Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de dezembro de 2008

PROGRAMA AGENTES VOLUNTÁRIOS DAS ÁGUAS - Bacia Rio Corrente - Bahia

Ponte sobre o Rio Corrente, em Santa Maria da Vitória - região oeste da Bahia

Comunidade é capacitada para cuidar das águas no Oeste

INGÁ : em 05/12/2008

Para envolver a comunidade que vive na bacia hidrográfica do Rio Corrente, na região Oeste do Estado, em ações de preservação, recuperação e conservação dos recursos naturais, uma equipe do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) está realizando a segunda etapa do Programa Agentes Voluntários das Águas, em Santa Maria da Vitória.

Foram mobilizados cerca de 450 pessoas, entre 26 instituições governamentais e não-governamentais, e representantes de 16 comunidades tradicionais, como quilombolas, fundo de pasto, feixes, brejeiros, entre outras, de localidades como Santa Maria da Vitória, Correntina e São Félix do Coribe.

O objetivo foi proporcionar a reflexão e construção de conhecimentos socioambientais acerca da região de Corrente e fortalecer ações voluntárias, por meio de integração e articulação das instituições e comunidades.

A primeira fase envolveu a elaboração do diagnóstico socioambiental da Bacia do Corrente, com a participação da comunidade, para levantar os problemas ambientais da região que têm efeito direto na vida dos povos e comunidades tradicionais, suas causas e conseqüências.

O diagnóstico foi apresentado a cerca de cem pessoas, que estiveram presentes na oficina de apresentação de resultados preliminares, realizado nesta quinta-feira, no Hotel Santa Maria Palace, em Santa Maria da Vitória. Na ocasião, foram apresentados os 50 futuros Agentes Voluntários das Águas, que foram identificados nas comunidades envolvidas.

A abertura da oficina contou com a palestra sobre a importância do programa e sobre as Políticas Nacional e Estadual de Recursos Hídricos e a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais, ministrada pelo diretor da Diretoria Socioambiental Participativa do INGÁ, José Augusto Tosato e da Coordenadora de Educação Ambiental, Maria Henriqueta Andrade.

Ele explicou que as comunidades precisam do estímulo do Estado para interferir e se mobilizar nas ações ambientais, oferecendo instrumentos participativos. “As pessoas manifestam com entusiasmo a vontade de participar. Os voluntários têm a necessidade de estar preparados para resolver as questões relacionadas ao meio ambiente e serem protagonistas do seu meio”, completou Tosato.

Durante a oficina, foi percebido o desejo de aperfeiçoamento das relações com o meio ambiente, o aprofundamento do diálogo, reflexões e estabelecimento de laços para a busca da melhoria da qualidade de vida. Na apresentação oficial dos Agentes Voluntários para os presentes, foi firmado o comprometimento com a gestão das águas, declarando confiança no Governo do Estado com o comparecimento, envolvimento e participação, afirmando a esperança de mudança de vida e conquista para a melhoria da qualidade das águas, por meio do programa. Fonte: INGA - (BA)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br