Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - CIGARRO E CÂNCER EM SP


A propaganda que a indústria de cigarros vende não corresponde necessariamente a verdade dos fatos…pense nisso!

Frequência alarmante

Agência Fapesp - 7/4/2009

Agência FAPESP – Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, que será divulgado em breve no Boletim Epidemiológico Paulista destaca que a cada 30 minutos uma pessoa procura as unidades públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer nos pulmões e brônquios, doenças diretamente ligadas ao tabagismo.

Segundo a secretaria, cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados ao uso contínuo do cigarro e, em 2008, 4.537 pessoas procuraram tratamento para esse tipo de câncer.

“O câncer de pulmão e brônquios é um dos mais letais conhecidos. A sobrevida de pessoas que chegam para se tratar com câncer em estágios 3 e 4 é de 50% em dois anos”, disse José Antônio Marques, oncologista da Fundação Oncocentro de São Paulo.

Outro dado que a chama atenção é o número de homens que buscam atendimento para o tratamento da neoplasia pulmonar. Em 2008, foram 2.825, 62,27% do total.

Na contramão do número de atendimentos para o tratamento do câncer vem o número de atendimentos para deixar o uso do tabaco. Em 2008, os homens representaram apenas 37,92% dos atendimentos no SUS.

“Os homens só procuram se tratar quando já possuem alguma patologia clínica. Já as mulheres, aparentemente, estão mais preocupadas com a saúde e por isso buscam tratamento tão logo os primeiros sintomas de que algo não anda bem começa a dar sinais”, disse Luizemir Lago, coordenadora do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas.

Mais informações: www.saude.sp.gov.br

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

- Site Eu Vou Parar de Fumar

- 7 brasileiros morrem por dia vítimas do tabagismo passivo

- 10 Boas razões para deixar de fumar

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br