Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de dezembro de 2008

OS RIOS DO RIO DE JANEIRO ESTÃO CONDENADOS?

Lagoa da Tijuca - Rio de Janeiro

Degradação

O Globo - 29/12

"Quando analisada a área compreendida entre os municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, que representa uma das áreas mais impactadas da Baía de Guanabara, observa-se que há décadas sua bacia hidrográfica foi convertida oficialmente num conjunto de enormes valões de esgoto.

O que se pode indicar como um dos possíveis caminhos para reverter esse caos que só faz crescer?

A sugestão é baseada nos dados do tratamento das Unidades de Tratamento de Rios (UTRs), que são estações instaladas na calha dos rios transformando esgoto puro em água, com reduções de 99,9% de coliformes fecais e 98% de fosfato, entre outras melhorias excepcionais.

Destaca-se que as UTRs não podem ser encaradas como uma solução única e milagrosa para todo o passivo ambiental existente", artigo de Mario Moscatelli - O Globo, 29/12, Opinião, p.7.


Alternativa

"Essa solução das UTRs não tem embasamento científico e tecnológico, pois elimina o que restou de vida ao rio, ao invés de recuperá-la."

É indicado, outrossim, que seja criado nas ocupações irregulares com comunidades carentes um programa de coleta seletiva e reciclagem do lixo, protegendo o solo e os rios e gerando renda para essas comunidades, que, com investimentos adequados em educação ambiental, também podem vir a proteger os rios, ao invés de degradá-los.

Deve-se investir também em reflorestamento (priorizando as Faixas Marginais de Proteção - FMPs - e nascentes dos rios) e controle ambiental e de uso e ocupação do solo adequados, visando à garantia da sustentabilidade ambiental da bacia hidrográfica como um todo, havendo a conseqüente recuperação permanente da qualidade da água", artigo de Adacto Benedicto Ottoni - O Globo, 29/12, Opinião, p.7.

VEJA MAIS FOTOS SOBRE A DEGRADAÇÃO DOS RIOS DO RJ - CLIQUE AQUI

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br