Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de dezembro de 2008

O RECUPERADO RIO SOROCABA PODE SER PREJUDICADO POR OBRA DE ATERRO SANITÁRIO

O belo Rio Sorocaba, hoje recuperado e seus remadores, poderá ser prejudicado

Obra em Sorocaba põe em risco área de manancial

José Maria Tomazela, Estadão - 12/12/2008

SOROCABA
As obras de ampliação do aterro sanitário de Sorocaba, a 92 km de São Paulo, colocam em risco uma área de manancial situada no entorno. Grande quantidade de terra, misturada com entulho e lixo, está sendo despejada na margem direita do córrego conhecido como Ribeirão dos Cavalos, ao lado do aterro. Moradores apontam o risco de soterramento do manancial que deságua no Rio Sorocaba.

De acordo com o chacareiro José Severino, de 75 anos, como as águas já estão poluídas por esgotos, os moradores queriam a canalização do córrego. "Na primeira chuva, esse monte de terra e lixo vai para dentro do riozinho", disse. Juntamente com a terra há sofás e pneus velhos.

A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) de Sorocaba informou que as obras são realizadas no depósito de solo da prefeitura, em área que fica ao lado do aterro sanitário atual. De acordo com a secretaria, as obras de compactação do material que lá está visam justamente a evitar danos com chuvas fortes, como o assoreamento do córrego que passa ao lado do terreno.

O aterro sanitário está com a capacidade esgotada e a ampliação foi autorizada em caráter emergencial pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).


Os moradores queriam a desativação, alegando que o local exala mau cheiro e atrai urubus. A cidade coleta cerca de 800 toneladas de lixo doméstico e industrial por dia e não dispõe de outro local para o despejo, a não ser aterros privados.

A prefeitura pretende instalar um novo aterro no bairro Ipatinga, na divisa com Iperó, mas o projeto recebeu pareceres contrários do Comitê de Bacias Hidrográficas e do Instituto Chico Mendes, por estar na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema.


O plano é combatido por moradores do bairro George Oeterer, de Iperó, que fica à pequena distância. O processo aguarda decisão do Departamento de Análise de Impacto Ambiental (Daia), órgão da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
A RECUPERAÇÃO DO RIO SOROCABA

O Rio da Minha Terra
A Travessia do Rio Sorocaba
Há cerca de vinte anos atrás, um senhor de nome Manuel, que na época era comissário distrital de escoteiros, deu uma palestra contando como ele, alguns amigos e um repórter desceram de canoa o rio Sorocaba, daqui de Sorocaba até sua foz, em Laranjal Paulista.
Fiquei hipnotizado. Por anos sonhava com a oportunidade de descer este rio que me viu nascer e crescer. O rio que dá o nome a minha terra, que de tão maltratado em anos passados, teve uma segunda chance, com o tratamento do esgoto doméstico que invadia sem escrúpulos suas águas.
Nada melhor do que, descendo o rio e verificando a gente mesmo, se está dando resultado e se o rio está se recuperando.
Quando soube que tinha uma turma que pensava da mesma maneira, corri juntar-me a eles e este é o resultado da nossa aventura: a redescoberta do rio da minha terra.


Fatos sobre o rio
Oficialmente, o Rio Sorocaba não tem nascente, têm confluência, que é quando dois rios ( no caso o Sorocamirim e o Sorocabuçu ) se encontram e formam um novo rio.
Banha as cidades de Ibiúna, Piedade, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cesário Lange, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.
Sua extensão é de quase 250 Km, contados a partir da confluência em Ibiúna até a foz, em Laranjal Paulista.
Faz parte da bacia do Sorocaba e Médio Tietê.
Tem cachoeiras no trecho da Serra de São Francisco, em Votorantim, e corredeiras nas cidades de Cerquilho e Jumirim
Em Cerquilho, recebe todo mês de maio, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem.

O Caturro Navegantes é um grupo formado em Sorocaba por pessoas das mais diferentes áreas, mas com um objetivo em comum: percorrer o rio Sorocaba. - Leia Mais


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! Muitas vezes as pessoas não dão o real valor que vocês merecem, mas o trabalho de vocês é mais essencial do que imaginam

    ResponderExcluir
  2. Equipe SOS Rios Br12 agosto, 2009 21:50

    Obrigado pela mensagem de incentivo,

    São tão poucas que quando recebemos alguma ficamos muito sensibilizados.
    Mande-nos um e-mail para contato@sosriosdobrasil.org e identifique-se, informe sobre o rio de sua cidade e sua disposição de nos ajudar nessa luta.
    Obrigado mesmo, pela mensagem

    ResponderExcluir
  3. fiquei feliz por ter o rio Sorocaba recuperado ...espero que continue assim sempre !!!PARABÈNS QUE DEUS OS ABENÇÕE MUITOOOOO...

    ResponderExcluir
  4. parabéns pela iniciativa;pois costumo pescar neste rio em Jumirim.fico feliz que tem alguém preocupado,vamos incentivar e conscientizar.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa, fico feliz em saber que existe alguém preocupado, vamos conscientizar e incentivar a preservação!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br