Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de março de 2014

SEMANA DA ÁGUA SOSRIOSBR 2014 - DIVULGAÇÃO DE EVENTOS PROGRAMADAS (I)



Celebrações já divulgadas:

Energia será tema da Semana da Água 2014  - TOCANTINS

Foto: Fernando Alves
5ª Semana Estadual da Água, que será realizada entre os dias 17 e 21 de março deste ano, terá como tema “Água e Energia: qualidade de vida e responsabilidade socioambiental”. O anúncio foi feito durante reunião de Instituições parceiras do evento, nessa segunda-feira, 27, na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades). 
Segundo o coordenador de Apoio à Gestão dos Recursos Hídricos da Semades, Murilo Marcolini, para a definição do tema as instituições buscaram ampliar as discussões sobre os usos múltiplos da água. “O tema surgiu de um entendimento das instituições sobre a utilização dos recursos hídricos como um todo. Também procuramos alinhar com a temática que será utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Mundial da Água”, explica. 
Além da temática, a reunião também serviu para definir questões de logística, estrutura, atividades de educação ambiental e palestrantes. Esse ano, a Semades vai promover, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), uma gincana ecológica com alunos da rede estadual de ensino.
Semana da Água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, o governo do Tocantins promove anualmente uma semana de atividades com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre o uso e a importância dos recursos hídricos, por meio de atividades lúdicas como palestras, seminários, teatro, filmes, entre outras.
A Semana da Água é uma realização da Semades, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins); e conta com o apoio de instituições parceiras como: Seduc, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins) e Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia). http://conexaoto.com.br/
**************************************
                                

INSA comemora Dia Mundial da Água na Paraíba
água 100
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Insa/MCTI promoverá dois dias de eventos com relatos de pesquisas e experiências na área de Recursos Hídricos e ações de educação ambiental 
Em 2014 o Dia Mundial da Água traz como tema “Água e Energia”, a data é comemorada no dia 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU), e neste ano o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizará em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), entre os dias 20 e 21 de março, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), um evento em comemoração a data. 
Nos dois dias do evento serão realizadas palestras, mesas redondas e visitas técnicas de caráter educativo para destacar a importância da água na manutenção da vida.  
O público alvo será composto de professores, agricultores, experimentadores, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG´s). 
Entre os temas abordados no dia 20 destacam-se: 1º Relato de experiências de agricultores experimentadores; 2º Ações de pesquisa do Insa/MCTI na área de recursos hídricos; 3º O Programa de despoluição de bacias hidrográficas da Agência Nacional de Águas (ANA),  4º Abastecimento urbano de água: Panorama para o Semiárido, entre outras temáticas. 
As atividades do dia 21 serão voltadas para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais e estaduais que participarão de atividades culturais e didático-pedagógicas para construção de cartilhas educativas sobre o tema água. Acesse a programação aqui
Texto: Rodeildo Clemente ( Assessoria de Comunicação Insa/MCTI)
Leia mais em: http://www.insa.gov.br/noticia-destaque/insa-comemora-dia-mundial-da-agua/
***********************************

ATIVIDADES DO PROJETO SEMANA DA ÁGUA 2014 SÃO INICIADAS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA

Educação Ambiental

O Consórcio PCJ através do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental dá o ponta pé inicial às atividades do Projeto Semana da Água 2014 na próxima quinta-feira, dia 20, a partir das 8h30, no Auditório Jamil Salomão, da Faculdade de Americana, localizado na Avenida Joaquim Boer, 733, Jardim Luciene, em Americana (SP).
O projeto que este ano completa duas décadas tem como tema “Reciclando o Saber” e proporcionará aos participantes uma retrospectiva das atividades realizadas, nesses 20 anos de trabalho dentro das escolas.
Durante a abertura também será apresentado o cronograma oficial das atividades, terá a divulgação dos materiais disponíveis no site, e acontecerá uma mesa redonda que vai discutir sobre as perspectivas e avaliações do Projeto Semana da Água.
A expectativa é que compareçam 200 pessoas no evento de abertura representando secretarias de Meio Ambiente, secretarias de Educação, e serviços de água dos municípios associados ao Consórcio PCJ. Já está confirmada a participação do prefeito de Pedreira (SP), Carlos Evandro Pollo, que também é vice-presidente do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade.
Os interessados em participar do evento devem confirmar presença pelo email ambiental@agua.org.br ou pelo telefone (19) 3475-9405, informando nome completo, instituição/departamento, município, telefone e email.
De onde vem a ideia
O Projeto Semana da Água, que é realizado há 20 anos pelo Consórcio PCJ e sempre tem um tema diferente a cada ano, foi inspirado no projeto da Agência francesa Sena-Normândia chamado “Classes d’Eau”, no português “Classes de Água”, que também trabalha com alunos da região, assuntos voltados à preservação dos recursos hídricos.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Consórcio PCJ
http://www.agua.org.br/noticias/681/atividades-do-projeto-semana-da-agua-2014-sao-iniciadas-na-proxima-quintafeira.aspx

*******************************



Água e Energia será o tema do Dia Mundial da 
Água de 2014
5/9/2013
chamada
A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu nesta semana o tema do Dia Mundial da Água a ser celebrado em 22 de março de 2014: Água e Energia. A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, por exemplo, um aumento nominal de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% do recurso utilizado na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis.
Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa para energia em países com escassez de água.
Segundo o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012, da Agência Nacional de Águas (ANA), o País possui cerca de 1.000 empreendimentos hidrelétricos, sendo que mais de 400 deles são pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Até 2011, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aproximadamente 70% dos 117 mil megawatts (MW) da capacidade instalada da matriz energética brasileira eram gerados por PCH, usinas hidrelétricas e centrais de geração hidrelétrica.
Dia Mundial da Água
Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Em 2013, a ONU definiu o tema "Cooperação pela Água" para marcar as celebrações e o Brasil, que instituiu seu Dia Nacional da Água em 2003, aderiu à proposta, como forma de incentivar a troca de experiências e a busca por soluções. Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.
Águas de Março
Para celebrar o Dia Mundial da Água, entre outras ações, a ANA criou, em 2007, o hotsite Águas de Março. A ideia é trazer informações institucionais sobre o tema anual definido pela ONU, um calendário de eventos nacionais, estaduais e locais que tenham como mote a celebração do dia 22 de março, bem como informações sobre o tema das celebrações de cada ano.
Texto:Ascom/ANA
http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=12327

**************************************
5ª Semana Estadual da Água no Tocantins

Energia será tema da Semana da Água 2014 no TOCANTINS
Segundo o coordenador de Apoio à Gestão dos Recursos Hídricos da Semades, Murilo Marcolini, para a definição do tema as instituições buscaram ampliar as discussões sobre os usos múltiplos da água
A 5ª Semana Estadual da Água, que será realizada entre os dias 17 e 21 de março deste ano, terá como tema “Água e Energia: qualidade de vida e responsabilidade socioambiental”. O anúncio foi feito durante reunião de Instituições parceiras do evento, nessa segunda-feira, 27, na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

Segundo o coordenador de Apoio à Gestão dos Recursos Hídricos da Semades, Murilo Marcolini, para a definição do tema as instituições buscaram ampliar as discussões sobre os usos múltiplos da água. “O tema surgiu de um entendimento das instituições sobre a utilização dos recursos hídricos como um todo. Também procuramos alinhar com a temática que será utilizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no Dia Mundial da Água”, explica.

Além da temática, a reunião também serviu para definir questões de logística, estrutura, atividades de educação ambiental e palestrantes. Esse ano, a Semades vai promover, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), uma gincana ecológica com alunos da rede estadual de ensino.


Semana da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, o governo do Tocantins promove anualmente uma semana de atividades com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre o uso e a importância dos recursos hídricos, por meio de atividades lúdicas como palestras, seminários, teatro, filmes, entre outras. O Blog SOSRiosBr vai divulgar toda a programação da 5ª Semana Estadual da Água no Estado do Tocantins.

A Semana da Água é uma realização da Semades, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins); e conta com o apoio de instituições parceiras como: Seduc, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins) e Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia).
Fonte:http://surgiu.com.br/noticia/134782/energia-sera-tema-da-semana-da-gua-2014-.html

Programação Semana da Água 2014 é definida no Tocantins
Palestras, painéis, gincanas, entre outras atividades lúdicas fazem parte da programação da 5ª Semana Estadual da Água que acontece entre os dias 17 e 21 de março deste ano. As atividades foram definidas na reunião entre representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e demais instituições parceiras.

Dentro da programação estão previstas atividades de educação ambiental com alunos da rede pública de ensino em visitas ao Projeto Barco Nego D’Água e a UHE Luis Eduardo Magalhães. A Semades também vai promover, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), uma gincana ecológica com alunos da rede estadual de ensino. Acontece entre os dias 10 e 21 nos municípios de Araguaína, Miracema, Paraíso, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins e Taguatinga.

No dia 18, acontece um seminário no auditório da Universidade do Tocantins (Unitins) com diversas palestras e painéis sobre a temática do evento que esse ano é “Água e Energia: responsabilidade socioambiental”. O seminário também vai englobar temas como comitês de bacias, projetos de pesquisas na área de recursos hídricos, recuperação de áreas degradadas, dentre outros assuntos.

O encerramento do evento no dia 21 será no Setor Taquari, em Palmas. “A ideia é descentralizar o evento, levando ações de conscientização ambiental para bairros mais afastados do centro da cidade. Além disso, esse será o momento de apresentar um balanço do evento para a população”, explica Maria Gorete dos Santos, responsável pelo Setor de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas da Semades.  




Semana da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, no dia 22 de março, o governo do Tocantins promove anualmente uma semana de atividades com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre o uso e a importância dos recursos hídricos.

A Semana da Água é uma realização da Semades, da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e da Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins); e conta com o apoio de instituições parceiras como: Seduc, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Prefeitura de Palmas, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (Unitins) e Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia).
http://surgiu.com.br/noticia/139797/programacao-semana-da-gua-2014-e-definida-por-instituicoes-parceiras.html
********************************

********************************

Clique e veja a página com todos os eventos


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br