Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de dezembro de 2008

EM SC APESAR DE TODA A CALAMIDADE, A DESTRUIÇÃO DA FLORESTA CONTINUA


Santa Catarina serve de alerta para questões ambientais, diz especialista

No estado de Santa Catarina as chuvas dos últimos dois meses ocasionaram a morte de mais de cem pessoas e deixaram cerca de 70 mil desabrigados. O caso serve de exemplo para o que ambientalistas alertam há tempos: os impactos do aquecimento global e da produção insustentável.

Desta vez, contudo, mais do que colocar a culpa no desmatamento e queimadas da Amazônia, é necessário corrigir o erro histórico que ignora a proteção de outros biomas.

A Mata Atlântica já perdeu grande parte de sua cobertura florestal e, de acordo com os dados da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE), o Estado de Santa Catarina é apontado como o campeão nacional de desmatamento da Mata Atlântica. "Apesar de toda a calamidade, a destruição continua, com o aval de políticos e governantes do estado", diz Mario Menezes, diretor-adjunto da organização Amigos da Terra - Amazonia Brasileira.

Florestas em perigo

Entretanto, enquanto ocorrem catástrofe e mortes na região, o Ministério da Agricultura e a bancada parlamentar ruralista estão forçando a aprovação, pelo Congresso Nacional, de medidas que permitem o aumento da produção agrícola brasileira não sustentável ambientalmente, com a consolidação de ocupações ilegais em áreas de preservação permanente e avanço dos desmatamentos.

Uma das propostas que podem ser votadas ainda esta semana, e contra a qual um grupo de organizações da sociedade civil acaba de se posicionar veementemente contra (ver nota - ONGs se retiram das negociações sobre o Código Florestal), prevê a alteração do Código Florestal Brasileiro, "para atender a interesses particulares, em detrimento dos da sociedade, levando a situações como as catástrofes que se abatem sobre Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro", afirma o ambientalista.

Nessa mesma investida, ambos, o ministério e a bancada ruralista, propõem a troca de áreas desmatadas na Mata Atlântica ou no Cerrado por floresta na Amazônia. Menezes afirma que é estapafúrdia a dicotomia produzir no Sul/Sudeste e conservar na Amazônia.

"Temos que pensar os ecossistemas como um organismo, assim como o corpo humano: não dá para proteger uma parte em detrimento de outra, sem riscos para a própria vida, e o triste caso de Santa Catarina é exemplar nesse sentido".

Além disso, ele continua, "essa proposta, uma vez aprovada, coloca a Amazônia também sob o risco de se tornar refém de um modelo que prioriza o desenvolvimento das regiões ricas do país, transformando-a em depositária do enorme passivo ambiental acumulado nessas regiões".

Contra a maré

Além da pressão vinda do setor ruralista e do Ministério da Agricultura, o próprio Ministério do Meio Ambiente parece estar contra a defesa dos ecossistemas brasileiros. A última versão do Plano Nacional Sobre Mudanças do Clima, publicada no dia 1º, é um exemplo disto.

Nele, além de metas inadequadas de redução do desmatamento na Amazônia, que possibilitarão a destruição de, no mínimo, 70 mil quilômetros quadrados de floresta até 2017, ao invés de eliminá-la, não há nenhuma proposta para a proteção de outros biomas.

Para Cláudio Maretti, superintendente de Conservação para os Programas Regionais do WWF-Brasil, nem mesmo a maior floresta tropical do mundo está protegida. Segundo ele, todos os ecossistemas estão ausentes do plano.

"Basicamente o que se diz no plano é que interessa a árvore plantada e não o ecossistema. Não há nenhuma menção ao impacto da produção de cana no Cerrado ou da especulação imobiliária na Amazônia", revela. (Fonte: Aldrey Riechel / Amazonia.org.br)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br