Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de dezembro de 2008

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE ESCLARECE SOBRE DENÚNCIA DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS DE CAETITÊ (BA)



MMA - Nota de esclarecimento:

18/12/2008

Gerusa Barbosa

Em relação ao protesto realizado na segunda-feira (15, ) pelo Greenpeace, no Ministério do Meio Ambiente, denunciando a possível contaminação, por altos índices de urânio, da água potável do município de Caetitê, na Bahia, o MMA/Ibama esclarece:

Os níveis de urânio na água potável na área de influência direta da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB) em Caetitê, em princípio, estão dentro da normalidade.

O empreendimento localiza-se em uma região onde naturalmente existe porcentagem elevada de urânio.
A instalação possui extenso programa de monitoramento ambiental e nuclear que é auditado periodicamente pela Agência Internacional de Energia Atômica.
Mesmo assim, o Ibama exigirá contraprovas para apurar se a denúncia do Greenpeace procede ou não. (Fonte: Portal do Meio Ambiente - Notícias do Meio Ambiente)


O INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL RECEBEU DA

OUVIDORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA:

Ouvidoria Geral do Estado da Bahia <sgo_oge@ouvidoria.ba.gov.br>

mail to: paraprof.jarmuth@sosriosdobrasil.org
data 19 de dezembro de 2008 16:47

assunto: Resposta ao seu registro junto a Ouvidoria do(a) SRH

Prezado Sr JARMUTH ANDRADE ,
Em atenção ao seu registro, informamos que o coordenador de Monitoramento da qualidade da água e hidrogeologia EduardoF. Topázio, enviou e-mail no dia 17/12/08 atendendo vossa solicitação, conforme descrito abaixo:

"O INGÁ realizou análise química da água e de fato em apenas um poço analisado a concentração de urânio foi superior a determinada pelo CONAMA 357.

Mas a amostra que violou a resolução CONAMA constituía-se de água de um poço, não de manacial de superfície.Confirmamos a informação da nota em que a radiotividade presente na água pode ser proveniente de contaminação natural, já que a região tem uma constituição geológica com presença de muitas anomalias com material Urânio."

Lembramos que a Ouvidoria Geral do Estado também atende gratuitamente às suas ligações através do 0800 284 0011 e ainda pode ser acessada através do site:http://www.ouvidoriageral.ba.gov.br/.

Assegurar ao cidadão a oportunidade de participar da administração pública através da Ouvidoria é um dos compromissos do Governo da Bahia. Com suas sugestões,reclamações, denúncias e elogios, estaremos construindo um relacionamento transparente, garantindo o fortalecimento da democracia, e acima de tudo, respeitando os seus direitos de cidadão.

Cordialmente,
Ouvidoria Especializada - INGÁ


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br