Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2014

ÁGUAS DO RIO MADEIRA ATINGEM A MARCA RECORD DE 19,40 M E PODE SE AGRAVAR

Dom , 23/03/2014 

Cheia do Rio Madeira ainda pode se 

agravar


Pablo Pereira | Agência Estado

As águas do inverno amazônico, que provoca cheia histórica no Rio Madeira, atingiram ontem pela manhã a marca recorde de 19,40 metros em Porto Velho, capital de Rondônia. Na sexta-feira, a Sala de Situação da Defesa Civil do Estado havia registrado 19,36 metros. Uma dezena de bairros da cidade tem ruas alagadas e vilas ribeirinhas inteiras foram engolidas pelo rio, desalojando cerca de 4 mil pessoas na região. E o quadro ainda deve se agravar nas próximas duas semanas.
A previsão de ampliação da crise no Madeira é de relatório do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), de Porto Velho, finalizado na manhã de sexta-feira. "Chuvas volumosas são esperadas, principalmente em Rondônia, no Mato Grosso e nas áreas a leste dos Andes peruanos e bolivianos, pelo menos até o próximo dia 23 (hoje)", diz estudo do Centro Gestor e Operacional do Sipam, que subsidia as ações da Defesa Civil.
A notícia de que mais água deve elevar a medição, registrada todos os dias às 7 horas, preocupa a Defesa Civil e provoca apreensão nos moradores, que desde o Natal estão sofrendo com a cheia. No dia 15 de fevereiro, a água bateu na marca de 17,57 metros, superando o registro de 1997, de 17,52 metros. Com a expectativa de mais chuvas na bacia do Madeira, formada principalmente pelos Rios Mamoré e Guaporé, mais o Beni, na Bolívia, técnicos do Sipam trabalham com a possibilidade de a medida chegar a 19,50 metros.
De acordo com Ana Cristina Strava Corrêa, coordenadora operacional do Sipam, que é vinculado ao Ministério da Defesa, as chuvas que em outros anos se formavam quando a umidade da Amazônia, empurrada por ventos do Atlântico, chegavam à Cordilheira dos Andes e, de lá, baixavam na direção do Sudeste e Sul do Brasil, chegando a São Paulo, Paraná, Santa Catarina, desta vez caíram antes. "Estão na área da Bolívia, formadora da bacia do Madeira", explicou a técnica. A bacia do Madeira mede 1 milhão de metros quadrados.
Com dados do satélite TRMN, da Nasa, ela apontou ainda a existência de outros fenômenos climáticos locais que coincidem com a migração de massas úmidas, conhecida pelos especialistas como "Rios Voadores". Daí o volume recorde de água na região desde outubro, que até a primeira quinzena de abril ainda deve elevar o nível do rio e espalhar suas margens por até 5 quilômetros mata adentro.
É tanta água descendo que, de quarta para quinta-feira a medição mostrou uma rápida elevação: 10 centímetros em 24 horas, segundo o tenente coronel Demagli Farias, um dos líderes da operação especial da Defesa Civil em Porto Velho. Farias, que trabalhava na construção de um acampamento com 180 barracas de lonas para desabrigados, cada uma com capacidade para abrigar até 10 pessoas, no parque dos 3 Tanques, no bairro Nacional, disse que a expectativa é a de que o rio somente se estabilize "a partir do dia 15". "O que estamos vendo hoje em Porto Velho é a chegada das águas que caíram há cinco dias na Bolívia", declarou o militar.
Somente na capital, há cerca de 400 famílias vivendo em escolas e ginásios. E, com as águas subindo, todo dia as equipes de bombeiros e voluntários resgatam mais moradores isolados. "Precisamos desocupar as escolas para que as crianças da rede possam ter aulas", disse o coronel. "E podemos armar mais 180 barracas", informou Farias. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. http://atarde.uol.com.br/brasil/noticias/1577986-cheia-do-rio-madeira-ainda-pode-se-agravar





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br