Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de setembro de 2014

OS PROBLEMAS DA SECA NA AGRICULTURA DA REGIÃO SUDESTE


Os problemas causados pela seca, na agricultura da região Sudeste

João Suassuna - Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, Recife

As reportagens (abaixo) bem refletem a situação de penúria hídrica pela qual passa o Rio São Francisco. Essa situação é agravada, ainda, pelas expectativas dos especialistas, em relação aos níveis dos reservatórios da região. Estão muito baixos e, segundo eles, a sua recuperação se dará  em período mínimo de 3 anos. Esse período é demasiadamente longo se levada em consideração a necessidade, urgente, de se abastecer boa parte da população do Sudeste do País.

O que nos deixa perplexos com tudo isso, é o descaso das autoridades do Setor Elétrico, em relação aos conflituosos usos das águas do rio São Francisco. Se perguntarem a qualquer técnico da Chesf, por exemplo, a sua opinião em relação às demandas volumétrica do rio, para o atendimento das necessidades do projeto da transposição, tem-se como resposta, que não há problema algum, tendo em vista os irrisórios volumes que serão dele retirados (fala-se em cerca de 1,4% da vazão média que chega na foz do rio). Ora, isso é tapar o sol com a peneira. Vai-se retirar realmente muito pouco, mas de um rio que está praticamente seco.

O Velho Chico, como se tem visto, não tem a mínima condição de suprir os volumes que serão demandados pelo projeto, sem antes se por em risco todos os investimentos feitos em sua bacia hidrográfica. Aqui cabe uma indagação: A Superintendência de Regulação, da Agência Nacional de Águas (ANA), pode restringir os usos das águas nacionais, inclusive suspendendo os fornecimentos. Pode, também, alocar volumes entre usuários, suspendendo aqueles previstos na irrigação, em detrimento do abastecimento das cidades.

Diante desse poder deliberativo da ANA, caberia saber, dela, o seu posicionamento em relação à atual situação do rio São Francisco, principalmente no tocante às demandas previstas na transposição, lembrando que na região de Pirapora (MG), a montante da represa de Sobradinho, a população local vem atravessando o rio São Francisco de bicicleta. Com a palavra a ANA.

Globo Rural - Edição de 31/08/2014

 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br