Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de abril de 2009

MAIS DE 100 MILHÕES DE TUBARÕES SÃO MORTOS POR ANO

Sea Shepherd Brasil lança campanha em defesa dos tubarões

4/2/2009 - Sea Shepherd

O braço brasileiro da Sea Shepherd, ONG internacional de defesa dos mares, lança nesta quarta-feira, dia 1º de abril, sua campanha para proteção dos tubarões no país. Denominada ‘Campanha em Defesa dos Tubarões’, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância e fragilidade desses animais, além de punir empresas que têm causado danos irreversíveis às populações de tubarões no Brasil.

Anualmente, mais de 100 milhões de tubarões são mortos, o que já dizimou 90% da população mundial desses peixes. No Brasil, cerca de 43% das espécies estão ameaçadas de extinção - nesse ritmo, muitas espécies estarão extintas em menos de dez anos.

A campanha é uma extensão dos esforços internacionais da Sea Shepherd de proteger tubarões e combater a prática do finning. “O finning está dizimando tubarões por todo mundo. O animal é capturado e suas barbatanas são cortadas. O tubarão é jogado de volta ao mar, sangrando e incapacitado de nadar, e tem uma morte agonizante”, explica Daniel Vairo, diretor geral voluntário da ONG. O Brasil tem sido um grande fornecedor de barbatanas para o mercado asiático, que tem o costume de prepará-las em sopa como prova de status social.

O engajamento da sociedade civil é uma grande parte da campanha, que também pretende que restaurantes e outros estabelecimentos do varejo não vendam produtos derivados de tubarão. A Sea Shepherd solicita que o público promova o selo da campanha em estabelecimentos que freqüente, e que se oponha contra aqueles que continuem servindo e vendendo seus derivados.

Aderindo à causa, estão o fotógrafo de moda gaúcho Jacques Dequeker e os atletas de kitesurfe Pedro ‘Boca’ Bueno e Victor Adamo ‘Pimpolho’, além de Guilly Brandão, bi-campeão mundial na modalidade. Jacques, que trabalhou com Gisele Bündchen e Shirley Mallmann, em seu tempo vago sai em busca dos tubarões. “Mergulho e fotografo tubarões fazem dois anos, são incríveis. Temos que nos dar conta que são animais importantes para o equilíbrio do ecossistema, e merecem nossa proteção e esforço para desfazer a imagem de assassinos”, comenta o fotógrafo, que tem dois tubarões tatuados em seu braço, como símbolo de seu respeito por esses animais.

“Nós, do kite de Ilha Bela, estamos apoiando a campanha para mostrar que, mesmo como atletas que passam uma grande parte do tempo no mar, não sentimos medo desses animais, que são falsamente mostrados como vilões. Matar um tubarão não é fazer um bem, como nos fazem acreditar. Pelo contrário. Matar aos milhares, então, é fazer um estrago na natureza”, diz Boca.

Fonte: Sea Shepherd/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. gostei porque os tubarões é uma maquina assasina então algumas praias tem alguns tubaroes então as criaças seus pais precisam ficar atentos quando seu filho tiver na água por que nós naõ sabemos se aquela praia tem alguns tubarões por exemplo se voce for a praia se não tiver salva vidas é tiver com alguns tubarões é muito perigoso atenção surfistas alguns já se acidentaram surfando nas praias que tem tubarões alguns se feriram é ainda continuam surfundo na mesma praia então alguns surfistas até algums morre na praia nos ataques de tubarões pais é mães observem bem o seus filhos para eles não se perderem na praia reporteres se ariscam com reportagems sobre tubarões é depois se machucam e continua por isso que devemos ter muitos cuidados na praia por que nós não sabemos oque vai acontecer

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br