Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de dezembro de 2008

DESTRUIÇÃO NO CÓRREGO DAS WALQUÍRIAS - JUNDIAÍ - SP


GRAVE DENÚNCIA:

CÓRREGO DAS WALQUIRIAS, em Jundiaí-SP, COMEÇA A SER DESTRUÍDO

Um dos únicos remanescentes em área central da cidade, o córrego das Walquirias guarda neste pequeno trecho ainda não canalizado, as características originais de seu traçado, uma vegetação ciliar em regeneração que começa a ser arrancada e alguma vida silvestre, como garças, capivaras, peixes, socós, saracuras, entre outros.

Possível Corredor Ecológico entre a Serra do Japi e o Rio Jundiaí, o córrego já recebeu as temíveis placas do PAC e parte de sua vegetação foi "roçada". As margens estão demarcadas.

Há outras alternativas, bem melhores que a chamada "canalização e recuperação ambiental". Este córrego apresenta condições de vida ainda maiores que as do córrego do Mato, no entanto, nem um estudo complementar foi feito.

Sua vocação natural, além de corredor ecológico, é tornar-se um pequeno parque urbano, uma área nativa preservada em meio aos prédios, para que as crianças possam contemplar um pouco da natureza no meio da cidade. Muitos municípios tem estas estruturas implantadas.

O córrego não precisa virar canaleta de concreto e a cidade não precisa perder essa preciosidade.
Paulo Dutra - GT Socioambiental Povos do Japi - VEJA MAIS


Anexas, fotos da destruição do córrego Walquirias, em Jundiaí-SP, que será canalizado com recursos do PAC.


Veja mais fotos da situação do córrego em outubro/08: Córrego Walquíria e em dezembro/08, com o início das obras: Destruição do Córrego

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br