informes SOS Encontro das Águas 11/04/2010
Informes do movimento “SOS Encontro das Águas”- 11/04/2010
Descompromisso do IPHAN de Manaus - Uma semana após a Justiça Federal ter determinado o tombamento provisório do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões como patrimônio natural e a suspensão imediata do licenciamento ambiental do empreendimento Porto das Lajes (http://www.pram.mpf.gov.br/
Credibilidade do IPHAN de Brasília - O diretor do Departamento do Patrimônio e Fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Dalmo Vieira Filho, avalia que o prazo de 180 dias (seis meses) dado pela Justiça Federal do Amazonas para que se realize o processo de tombamento da área do Encontro das Águas (rios Solimões e Negro) “é viável e totalmente possível” (A Critica, 11/04/2010 - http://rogeliocasado.blogspot.
Denúncias - Ações de propaganda e cooptação de comunitários pela empresa Lages Logística (Porto das Lajes) e quaisquer infrações ambientais na região do Encontro das Águas devem ser denunciadas ao Ministério Público Federal (oficiocriminal2@pram.mpf.gov.
Encontro das Águas: Unidade de Conservação de uso sustentável - A solicitação do “SOS Encontro das Águas” para que seja criada na região uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável já foi encaminhada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ex IBAMA) de Manaus para Brasília, já constituiu processo e está em análise. A criação da Unidade de Conservação irá propiciar preservação da região do Encontro das Águas e projetos de recuperação de áreas degradadas e de melhoria de qualidade de vida para as populações locais por meio da gestão participativa dos recursos naturais por todos os envolvidos.
Remando de Manaus à Belém - O movimento “SOS Encontro das Águas” convida os amazonenses para a largada da 1ª Expedição de Canoagem no Rio Amazonas (Manaus/Santarém/Belém), que partirá do Encontro das Águas, às 9 h do dia 19 de abril, com destino à Belém, e que tem como propósito promover inclusão social por meio do esporte a remo e a preservação ambiental. A bandeira do “SOS Encontro das Águas” e material informativo serão levados para as comunidades ao longo do Rio Amazonas. Para saber mais sobre a Expedição que é coordenada pela Associação Ecológica de Vela e Canoagem de Belém (evaldomalato@hotmail.com) com apoio da Federação Amazonense de canoagem (marcelo.luz@faber-castell.
Escolinha de Remo do Lago do Aleixo - Os comunitários do bairro Colônia Antônio Aleixo, através do Centro Social do Lago do Aleixo, estão se esforçando para aproveitar a presença dos renomados canoístas da Associação Ecológica de Vela e Canoagem de Belém e da Confederação Brasileira da Canoagem e do Diretor Técnico da Expedição, Prof. Evaldo Malato, para reinaugurar no dia 19/09 a Escolinha de Remo do Lago do Aleixo. A Escolinha de Remo é um anseio dos jovens da comunidade e é um ótimo mecanismo de inclusão social e de valorizar ainda mais a região do Encontro das Águas. O atual campeão mundial de remo é um jovem da Colônia Antonio Aleixo, que representou o Brasil pelo Estado do Pará.
Pedalaço e ciclovias - O Movimento “Pedala Manaus” ( http://pedalamanaus.blogspot.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Esse BLOG é tudo que precisavamos para divulgar os inúmeros crimes ambientais que proliferam na área de entorno do ENCONTRO DAS ÁGUAS, Cartão postal do Estado do Amazonas. O Lago do Aleixo há longos anos é vítima de crimes ambientais, como se não bastasse agora querem construir um maldito porto de descarga de contêineres, exatamente na boca deste citado Lago. É preciso com urgência freiar a audácia dos devastadores da natureza aqui na região do Encontro das Águas. Os heróicos intrgrantes do Movimento S O S Encontro das Águas precisam de ajuda para continuar defendendo as maravilhas naturais que são o Encontro das Águas, as Lajes e o MARAVILHOSO LAGO DO ALEIXO. Apêlo ao SOS Rios, continuem ajudando a salvar estas maravilhas naturais do Estado do Amazonas. Muito Obrigada
ResponderExcluirMais uma vez ao acessar esse importantíssimo BLOG,agradeço à todos que tiveram essa excelente ideia de criar e manter esse recurso para as pessoas poderem contribuir com a preservação da NATUREZA.Sou ribeirinha da região do Encontro das Águas, portanto nascí e vivo até hoje (50 anos) neste lindo cantinho do Planeta Terra, tenho tanto amor pela NATUREZA, que não consigo conter minhas lágrimas ao ver a ação devastadora promovida pela ganância,desrespeito à Deus e suas Obras,praticada por corjas de empresários malfeitores, que invadem e se apropriam indevidamente da margem esquerda do Encontro das Águas, e, após desmatar grandes áreas da mata ciliar, implantam todo tipo de empreendimento clandestino e prejudicial ao meio ambiente local. Essa prática criminosa neste citado lugar já está passando dos limites,mesmo agora com o processo de Tombamento da região em questão, os predadores continuam suas ações criminosas. Otal Porto das Lajes se acontecer será a extinção da flora e fauna local, ele deve ser barrado mesmo, porém todos os outros empreendimentos que proliferam nesta região também. Para os integrantes do SOS Rios terem uma ideia do tamanho do absurdo, até Deputado do Estado do Amazonas é dono de porto clandestino na margem esquerda do Encontro das Águas. Seria ótimo se alguém do SOS Rios viesse à Manaus para ver ao vivo a real situação. Muito Obrigada.
ResponderExcluir16-4-2010/ 09:52
Denúncia. Apesar da Justiça ter proibido a partir de 30-03-2010 toda e qualquer propaganda do Porto das Lajes, até hoje 16 de abril de 2010, eles continuam com o jogo sujo e desrespeitoso deles. Eles não retiraram uma propaganda deles que é pintada no muro de uma escola pública municipal aqui da Colônia Antônio Aleixo, moto taxístas continuam usando camisas com o comercial do tal porto, tem panfleto anunciando cursinhos patrocinados pelo porto das Lajes, afixado até dentro de escola pública. Gostariamos de saber se a Justiça vai fazer valer a multa de 10.000. 00 em cima desses infratores.
ResponderExcluirMuito Obrigada.
A DESISÃO DO PRESIDENTE LULA DE CONSTRUIR A USINA DE BELO MONTE. PARA BENEFICIAR POLITICAMENTE A SUA CANDIDATA DILMA A PRESIDENCIA DO PAIS É UM ATO DE AUTORITARISMO EXPLICITO E UM DESRESPEITO AO POVO BRASILEIRO E AO MEIO AMBIENTE QUE TRARA GRAVES CONSEQUENCIAS INREPARAVEIS. AINDA É TEMPO DO POVO BRASILEIRO E O MUNDO SE UNIREM PARA IMPEDIR ESTE ATO QUE COM CERTEZA SERA UMA CATASTROFE AMBIENTAL E COM GRANDES PREJUISOS FINACEIROS PARA O PAÍS.
ResponderExcluirPAULO GUEDES
GUARAPARI-ES
Estamos fazendo contato mais uma vez. Hoje estivevos na praia da Ponta Negra balneário da cidade de Manaus,situada na margem esquerda do rio Negro. Acompanhando o treino e preparativos dos campeões de remo que realizarão a 1ª expedição de remo dessa região, cujo percurso, será de Manaus até Belém no Pará. O início deste evento acontecerá na próxima terça-feira, 20-4-2010. A programação será a seguinte: As 9:00 Integrantes do Movimento SOS Encontro das Águas, juntamente com ribeirinhos comunitários da Colônia Antônio Aleixo, bairro Bela Vista,Puraquequara e adjacências, a bordo de suas canoas,de suas catraias,voadeiras e outros, sairão do Lago do Aleixo e se encontrarão no porto da reserva ecológica SOKA GAKKAI com os remadores, aí todos juntos subirão até a citada reserva onde farão uma rapida cerimônia,fotos filmagem, em seguida votarão para o porto da reserva e todos se dirigirão para o meio do Encontro das Águas local de parida da 1ª expedição de canoagem que irá até Belém. Vai ser um grande ESPETÁCULO. Esse grande e importante evento esportivo tem como um dos grandes realizadores o magnífico de várias modalidades o querido mestre; Professor Evaldo Malato, que é um amor de pessoa. A equipe que fará parte dessa expedição é grande e muito bem selecionada, queremos destacar aqui a participação de alguns integrantes: O casal de remadores Rogerio e Mª Bernadete vindos do Curitiba Paraná, e o excelente remador que representará o Amazonas nesta expedição o jovem NIVALDO, que é ribeirinho comunitário da Colônia Antônio Aleixo. É isso aí NIVALDO, estamos torcendo por você!!!
ResponderExcluirOlá amigos do S O S Rios do Brasil,é muito bom ter amigos como vocês. Quero informá-los da recente ação dos gananciosos predadores da natureza contra o Encontro das Águas. Já é do conhecimento público que está em processo o tombamento deste precioso patrimônio portanto enquanto durar esse processo o assunto Porto das Lajes está suspenso por ordem do Ministério Público, no entanto, os famigerados lunáticos enteressados na construção do tal empreendimento desencavaram um tal Juíz que se achando super poderoso está tentando liberar a tal maldita obra, conta tudo e todos, será que é simples assim? como eu não entendo muito de lei, gostaria que vocês se inteirassem desta questão e nos ajudassem a lutar contra mais esse inimigo do ENCONTRO DAS ÁGUAS. Um forte abraço a todos.
ResponderExcluirO lago do aleixo faz divisão com a Comunidade Bela Vista- Puraquequara e se fala so no Lago do Aleixo como se não existi-se nem uma comunidade a redor.
ResponderExcluir