Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2008

TOPMODEL GISELE BUNDGEN LANÇA PROJETO ÁGUA LIMPA EM PORTO ALEGRE (RS)


Topmodel lança Projeto Água Limpa para recuperar mananciais

Cecy Oliveira - ÁGUAONLINE - 08/12/2008

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (5/12), na Fundação Zoobotânica do RS, em Porto Alegre, a cerimônia de lançamento do Projeto Água Limpa, iniciativa idealizada pela família Bündchen e apoiada por entidades públicas e privadas do Rio Grande do Sul.
A ocasião contou com a presença da top Gisele Bündchen, que veio ao país especialmente para o lançamento, de sua família, da governadora do Estado Yeda Crusius, do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Francisco Luiz da Rocha Simões Pires e demais prefeitos e empresários apoiadores desse importante projeto.

A iniciativa, que primeiramente visa recuperar a mata ciliar das microbacias dos Lajeados Pratos e Guilherme, em Horizontina e Tucunduva (RS), totalizando 7.283,82 hectares, estabelece como propostas a inclusão social, combate à poluição, organização de políticas ambientais sustentáveis, preservação das nascentes e diminuição do assoreamento.

Entre as razões para o desenvolvimento da proposta os idealizadores citam o fato de que no Brasil a degradação das matas ciliares, das florestas, dos banhados e das áreas úmidas foi e continua sendo resultado da expansão sem limites das fronteiras agrícolas.
As superfícies de mata são intensamente utilizadas para a agricultura ou pastagem, o que provoca o empobrecimento dos solos. Além dessas, a exploração florestal, a expansão das áreas urbanas e a poluição doméstica e industrial têm grande contribuição na destruição histórica da qualidade dos recursos hídricos.

O Código Florestal Brasileiro e a Resolução do CONAMA 303/2002 consideram como de preservação permanente as matas ciliares ao redor de nascentes, assim como de picos de morros e encostas íngremes. As matas ciliares das microbacias dos Lajeados Pratos e Guilherme são áreas que demandam prioridade para as ações de revegetação e/ou enriquecimento.

Essas matas têm um papel estratégico na conservação da biodiversidade, na preservação da qualidade da água e para a formação de corredores ecológicos entre as reservas e matas primárias existentes no Estado.

Entre as propostas do Projeto está

a inclusão social através de:
- Diagnóstico sócio-econômico, ambiental e técnico;
- Qualificação profissional;
- Geração de trabalho e renda;
- Educação Ambiental e mudança cultural;
- Gestão Ambiental Sustentável;

Combate à poluição incentivando o:
- Tratamento do esgoto da cidade;
- Coleta seletiva e tratamento do lixo;
- Isolamento das atividades agropecuárias de nascentes, banhados e margem dos lajeados;

Política Ambiental por meio de:
- Palestras e debates envolvendo escolas, clubes, associações e sindicatos;
- Placas de sinalização local;
- Divulgação na mídia;
- Elaboração de material de comunicação;

Preservação de Nascentes
Através da proteção de banhados e vertentes com isolamento das áreas e restauração de Mata Ciliar no entorno dos isolamentos;

Diminuição do Assoreamento, por meio da
- Restauração das Áreas de APPs (Área de Preservação Permanente), com plantio de mata nativa;
- Trabalho de terraceamento e nivelamento da microbacia;
- Abandono de 30 metros do leito dos lajeados.

Idealizadores e apoiadores:
Conselho gestor
Ministério Público, Secretaria do Meio Ambiente, Família Bündchen – com parceria da ADES - Agência de Desenvolvimento Econômico Social da Região do Planalto Médio (OSCIP).

Entidades gestoras locais
Prefeitura de Horizontina, Prefeitura de Tucunduva, FAHOR – Faculdade de Horizontina, Sindicato dos trabalhadores rurais de Horizontina e Tucunduva
ACI’s e Cooperativas de Horizontina e Tucunduva.

Parcerias de trabalho
Aldeia Internet, EMATER, EMBRAPA, ESPM-RS, PEAC - Secretaria do Meio Ambiente, PGQP, SEBRAE/RS, Sementes Falcão, SENAR/RS.
SAIBA MAIS - Blog da Gisele Bundgen

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br