Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de dezembro de 2008

ALERTA DA DEFESA CIVIL: CHUVAS FORTES EM 12 ESTADOS


Defesa Civil alerta para chuva forte em 12 estados

Da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, divulgou, há pouco, alerta de chuva forte de hoje (10) até sexta-feira (12) em 12 estados.

Hoje (10), áreas de instabilidade tropicais formam nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí e leste e Recôncavo Baiano. Em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. Na Bahia, segundo os modelos de previsão numérica de tempo, o total de chuva acumulada pode passar de 40 milímetros (a média de chuva para o mês varia entre 50 e 150 milímetros).

Nova frente fria avança pelo litoral do Sudeste formando nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no sul do Rio de Janeiro e no sul e Triângulo Mineiro, áreas que poderão ter, em alguns momentos, temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 quilômetros por hora. Amanhã (11), o alerta é válido para o Triângulo Mineiro, oeste, centro-sul, Zona da Mata Mineira e todo o estado do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, o alerta é válido para os estados de Minas e do Rio de Janeiro.

Também em Mato Grosso do Sul, uma nova frente fria provoca pancadas de chuva hoje e amanhã, com possibilidade de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 quilômetros por hora. Na sexta-feira, o alerta persiste para o centro-oeste e o norte do estado.

De hoje até sexta-feira, a presença de áreas de instabilidade tropicais mantém as pancadas de chuva no sul, centro e oeste do Pará, no Acre, no Amazonas e em Rondônia, onde, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste e forma nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no centro-sul de Goiás de hoje até sexta-feira, com possibilidade de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 quilômetros por hora.

Os alertas preventivos emitidos pela Sedec são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Acabei de ver esta notícia no RJTV. Preocupante! Temos muitas áreas de risco aqui na região.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br