof. John Emilio Garcia Tatton – gerente da Coordenação de Educação e Desenvolvimento Ambiental da SABESP.
Cineclube Socioambiental Chico Mendes – Tema “Escassez de Água na RMSP”. Local: ETEC Prof. André Bogasian – Rua Manoel Rodrigues, 155 – Bonfim. Dias: 18 e 20/03 às 9h
Sarau de Nascentes. Local: Parque Clóvis Assaf – Av. Pinheiro, s/n – Cidade das Flores. Dia 22/03 das 9h às 13h
Domingo no Parque. Local: Parque Clóvis Assaf – Av. Pinheiro, s/n – Cidade das Flores. Dia 23/03 das 9h às 12h.
Hora do Planeta. Apague a luz para ver um mundo melhor. Local: Sob o viaduto da Ponte Metálica – Av. dos Autonomistas. Dia 29/03 das 20h30 às 21h30.


**************************************


19/03/2014 

Dia Mundial da Água: Sempma realiza ações comemorativas

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) irá comemorar o Dia Mundial da Água. A abertura do evento acontece nesta quarta-feira (19), na Praça Lucena Maranhão, no bairro de Bebedouro. As ações serão encerradas na sexta-feira (21), no Parque Municipal.
“O objetivo desse trabalho é abordar a importância de não jogar resíduos nos rios e lagos, além de sensibilizar as pessoas a economizarem água nas atividades cotidianas, a exemplo do banho, escovação de dente e enquanto se lava louça. Através das atividades realizadas nesta semana, os cidadãos poderão compreender o quanto esse recurso natural é importante para o meio ambiente”, disse Eva Moraes, coordenadora de educação ambiental da Sempma.
Eva revelou que uma das ações será a coleta de resíduos que podem ser reaproveitados. “A campanha Moeda Verde também faz parte da programação. Pedimos que as pessoas colaborem com esse projeto e aprendam conosco a produzir produtos reciclados”, destacou.
“O evento é aberto ao público e contamos com a presença e participação de todos os maceioenses. Serão desenvolvidas atividades de cunho educativo e recreativo, onde as pessoas poderão aprender de maneira dinâmica a cuidar do meio ambiente”, informou Raphael Wong, secretário municipal de Meio Ambiente.
De acordo com a programação do evento, a ação conta com a parceria das escolas, institutos e com os órgãos públicos do Município e do Estado, entre eles, a Diretoria Geral de Ensino (Digen) e Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) e Secretaria de Esporte e Lazer do Estado de Alagoas. 
por Secom - Maceió
**************************************




**************************************

As informações e postagens pesquisadas e divulgadas aqui, 
podem (e devem) ser copiadas e divulgadas, citando a 
presente página do SOSRiosBr:

http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/p/semana-da-


agua-sosriosbr-2014-divulgue.html



**************************************

Clique e veja a página com todos os eventos