Se você e sua comunidade desejam resolver o problema de poluição e contaminação das águas de sua bacia hidrográfica, basta procurar o MINISTÉRIO PÚBLICO de sua Comarca e solicitar providências, através de uma "AÇÃO CIVIL PÚBLICA", contra os poluidores. Não tem custo algum e suas gerações futuras vão agradecer muito!

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO

VISITE SALVEMOS SAO CONRADO
VISITE, CONHEÇA E DIVULGUE A PÁGINA "SALVEMOS SÃO CONRADO", UM MODELO DE ATIVIDADE COMUNITÁRIA EM DEFESA DE SEUS RECURSOS NATURAIS, EM ESPECIAL DE SUA PRAIA E SUAS ÁGUAS - Clique no Banner - (Civilidade é o respeito pelas normas de convívio entre os membros duma sociedade organizada.)

Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de abril de 2010

SOS MANGUEZAIS CATARINENSES "PROJETO MANGUEZAL" DA UFSC


Alunos de universidade catarinense desenvolvem projeto para preservação de manguezais

Estudantes, professores e a comunidade acadêmica estão envolvidos no Projeto Manguezal, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, desde 2008.


Os alunos analisaram quais são os resíduos jogados em uma das principais regiões do norte da ilha. Mesmo fazendo parte da Estação Ecológica de Carijós, o manguezal localizado em Pontal do Jurerê, a ação humana deixa sua marca, com a contaminação pelo lixo.


“A vegetação de borda presente no manguezal retém os resíduos sólidos. Por um lado isso é positivo, porque impede de entrar lixo na região. Porém, nessa mesma vegetação os caranguejos deixam os seus ovos e a poluição acaba prejudicando o ecossistema”, explicou a coordenadora geral do Projeto, estudante da UFSC Bianca Vieira.


Até setembro de 2009, foram coletadas amostras dos resíduos sólidos urbanos acumulados no manguezal. A equipe do projeto identificou uma grande quantidade de plástico, principalmente no período do verão, quando a região é mais visitada.


Foram realizadas, ainda, palestras e oficinas sobre áreas de manguezal e resíduos sólidos voltadas aos professores, pedagogos do ensino público municipal e alunos de 5ª série do ensino fundamental.

*Com informações da UFSC./AMBIENTE BRASIL


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br