Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2014

FALTA DE ÁGUA...ANTES DE CULPAR A NATUREZA VAMOS TER MAIS SERIEDADE E COMPROMETIMENTO

noticia-sistema-cantareira



















Mais uma vez a culpa da falta de planejamento e gestão ambiental é transferida para a natureza. É o que afirmam os gestores públicos pelo atual racionamento no abastecimento de água pelo Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Grande São Paulo, a beira de um colapso.

As condições climáticas fizeram os reservatórios de Jaguari e Jacareí atingir, pela primeira vez na história, nível abaixo dos 10% de sua capacidade. Em virtude dos volumes insuficientes nas represas, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) instituíram o Grupo Técnico de Assessoramento para gestão do Sistema Cantareira (GTAG-Cantareira), cuja finalidade é proporcionar uma administração diferenciada do armazenamento do Sistema.
 
Também fazem parte do GTAG: representantes da Sabesp, do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitê PCJ) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT). Os Ministérios Públicos Estadual e Federal estão investigando se os governos federais e estaduais estão tomando medidas desproporcionais para evitar o racionamento, continuam tirando mais água do sistema, além do limite que prevê a outorga.noticia-sistema-cantareira-2

Enquanto o Ministério Público aponta o racionamento como medida necessária e até benéfica do ponto de vista da educação ambiental, para que a população aprenda a utilizar a água com parcimônia, os gestores públicos colocam a culpa na natureza. Não reconhecem é que de fato o problema vem à tona pela falta de chuvas momentânea.

Esse contexto se justifica, substancialmente, por um conjunto de condições ambientais desfavoráveis, como contaminação e impermeabilização excessiva do solo, falta de planejamento urbano, ocupações irregulares, falta de saneamento básico, inoperância do poder público, ausência de fiscalização, falta de consciência da população, lixo por todo o canto. Além disso, as desigualdades econômicas e sociais tornam as populações de baixa renda mais desfavorecidas, com graves consequências para a saúde e qualidade de vida da população. 

Enquanto não houver um reconhecimento da necessidade de lidar com todas essas questões de maneira séria e comprometida, convocando a participação efetiva de toda a sociedade, a conservação da água continuará única de São Pedro.
http://www.masterambiental.com.br/artigos/vai-faltar-agua-e-a-culpa-e-da-natureza

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br