Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de dezembro de 2008

CHUVAS PROVOCAM MORTES E DESABRIGADOS EM MINAS GERAIS

Minas Gerais, 18/12/2008 - Em Divinópolis, na região centro-oeste, o rio Itapecerica, que corta a cidade, está pelo menos 5 m acima do nível normal - Foto: Ney Rubens - Portal Terra


MG: chuva isola cidade; 100 famílias deixam casas

Em todo o estado já foram registradas 14 mortes, 27 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas e 39 municípios decretaram situação de emergência.

Ney Rubens - Terra Noticias - 18/12/08
Direto de Belo Horizonte

A cidade de Brumadinho (MG), a 60 km de Belo Horizonte, está isolada devido à queda de pontes e barreiras nos principais acessos à capital mineira e a outras cidades da região metropolitana. O Corpo de Bombeiros sobrevoou o município nesta quinta-feira de helicóptero e informou que dezenas de bairros estão alagados por conta da cheia do rio Paraopeba, que subiu mais de 6 m acima do nível normal. Pelo menos 100 famílias foram obrigadas a deixar suas casas.
As cidades de São Joaquim de Bicas e Mário Campos também foram atingidas pela inundação. Em todo o Estado, 27 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas e 39 municípios decretaram situação de emergência.

Pelo menos 80% da cidade de Guaraciaba, na Zona da Mata, está debaixo d'água devido à cheia do rio Piranga, que subiu mais de 8 m acima do nível normal. O prédio da prefeitura foi atingido, assim como dezenas de lojas que não abriram nesta quinta-feira. O município tem 10 mil habitantes e 150 famílias desabrigadas. A área rural está isolada e todos os acessos estão interditados parcial ou totalmente.

Também na Zona da Mata, em Ponte Nova, as regiões mais baixas estão todas alagadas. A prefeitura não funcionou hoje. Todos os moradores que moram às margens do rio Piranga foram retirados de suas casas com o uso de botes. O município está em alerta devido ao risco de novas inundações.

O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Juiz de Fora colocou nas ruas todo o efetivo para atender às ocorrências e fazer o resgate de vítimas na cidade e nos municípios vizinhos.

A chuva também provocou o transbordamento dos quatro rios que cortam São João Del Rey, a 200 km de Belo Horizonte. Dezenas de casas foram invadidas pela lama. No bairro Colônia do Jarola, o rio Carandaí transbordou e deixou pelo menos 20 famílias desalojadas. Em Patos de Minas, na região centro-oeste do Estado, o córrego do Anzol também transbordou inundando casas e lojas do centro da cidade.

Na região centro-oeste, as cidades de Formiga, Itapecerica e Divinópolis também foram atingidas pelos temporais. Em Divininópolis, o estádio do Guarani e o campo do Flamengo, times de futebol da cidade, foram tomados pela água, que subiu cerca de 3 m. Os jogadores do Guarani, que estavam na concentração, tiveram de ser socorridos de barco pelos bombeiros.

A cidade de Jeceaba, a 70 km de Belo Horizonte, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) cortou o fornecimento de energia por medida de segurança.

Segundo a Cemig, o nível da água ameaça atingir a rede de alta tensão, o que provocaria descargas elétricas. A empresa informou que o reestabelecimento ocorrerá quando o nível da água voltar ao normal. Fonte: Notícias Terra


PARTICIPE DA NOSSA CAMPANHA
AJUDE A SALVAR VIDAS!


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br