Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2014

RIO DE JANEIRO REAGE E VÊ COM CAUTELA A INTERLIGAÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL




Proposta de SP para usar água do Rio 



Paraíba do Sul gera reações no RJ


O rio abastece mais de 11 milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro. 
Secretário do Ambiente do RJ vê com cautela a interligação.

Renata CapucciRio de Janeiro
O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Índio da Costa, vê com cautela a interligação do Rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira, como propôs o governo de São Paulo. Ele disse que é preciso analisar os riscos de desabastecimento para os cariocas.
O Rio Paraíba do Sul, no município de Campos, abastece mais de 11 milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro e por causa da falta de chuva, já está 2,5 metros abaixo do seu nível normal para essa época do ano.
Economicamente, o rio é o mais importante do país. Ele é responsável pelo abastecimento de indústrias, como siderúrgicas e montadoras, de grandes propriedades agrícolas e corta 37 municípios.
A proposta do governo paulista é retirar cinco metros cúbicos por segundo do Paraíba do Sul e construir um canal de 15 quilômetros para interligar a represa de Jaguari, abastecida pelo Paraíba do Sul, com a de Atibainha, que faz parte do Sistema Cantareira, responsável pelo fornecimento de água em São Paulo.
A Secretaria de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro diz que a capacidade hídrica do Paraíba do Sul já tem problemas no período de estiagem. O governo não descartou a proposta, mas quer que antes o governo paulista faça um estudo técnico para saber o tamanho do impacto no abastecimento de água para os moradores do Rio de Janeiro.
“Hoje, no Rio de Janeiro, já 8% do tempo não tem água suficiente pro nosso estado do jeito que está o Paraíba do Sul. Se a gente for captar, sem ter um estudo aprofundado, esse risco de aumentar de 8% do tempo para 10%, para 15%, para 30%, é muito grande”, afirma Índio da Costa.
O presidente do Conselho Mundial de Água, Benedito Braga, descarta risco de desabastecimento no Rio de Janeiro com a ligação entre as duas bacias: “Não existe risco de desabastecimento, porque esse reservatório é muito grande. E existe uma obrigação da operação da represa de liberar 10 mil litros por segundo para esses municípios. Esta liberação não será violada com a transposição de cinco mil litros por segundo para São Paulo”.
O governo de São Paulo diz que através dessa intervenção também pode passar água da Cantareira para o Paraíba do Sul quando necessário. O bombeamento só seria acionado quando o nível do sistema Cantareira estivesse abaixo dos 35%. “Quando chove demais no Paraíba, ao invés de alagar as várzeas, as cidades, você reserva água, no próprio Cantareira, com o sistema de bombas. E o contrário, quando chove demais no Cantareira, como ocorreu há três anos, você pode reservar também no Jaguari. Você tem mais segurança hídrica”, explica Geraldo Alckmin, governador de São Paulo.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, pediu à Agência Nacional de Águas que analise o projeto de interligação do Rio Paraíba do Sul com o Sistema Cantareira.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br