Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de dezembro de 2008

CAMPANHA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" - Situação no final de semana 20/21 Dez

Enchentes atingem Cataguases (MG), acesso da cidade foi desobstruido nesta sexta-feira

Defesa Civil alerta para chuva forte em 13 estados e no Distrito Federal

19/12/2008 - 20h39
Folha Online

A Secretaria Nacional de Defesa Civil enviou na noite desta sexta-feira um alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Piauí, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Acre, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Nesta sexta-feira, áreas de instabilidade permanecem sobre o centro-sul e oeste do Piauí e formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva.
Até domingo (21), áreas de instabilidade permanecem sobre o oeste da Bahia e o centro-sul do Maranhão, provocando pancadas de chuva na região.

Amanhã (20) vai chover no Rio de Janeiro, além no noroeste, centro-oeste, sul e Triângulo Mineiro, no sábado e domingo (21). A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento (40 a 50 km/h), especialmente no sul do Rio de Janeiro.

Neste sábado, a presença de áreas de instabilidade sobre o Sudeste do Brasil continuará provocando pancadas de chuva no norte, nordeste e centro-leste de São Paulo.

No fim de semana também chove no Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, no Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins e Acre. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, especialmente no sul, centro-leste e nordeste do Amazonas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda atenção especial nas áreas de encostas e morros, pois devido às freqüentes chuvas, o solo está bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos. Além disso, pedem para que a população evite áreas de alagamentos e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.

Decretado estado de emergência em 5 municípios no Rio

Estadão Online 20/12/08

A Coordenação da Defesa Civil do Rio de Janeiro decretou na sexta-feira (19) situação de emergência em cinco municípios das regiões norte e noroeste do Estado. Aperibé, Cardoso Moreira, Italva, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna e Laje do Muriaé. Os rios Muriaé, Pombas, Carangola e Paraíba do Sul, que cortam essas cidades, estão com as águas muito acima do normal.

Segundo balanço da Defesa Civil, 30.036 pessoas estão desalojadas e outras 2.155 desabrigadas. Outras cidades onde moradores tiveram que deixar suas casas foram: Natividade, Itaocara, Bom Jesus de Itabapoana, Porciúncula, Campos dos Goytacazes e Cambuci.

A Defesa Civil informou que não há previsão de chuva nas próximas horas nas regiões norte e noroeste. No entanto, as regiões Serrana e sul do Estado enfrentarão chuvas fortes e a orientação é para que os moradores evitem as áreas de encosta. A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) ressalta que as chuvas dos últimos dias já afetaram mais de 59.772 mil pessoas em todo Estado. (Fonte: Estadão Online)

Treze morrem devido às chuvas em MG; 43 cidades estão decretam emergência
Folha Online - 20/12/08

Subiu para 13 o total de mortos devido às chuvas que atingem o Estado de Minas, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

Custódio Pereira da Silva, 64, tentou atravessar uma ponte de bicicleta na última quinta-feira (18) quando foi arrastado pelas águas do rio Paraopeba, em Brumadinho (MG). O corpo só foi encontrado na tarde de ontem pelo Corpo de Bombeiros.

O número de municípios que decretaram estado de emergência também subiu. Agora, o total chega a 43. Em todo o Estado de Minas Gerais, 81 municípios foram afetados pelas chuvas. Cerca de 28 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas no Estado. (Folha Online)

BARRAGENS VIGIADAS PODEM ROMPER EM MINAS

Até ontem, quatro trechos de rodovias estaduais haviam sido interditados. Outros 41 registraram algum tipo de dano. A malha viária da Zona da Mata é uma das mais afetadas.
Municípios atingidos
Cidades como Brumadinho, Guaraciaba e Belo Vale continuam inundadas. Os rios, cujas águas chegaram a subir até nove metros, baixam lentamente. Em Divinópolis, na região central do Estado, 80% da população está sem água potável. O governador Aécio Neves (PSDB) foi até a cidade acompanhar os problemas de 180 mil atingidos.
Guilherme Rampazzo-17.dez.2008/Leitor

Chuvas inundam Cataguases; 43 municípios estão em situação de emergência em MG
Apesar da diminuição do volume das chuvas, os problemas ainda permanecem. Há preocupação, por exemplo, com as cerca de 650 barragens que existem no Estado, de hidrelétricas e de mineradoras.
Governador Aécio Neves afirmou que engenheiros estão fiscalizando as barragens, que terão que reduzir os volumes por causa da pressão exercida em razão do excesso de água que receberam. O trabalho será realizado para evitar que as barragens rompam. (Folha Online 20/12/08)

Em Santa Catarina as chuvas já mataram 131 pessoas.


AJUDE A DIVULGAR A CAMPANHA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Enquanto isso o ministerio público faz concurso para peritos na área de meio ambiente, a validade esta acabando, e eles não irão nomear nenhum dos aprovados nos diversos estados.

    ResponderExcluir
  2. Wilson Roberto Pereira Barletta08 abril, 2009 10:18

    Sou morador do Tocantins desde 1985 e tenho acompanhado a lenta agonia do rio tocantins. Não fossem por problemas outros, que já vinham diminuindo muito a abundância de peixes, as hidrelétricas construídas, e as que estão em fase de construção, e as que serão construidas futuramente, prejudicaram muito a vida dos ribeirinhos. Esses moradores de suas margens, além de várias etinias indígenas que se beneficiavam de suas aguas, tanto para a pesca de sobrevivência quanto para transporte, foram enormemente prejudicados por problemas oriundos da construção dessas hidrelétricas. Fizeram estudos ambientais, mas não levaram em consideração seus resultados, que apontaram, por exemplo, que várias espécies de peixes não subiram as escadas construídas para tal. Além disso, introduziram no lago de Palmas, formado pela barragem de Lajeado, espécies de outra bacia hidrográfica, como o "tucunaré" que está dizimando espécies nativas. Outro problema é a incrível quantidade de "piranhas" que proliferou, graças à não limpeza do fundo desse lago, antes de sua enchente. A quem reclamar agora ? Só nos resta ver a lenta agonia, do outrora majestoso, rio tocantins, e o futuro incerto e mais miserável de sua população ribeirinha. Uma pena !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br