Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de março de 2014

SEMANA DA ÁGUA 2014 - SEMINÁRIO SOBRE ÁGUA: SAÚDE, ENCHENTES E ESCASSEZ


 

18/03/2014
SEMINÁRIO SOBRE ÁGUA: SAÚDE, ENCHENTES E ESCASSEZ

Imprensa, especialistas, indústria e SOS Mata Atlântica participam do debate em busca de soluções para a cidade

A água é elemento vital para o ser humano e o planeta. A falta ou o excesso geram reflexos à saúde, problemas de mobilidade, caos no trânsito e necessidade de racionamento, um tema que entrou forte na pauta do dia de todos os veículos de comunicação e também é discutido no lar dos paulistanos. 

Para marcar o Dia Mundial da Água, a Fiesp e a SOS Mata Atlântica, em parceria inédita, realizam debate com a sociedade, a imprensa, as universidades e a indústria. Em foco, como e por que a população é atingida pelas enchentes, as doenças transmitidas pela água (diarreia, hepatite e leptospirose) e sua relação direta com o saneamento básico oferecido pelo Poder Público, a gestão da água e a proteção dos mananciais ameaçados pela ocupação irregular. Afinal, haverá racionamento?

O encontro contará, na abertura, com os presidentes Pedro Luiz Passos (SOS Mata Atlântica) e Paulo Skaf (FIESP/CIESP) e haverá dois painéis. O primeiro deles, às 11h, contará com a experiência de quem faz jornalismo diário e acompanha os principais fatos relativos à cidade: Rafael Colombo (Rádio Bandeirantes), Patrick Santos (Rádio Jovem Pan), Haisem Abaki(Rádio Estadão/ESPNe também Malu Ribeiro (coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica). 

O segundo painel, às 14h30, contará com especialistas a fim de aprofundar o debate: José Eduardo Ismael Lutti (1º Promotor de Justiça de Meio Ambiente da capital), Edison Carlos (Trata Brasil) e Ivanildo Hespanhol (Centro Internacional de Referência em Reúso da Água da Universidade de São Paulo). 

Esse encontro contará com mais três atividades. Uma delas será o lançamento do concurso para alunos de universidades parceiras, entre elas, FEI, Mackenzie, São Judas Tadeu, Anhembi-Morumbi, Cruzeiro do Sul, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Trevisan, Rio Branco, Unisa, Sumaré, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Instituto Europeu de Design (FTEID). Os universitários presentes, atentos aos problemas debatidos, deverão apresentar sugestões a fim de integrar o concurso Água: Ideias Inovadoras, Soluções Sustentáveis, com inscrições abertas até 23 de agosto e premiação em setembro. 

Também haverá a assinatura de Protocolo de Cooperação entre a FIESP/CIESP e a Fundação SOS Mata Atlântica. O objetivo é que as empresas que têm passivo ambiental poderão abatê-lo, via SOS e seu Programa Florestas do Futuro, com foco no reflorestamento de áreas importantes para a conservação, no bioma da Mata Atlântica. 

A Fundação conta com parceria com a Cetesb a fim de possibilitar a integração de empresas, no programa, que devem cumprir os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs) e tenham a intenção de recuperar áreas além do que a lei exige, potencializando os benefícios ambientais. 
O encontro se encerrará às 17h com a cerimônia da 9ª edição do Prêmio FIESP de Conservação e Reúso de Água que este ano contou com 20 cases inscritos.

Fonte: Fernando Borba - Rio Limpo

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br