Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de dezembro de 2008

LEONARDO MORELLI DA DEFENSORIA DA ÁGUA E O DRAMA CATARINENSE


O outro lado do drama das águas de Santa Catarina

8/12/2008

Por Leonardo Aguiar Morelli*

Curiosamente e não por acaso, o estado que mais sofre com efeitos climáticos no Brasil, é o mesmo em que o governo local tenta flexibilizar regras ambientais que impedem mais destruição da mata que concentra em seu território. Sua capital, também castigada por chuvas intermitentes há quase 90 dias, até sediou uma conferência internacional dedicada a energias limpas, a ECO POWER.

Santa Catarina tem sofrido com fenômenos naturais há anos, secas permeadas por furacões (contemporâneos dos dramas de Nova Orleans nos EUA) e enchentes. Lá seu governo arma um circo para dar legalidade a um CRIME AMBIENTAL que poderá se espalhar pelo país, fruto da ganância e do forte lobby político de empresários, para – através da criação de códigos ambientais estaduais – eliminar regras federais que limitam a devastação.

De 10 a 19 de novembro, por pressão de um governador que corre o risco de ter seu mandato cassado por abuso do poder econômico, a Assembléia Legislativa realizou audiências públicas para forjar o processo que pretende acabar com o Código Florestal Brasileiro, incluindo concessões a indústrias poluidoras que não querem dar tratamento correto aos resíduos que gera.

Entidades representativas do agronegócio se unem a setores da indústria de bens de consumo pela flexibilização de regras que limitam a ação degradadora do agronegócio e poluidora de fundições, introduzindo na proposta catarinense, até o reuso de resíduos tóxicos.

Mais curioso é que esse movimento ocorria ao mesmo tempo em que o Governo Lula sancionava a lei da mata atlântica, convocando pela mídia prefeituras e estados a implementar políticas de sustentabilidade ambiental. Pode parecer paradoxal, mas embora o discurso do governo seja um, sua prática tem sido outra e há suspeitas de que por trás da iniciativa catarinense, esteja o aval da Casa Civil do Planalto.

Há mais de um ano a DEFENSORIA DA AGUA (criada como GESTO CONCRETO NACIONAL da Campanha da Fraternidade 2004 com apoio da CNBB) denuncia o estado brasileiro por desrespeito aos tratados internacionais que exigem regras mais restritivas nessa área. O projeto catarinense, por ser inconstitucional, pode até ser barrado na justiça, mas servirá para criar um clima favorável à alteração das regras e ao sepultamento de diversas normas, em especial, contidas no código florestal, isso interessa ao Governo Lula que vem facilitando ao máximo o que pode favorecer o "desenvolvimento a qualquer custo".

E pensar que o absurdo projeto resultou da manipulação de recursos internacionais que deveriam ter sido investidos exatamente para ajudar o estado a criar regras para a preservação da mata atlântica ainda preserváveis, uma pequena mostra do que se faz sem controle social sobre a aplicação de recursos externos no país.

Quando o KFW (agência alemã de financiamento e cooperação) descobrir que o dinheiro emprestado a SC serviu a propósito tão nefasto, certamente a imagem do país ficará ainda pior e a dupla LULA/Luiz Henrique terão de dar explicações, aos europeus e à história. Se aprovada essa proposta, será necessária uma campanha de boicote internacional a produtos catarinenses, por produzir e degradar com base na política do VALE TUDO.

OBS - Embora as autoridades não se dêem conta que a natureza não cobra, se vinga, é graças à sua reação raivosa que talvez os deputados catarinenses não consigam - como querem seus financiadores - aprovar esse absurdo até o final deste ano, afinal, chove muito e SC entra em estado de calamidade pública. Fonte: 3 Setor/Portal do Meio Ambiente

(*) Leonardo Aguiar Morelli é escritor, Secretário Geral do Conselho Superior das DEFENSORIAS SOCIAIS integrado pela DEFENSORIA DA ÁGUA (http://www.defesadavida.org.br/)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. SEROPÉDICA PEDE SOCORRO! A MÁFIA DO LIXO QUER CONSTRUIR UM ATERRO SANITÁRIO SOBRE UM IMENSO AQUÍFERO: O AQUÍFER PIRANEMA,NA BAIXADA FLUMINENSE ESTADO DO RIO!!!
    Sou presidente do Conselho da Cidade de Seropédica e estamos há dois anos lutando contra a instalação de um aterro sanitário na nossa cidade com dimensão para receber até 5.000 toneladas diárias de lixo sobre o nosso aquífero! No entanto apesar de avisarmos o Ministério Público e Instituto Nacional do Ambiente sobre o imenso risco ambiental do empreendimento, o processo de licenciamento segue a passos largos, sendo que a Audiência Pública já foi marcada para esta quarta-feira dia 26 de agosto, apesar da promessa do Vice Presidente da Instituição de que nossas denúncias, embasadas num estudo da Universidade Rural do Rio de Janeiro, seriam analisadas e que esta audiência não seria marcada.
    Pedimos ampla divulgação desta gravíssima denúncia e solicitamos que entrem em contato conosco para nos ajudar. Sou pesquisadora da Embrapa: e-mail: straliot@cnpab.embrapa.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de entrar em contato com Leonardo Morelli, gostaria de saber o número de seu telefone Somos amigos e não nos vemos há anos. Ou que ele entre em contato comigo. 48 36329480 e / ou 48 99063791 Obrigada
    Fátima Rosas
    Movimento grito das Águas Tubarão SC

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/ISOSRiosBr19 setembro, 2009 15:45

    Cara Fátima,

    Há algum tempo não temos contato com o Morelli mas prometemos localizá-lo, ou pelo menos seus telefones e e-mails e remetê-las a você.
    Mande noticias do trabalho de vocês, com fotos e vídeos sobre o Grito das Aguas de Tubarão para postarmos no Blog.

    saudações eco-fluviais,

    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe entra no assunto deste jeito mas:
    Seropédica pede socorro.


    Seropédica, uma jovem cidade que clama por socorro, pois não suporta mais tamanho estado de abandono por parte da atual administração.
    Nesta postagem vou falar da região onde moro, mas creio que o abandono se estende por todo o Município.
    Na região entre o km 39 e o Km 42 da Antiga Est. Rio São Paulo, podemos ver um triste exemplo de desrespeito ao povo que depositou suas esperanças nas mãos destes que hoje demonstram que os o esqueceu.

    Saúde:
    O posto de Saúde Silvio José Cristino está precisando reforma urgentemente para ampliação, e modernização, pois com o crescimento da população local o mesmo já não consegue atender a todos.
    A população tem que madrugar para conseguir atendimento e muitos não conseguem ser atendidos por Médicos Especialistas.

    Saneamento Básico:
    O saneamento básico está em estado precário.
    as ruas que tiveram o asfalto lançado sobre o barro estão esburacadas com manilhas e bueiros entupidos.
    É muito comum ver casas e ruas alagadas durante as fortes chuvas de verão.
    O barro e as valas negras se estendem ao longo da maior parte das ruas dos bairros.

    Educação:
    As Escolas Estaduais Barão de Tefé e Professor Roberto Lyra estão precisando de obras urgentemente e é comum ver o mato tomar conta das mesmas, atraindo mosquitos, baratas, e até ratos, e cobras.

    Lazer:
    As Praças construídas durante a primeira administração da cidade estão em péssimo estado de conservação.
    Brinquedos como: Gangorras, balanços e carrosséis já não existem, e onde existem estão em situações precárias pondo em risco a interinidade física das crianças.
    Quadras esportivas estão ásperas, sem marcação e seus alambrados em péssimo estado de conservação.
    O mato toma conta dos canteiros destas praças.
    A Ciclovia, ou melhor dizendo hidrovia, não tem drenagem, e a lama se alastrou ao longo da mesma. É comum ver motos, carros e até mesmo o caminhão de coleta de lixo da Prefeitura obstruindo a passagem dos ciclistas.

    Emprego:
    É uma tarefas quase impossível atrair o interesse de Empresas para si instalarem em uma cidade com aparecia abandonada.
    Isto é: Emprego é raro, os filhos de Seropédica se não quiserem morrer de fome tem que trabalhar nas cidades vizinhas gerando renda para as mesmas.

    Transporte Coletivo:
    Existe apenas uma Empresa que faz a linha Seropédica X Central.
    Por volta das cinco e seis horas da manhã os moradores desta região tem que viajar em pé, pois os lugares já estão todos ocupados, isto em uma viagem que pode levar até duas horas, ou mais dependendo do trânsito na Av. Brasil.
    O valor de R$5,50 é abusivo se comparado ao valor de R$2,20 pago pela viagem entre os bairros de Santa Cruz/RJ e Centro/RJ.

    Poderia citar inúmeras outras irregularidades, nas estas deixo para você participar da construção mais este veículo de comunicação. e juntos tentarmos convencer nossas autoridades a mudar a realidade desta cidade.

    Alex Sander Silva Cristino
    alexcampolindo76@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Por favor Sr. Leonardo Morelli caso veja esse comentario entre em contato, pois precisamos ressolver aquela pendencia.
    Favor entrar em contato o mais rápido possivel Com o Sr. Leocadio Ótica Exata.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br