Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de abril de 2010

PROGRAMA CANAL LIMPO E SEUS RESULTADOS EM SANTOS (SP)

Sabesp apresenta balanço do Programa Canal Limpo

06/04/2010 - Sabesp

O convênio firmado entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Prefeitura de Santos para a implantação do Programa Canal Limpo já apresenta seus primeiros resultados.


Com o objetivo de manter as praias balneáveis durante todo o ano, a Sabesp vem dedicando grandes esforços na inspeção de redes coletoras de esgotos e galerias de águas pluviais do município.

Os trabalhos tiveram início na bacia de esgotamento de águas pluviais e de esgoto do Canal 4, onde foram executados testes em aproximadamente 120 km de tubulação; televisionamento em 4,7 km, que possibilitou detectar e reparar quase 300 irregularidades; limpeza em 320 km de rede coletora e em mais de sete mil poços de visita; além da retirada de mais de 1.100 toneladas de areia e lodo, resíduo acumulado no fundo do canal, utilizando-se de maquinários de grande porte como retroescavadeiras e caminhões de limpeza e desobstrução.


Neste momento, estão sendo concluídos os consertos das paredes e pintura do Canal 4. Paralelamente a isso, os funcionários da Companhia já atuam nos arredores do Canal 5 efetuando as inspeções nas tubulações, enquanto o canal - entre a avenida Epitácio Pessoa e rua Guaiaó - é limpo, tanto as paredes quanto o fundo do equipamento, com uma pressão de água que o deixa em perfeito estado para receber os reparos necessários, a retirada do material acumulado e, em seguida, uma pintura adequada.

“A Sabesp está atuando fortemente no combate à poluição das praias, realizando esta limpeza e demais atividades do Programa Canal Limpo que, junto às ações do Programa Onda Limpa, oferecerá uma melhora significativa na balneabilidade da Baixada Santista”, ressaltou o superintendente da Sabesp na Baixada Santista, Joaquim Hornink Filho.

Estes procedimentos se repetirão em todos os canais que dão acesso à praia. Os próximos que serão beneficiados serão os: 6, 3, 2 e 1. O programa Canal Limpo, que teve início em 5 de junho de 2009, Dia Mundial do Meio Ambiente, deverá ser concluído em janeiro de 2012 e proporcionará aos moradores e turistas da região melhores condições ambientais e de saúde pública.

No entanto, para se alcançar este objetivo, é imprescindível a colaboração da população na utilização adequada da rede coletora de esgoto e na conservação dos canais de drenagem, equipamentos históricos elaborados no início do século XX pelo engenheiro Saturnino de Brito - obra considerada inédita para a engenharia sanitária brasileira da época -, trazendo saneamento básico para a região, que passou a ter as condições necessárias para seu desenvolvimento e, principalmente, para a implantação definitiva do Porto.

Como ajudar

  • Não jogue lixo nas ruas e nos canais de drenagem, pois pode obstruir as tubulações e ainda chegar às praias;

  • Não jogue óleo ou qualquer produto em bueiros (bocas-de-lobo) ou na rede coletora de esgoto;

  • Não interligue os ralos de águas pluviais (de chuva) ao ramal de esgoto;

  • Colete os dejetos de seus animais, seja na calçada ou em seu quintal;

  • Utilize adequadamente a rede coletora de esgoto de sua casa. Não interligue a ligação de esgoto à galeria de águas pluviais .
Atenção! - Quando se joga lixo ou pequenos objetos na bacia sanitária ou na pia, provoca-se o entupimento das tubulações, impedindo a vazão natural do esgoto, que retorna para pias e ralos internos de sua casa.

Fonte: Instituto EcoFaxina

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br