Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de dezembro de 2008

CARTA DO FÓRUM DAS ÁGUAS AO GOVERNO FEDERAL


Fórum das Águas em Brasília elabora carta com proposições ao Governo Federal

Brasília, 11 /12/2008

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) coordenou a organização do Fórum das Águas, que aconteceu na última sexta-feira (05), durante o Congresso Mundial de Engenheiros (World Engineers’ Convention - WEC), em Brasília. Ao final do evento foram elaboradas recomendações que farão parte de uma carta encaminhada ao Governo Federal.

A diretora geral do Igam, Cleide Izabel Pedrosa de Melo, participou do evento representando o Igam e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. A diretora destacou que “o Fórum, em conjunto com o congresso de engenharia, possibilita a discussão de diferentes visões, que contribuem para a construção da sustentabilidade”.

Foram apresentados e discutidos os temas das Experiências em Gestão Compartilhada e Participativa dos Recursos Hídricos e a Importância da Engenharia na Gestão dos Recursos Hídricos. Representantes de setores ligados à gestão das águas no Brasil e no exterior apresentaram experiências e discutiram modos de gerenciar este recurso de modo sustentável.

O presidente do Fórum Nacional de Órgãos Gestores, Júlio Rocha, também destacou a importância de se pensar a gestão da água em conjunto com a engenharia, que exerce papel fundamental na execução e planejamento de obras públicas. “Este espaço aberto para troca de experiências será de grande aproveitamento para a preservação da água”, afirmou Rocha.

O presidente da Agência Nacional de Águas (Ana), José Machado, falou dos desafios da gestão das águas no Brasil. Segundo ele essa gestão teve um início tardio no Brasil e encontra-se em fase de construção, “A Agência Nacional da águas foi criada há poucos anos, em 2000, ainda há muito a ser construído”, diz Machado, que destacou ainda que “os Estados encontram-se em níveis diferentes no que tange a gestão dos recursos hídricos”.

Ao final do Fórum foram feitas algumas proposições que serão base de uma carta a ser encaminhada, juntamente com a carta do WEC para o Governo Federal. Foram elaboradas 11 proposições tais como o Fortalecimento do Sistema de Gestão das Águas, especialmente no que concerne ao fomento e participação democrática na constituição de pólos inter-setorais; a necessidade de fomentar a transversalidade da gestão das águas e inserção da variável ambiental nas políticas setoriais; a necessidade do sistema Confea/ Crea promover a discussão da importância da engenharia na alteração de dogmas tecnológicos, especialmente na gestão do uso eficiente da água e sua preservação; o desenvolvimento de projetos que levem em consideração a sustentabilidade dos recursos hídricos relacionados com a qualidade, considerando a capacidade dos ecossistemas; o gerenciamento dos riscos, principalmente ligados às questões climáticas; a garantia do reconhecimento das especificidades dos Recursos hídricos; o fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas para a legitimidade na discussão dos temas relevantes para a bacia; o apoio e incentivo pelo Governo Federal para a criação de Comitês de Bacia Hidrográfica em rios da união; o apoio do Governo Federal para a criação de políticas para recuperação da mata ciliar, com fomento, apoio técnico, desenvolvimento de pesquisas e incentivos financeiros (pagamentos por serviços ambientais); a realização em julho de 2009 da I Reunião de Diálogo sobre Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica da Amazônia e o envolvimento dos órgãos institucionais e sociedade civil dos países que compõem a bacia da Amazônia.

Renata Fernandes
Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente/MG
(31) 3219.5208 8617.2154
www.meioambiente.mg.gov.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br