Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de dezembro de 2008

ÁGUAS TERRITORIAIS BRASILEIRAS - SANTUÁRIO DE BALEIAS E GOLFINHOS

Toda a costa brasileira agora é santuário de baleia e golfinho

João Domingos, BRASÍLIA - Estadão -19/12/08

Todas as águas marinhas sob jurisdição brasileira tornaram-se, desde ontem, santuário de baleias e golfinhos, de acordo com decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União. O decreto comemora 21 anos da lei que proibiu a caça de golfinhos e baleias em águas territoriais brasileiras.

Na prática, o decreto é um reforço na proteção das baleias e qualifica o Brasil para gestões diplomáticas internacionais em defesa desses mamíferos.

Conforme o decreto, ficam permitidas as pesquisas científicas com golfinhos e baleias desde que sejam não-letais e o aproveitamento turístico ordenado para visitas a áreas em que são visíveis, na costa. Entre esses pontos está o Arquipélago de Abrolhos, na costa baiana.

A idéia, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, é conseguir a adesão dos outros países sul-americanos banhados pelo Atlântico, como Uruguai e Argentina, além das nações que ficam na costa oeste da África. “Como já é proibida a captura de baleias e golfinhos na Antártida, e quando eles não estão lá, estão aqui, todo o Atlântico sul poderá se transformar num grande santuário de baleias e golfinhos.”

A partir de agora, o Ministério das Relações Exteriores deverá promover, por meio dos canais diplomáticos, a defesa da transformação do Atlântico sul num santuário de golfinhos e baleias. O Itamaraty também deverá promover a articulação regional necessária para a defesa do santuário.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br