“Lixo no Ambiente Marinho” – uma abordagem no Ensino Fundamental
Desenho dos alunos representando o mar limpo
Trabalho de conclusão de curso do curso de Licenciatura em Biologia do Centro Universitário Campos de Andrade, sob a orientação da Professora Gislaine Filla
Ariana Cavassin Bettinardi
O Lixo Marinho é um problema que o homem está depositando nos imensos oceanos do nosso planeta há muito tempo, e a vida marinha é quem mais tem sofrido com todo esse lixo que é formado de todo tipo de resíduo que o homem produz diariamente. A educação ambiental surge como uma resposta á preocupação da sociedade com o futuro da vida e sua relação com o meio ambiente. Iniciando - se a partir da produção do lixo pelo homem e que destino ele tem após o seu descarte. A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como um processo vital, buscando reciclar ao máximo e procurando de descarte que não sejam nos oceanos. A Educação Ambiental se integra como um componente essencial no processo de formação da educação permanente, com uma abordagem direcionada para se resolver os problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais interessado, mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas, o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas e sua convivência com as demais formas de vida.
Ariana Cavassin Bettinardi
O Lixo Marinho é um problema que o homem está depositando nos imensos oceanos do nosso planeta há muito tempo, e a vida marinha é quem mais tem sofrido com todo esse lixo que é formado de todo tipo de resíduo que o homem produz diariamente. A educação ambiental surge como uma resposta á preocupação da sociedade com o futuro da vida e sua relação com o meio ambiente. Iniciando - se a partir da produção do lixo pelo homem e que destino ele tem após o seu descarte. A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como um processo vital, buscando reciclar ao máximo e procurando de descarte que não sejam nos oceanos. A Educação Ambiental se integra como um componente essencial no processo de formação da educação permanente, com uma abordagem direcionada para se resolver os problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema educativo mais interessado, mais realista e estabelece uma maior interdependência entre estes sistemas, o ambiente natural e social, com o objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas e sua convivência com as demais formas de vida.
Desenho dos alunos representando o mar limpo e sujo
Sendo assim esse trabalho foi realizado com o objetivo de conscientizar os alunos do Colégio Estadual Severo Ferreira Ruppel do Município de Tunas do Paraná e também demais interessados no tema, de que todo o lixo o ser humano produz tem um destino final trágico e prejudica não só a nós, mas, diversas formas de vida como a vida marinha e que podemos mudar isso através do conhecimento, simples atitudes e sendo educados com o meio ambiente. Para tanto, o trabalho teve início com um questionário prévio aplicado aos alunos sobre o tema Lixo no Ambiente Marinho que era composto de algumas perguntas e um desenho onde os alunos deveriam desenhar como é a sua visão de uma praia limpa e suja, seguido de uma palestra com figuras e vídeo onde foi aberto aos alunos que fizessem perguntas e abordassem sobre o assunto e de uma oficina de montagem de animais marinhos com materiais recicláveis que eles trouxeram de casa como garrafas, embalagens de iogurte, papelão, etc. Após estas atividades, o mesmo questionário foi reaplicado apenas, com uma mudança no desenho onde foi pedido que eles desenhassem só uma praia. Pela comparação dos resultados obtidos nos dois questionários foi possível notar que as atividades propostas foram bastante satisfatórias, mesmo tendo diversos alunos que não conhecem a praia, eles tem uma visão ampla do que compõem o ambiente marinho e costeiro, pois eles entenderam o assunto da palestra, fizeram perguntas sobre o tema e se mostraram muito interessados, tiveram muita criatividade nos desenhos e também na montagem dos animais marinhos, responderam às perguntas dos questionários com clareza, mostrando que já ouviram falar do assunto e têm certa preocupação com ele diante do futuro mesmo não tendo contato direto com o problema.
Desenho dos alunos representando o mar limpo e sujo
Desenho dos alunos representando o mar limpo e sujo
Montagem dos animais marinhos
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ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
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