Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de dezembro de 2008

COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA USADA PELOS GRANDES CONSUMIDORES

(Foto: AFP) - Portal G1 Conselho discute como cobrar dos grandes consumidores pelo uso da água

09/12/2008 - Agência Envolverde

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos se reúne, entre os dias 8 e 9, para debater que critérios podem ser adotados para cobrar dos grandes consumidores do setor produtivo pelo uso da água. A idéia é fazer um diagnóstico do estágio atual e das perspectivas futuras da maneira de cobrar pelos recursos hídricos, além da forma com que governos federal, municipal e estadual administram o dinheiro pago pela utilização da água. O seminário da Câmara Técnica de Cobrança acontece na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

A cobrança pelo uso da água já vigora desde 1934. O que se quer agora é reavaliar seus mecanismos, já que a legislação atual não considera os aspectos ecológicos.

Hoje água não é mais vista como um recurso inesgotável.
A palavra de ordem na gestão dos recursos hídricos passou a ser, segundo os técnicos do MMA, a sustentabilidade.
Eles pretendem abordar o assunto sob a ótica da justiça social, que prevê uma melhor distribuição dos recursos e atendimento de forma diferenciada às populações mais carentes do recurso, sem prejuízo para o equilíbrio do meio ambiente.

O Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul - Ceivap deu início às discussões sobre a cobrança pelo uso da água diretamente com os usuários. Os entendimentos com os grandes usuários, principalmente do segmento industrial, agrícola e de abastecimento de água potável para as cidades vêm avançando, na avaliação de técnicos da Agência Nacional de Águas.

A implantação da cobrança pelo uso da água, prevista pela Lei nº 9.433/97 e defendido pelo setor industrial, prevê a eliminação da peregrinação de recursos intragovernos, onerosa e improdutiva em relação aos fins a que se destinam, a execução descentralizada, em resposta a heterogeneidade econômica e social das regiões brasileiras e o rompimento com a excessiva padronização de soluções, considerado um subproduto da centralização, incompatível com a diversidade dos problemas locais.

Do ponto de vista dos técnicos, a tarefa de definir critérios para a cobrança pelo uso da água é um dos grandes desafios do desenvolvimento contemporâneo.
As mudanças que vêm ocorrendo no relacionamento entre as empresas usuárias de recursos hídricos e as comunidades envolvidas no processo apontam para a complexidade da questão.

A expectativa é que as empresas passem a investir nos avanços tecnológicos e na produção limpa e sustentável. Fonte:(Envolverde/MMA)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

NO MUNDO TODO A COBRANÇA DA ÁGUA JÁ É REALIDADE

Portal G1 NOTÍCIAS

Organização propõe novas políticas de preço para uso de água
Estudo analisa tarifações sobre a água em todo o mundo.Objetivo é superar as crises de escassez e qualidade que atingem o recurso natural.

GENEBRA - A União Mundial para a Natureza (UICN) propôs nesta quarta-feira (21) aplicar novas políticas de preços para o consumo da água que contribuam para a preservação dos ecossistemas.

O objetivo da sugestão é superar as crises de escassez e qualidade que há muito tempo atingem um dos principais recursos naturais para a vida na Terra. No estudo "Estabelecer pagamentos pelos serviços de água", apresentado pela UICN, com sede na cidade de Gland (Suíça), na véspera do Dia Mundial de Água, a organização analisa diversos sistemas de pagamento dos recursos hídricos e dá como exemplo o caso de uma cidade costarriquenha, entre outros. SAIBA MAIS


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br