Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de dezembro de 2008

AQUIFERO MARITUBA (SE) SERÁ PROTEGIDO PELO PARQUE ESTADUAL DAS DUNAS

Foto: Galeria de rbpdesigner
Sergipe cria Parque Estadual das Dunas para proteger biodiversidade e manancial de água

Mônica Pinto / AmbienteBrasil

Nesta quarta-feira, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realiza, na cidade de Barra dos Coqueiros, Consulta Pública para criação do primeiro Parque Estadual em território sergipano.

A proposta a ser apresentada é do Parque Estadual das Dunas, entre os municípios de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas, numa área reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente como de alta prioridade para a conservação da biodiversidade em ambientes costeiros.

O objetivo é preservar ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica, em especial as diversas feições de restinga, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de ecoturismo.

Além desse aspecto, o Parque Estadual das Dunas contribui para a proteção do aqüífero Marituba. Localizado ao longo da faixa litorânea, inclusive próxima à Região Metropolitana de Aracaju, ele se constitui em um manancial estratégico para o desenvolvimento de Sergipe.

“São de extrema relevância a elaboração de estudos para conhecer o seu potencial e a implementação de medidas concretas para impedir a contaminação desse aqüífero, que muitas vezes ocorre bem próximo à superfície, favorecendo o acesso de poluentes a seu interior”, disse a AmbienteBrasil o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Márcio Macedo.

Segundo ele, os poços tubulares profundos perfurados na chamada Formação Marituba geralmente apresentam águas de boa qualidade para consumo humano e grandes vazões, chegando a produzir em um único poço tubular 200 a 300 mil litros por hora, quantidade suficiente para atender a uma população de aproximadamente 25 mil pessoas.

No dia 5 passado, Márcio Macedo autorizou a contratação de uma empresa para fazer o memorial descritivo, o serviço topográfico e a plotagem da área proposta para o Parque, com 5,7 km de extensão.

A criação da Unidade de Conservação ganhou urgência em virtude da ponte que liga Aracaju ao município de Barra dos Coqueiros, inaugurada em setembro de 2006. A facilidade de acesso entre a capital sergipana e a cidade vizinha, até então separadas pelo rio Sergipe e demandando barcas para a travessia, alavancou o movimento de ocupação da região, conforme AmbienteBrasil registrou em julho de 2007, na matéria EXCLUSIVO - Especulação imobiliária ameaça área de grande importância ambiental no litoral norte de Sergipe.

“Hoje há uma pressão antrópica muito grande sobre aquela localidade e temos que disciplinar a ocupação e o fluxo turístico para que se processem de forma sustentável”, diz Márcio Macedo.

A área escolhida para a criação do Parque Estadual apresenta diferentes formações de restinga distribuídas por praias, dunas e paleodunas, que compõem a paisagem ao lado de manguezais e lagoas. A região surpreende pela quantidade de plantas da família Eriocaulaceae (grupo das sempre-vivas), que são comuns nas proximidades das lagoas temporárias. Bromélias, palmeiras, cactos e samambaias também são encontradas com facilidade, da mesma forma que as típicas moitas de restinga, formadas pelo agrupamento de dezenas de plantas.

As restingas de Barra dos Coqueiros e Santo Amaro das Brotas também guardam algumas surpresas: é o único lugar onde a trepadeira Cissus pinnatifolia pode ser encontrada. Como ela, é possível que existam outras espécies endêmicas.

Gestão ambiental

No mandato do atual governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), foram criadas as duas primeiras Unidades de Conservação Estaduais, na categoria de Proteção Integral – o Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, no município de Capela, distante 67 Km de Aracaju, preservando um significativo remanescente de Mata Atlântica, e o Monumento Natural da Grota do Angico, abrangendo áreas das cidades de Poço Redondo e Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano (saiba mais na reportagem EXCLUSIVO: Unidade de conservação sergipana vai proteger Caatinga e a gruta onde morreu Lampião). Fonte: EXCLUSIVO: Ambiente Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br