Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de dezembro de 2008

ONU afirma que 2008 foi o décimo ano mais quente desde meados do século 19

Da EfeEm Genebra

O ano de 2008 foi o décimo mais quente desde meados do século 19
feitos os registros, e em diferentes partes do mundo houve fenômenos meteorológicos extremos, o que confirma a tendência de aquecimento global do planeta.A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), fez a revelação em seu relatório anual divulgado nesta terça-feira.

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, anunciou que seu futuro secretário de Energia será o Nobel de Física Steven Chu, um defensor das energias renováveis

O estudo aponta a variabilidade dos fenômenos observados: temperaturas mais altas que o normal em partes da Europa, o inverno menos frio registrado em áreas da Escandinávia e frio extremo - em alguns casos até bater recordes históricos - na América do Sul, principalmente na Argentina.Como contraste, as temperaturas médias em julho foram superiores em 3 graus Celsius em grande parte de Argentina, Paraguai, Uruguai, sudeste da Bolívia e sul do Brasil, acrescenta o estudo.Na Austrália, em março foi registrado o calor mais intenso da história, com uma máxima superior a 35 graus Celsius durante 15 dias seguidos.

"Em tudo isto, vemos a manifestação da variabilidade existente", destacou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, em entrevista coletiva.A seca foi um fenômeno persistente em vários lugares ao longo de 2008, entre eles Portugal e Espanha, na Europa, e Argentina, Paraguai e Uruguai, na América do Sul, com efeitos muito graves sobre a agricultura destes três últimos países.Jarraud ressaltou que, como parte das variações sofridas pelo clima, 2008 foi um ano mais frio em relação à média da década de 1997-2007, embora tenha sido o décimo mais quente da história meteorológica.

O ligeiro esfriamento deste ano em comparação com os anteriores foi provocado pelo fenômeno de "La Niña", explicou.O especialista acrescentou que as previsões para o primeiro trimestre de 2009 não mostram qualquer indicação de que o fenômeno ou o "El Niño" vão ocorrer, mas esclareceu que as condições podem mudar no decorrer do ano.
Fonte: Uol ciência e saúde - 16/12/2008

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br