Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2010

GOVERNO DA BAHIA CRIA QUATRO NOVAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PROTEGENDO NOVE BACIAS HIDROGRÁFICAS

Unidades de Conservação da Bahia


Quatro novas unidades de conservação na Mata Atlântica da Bahia


10/06/2010 - Marcello Lourenço
Fórum REBIA NACIONAL

Bacias hidrográficas protegidas pelos novos parques criados:
- bacias dos rios Buranhém e Jequitinhonha. - nascentes das bacias dos rios Trancoso, da Barra e Taípe - nascentes das bacias dos rios Cahy, Imbaçuaba, Peixe e Jucuruçu

Fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o governo do estado da Bahia para a realização de estudos técnicos e consultas à sociedade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou hoje (10/06) decretos de criação de quatro novas unidades de conservação e ampliação de uma já existente no estado, todas no Bioma Mata Atlântica, em ambientes de alta diversidade biológica.

Com a criação dos Parques Nacionais Alto Cariri, Boa Nova e Serra das Lontras, do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova e a ampliação do Parque Nacional do Pau Brasil, o total de áreas a serem criadas foi de 65.070 hectares.

Para a Mata Atlântica da Bahia, isso representa um aumento de cerca de 60% de área em unidades de conservação integral, e um aumento de 5% no total de unidades de conservação, considerando tanto as de proteção integral quanto de uso sustentável. São valores significativos, considerando que o bioma Mata Atlântica é o que possui a menor área de remanescentes originais.

A região do Parque Nacional do Alto Cariri, com área de 19.264 hectares, localizada no município de Guaratinga, possui grande importância biológica para a conservação, com recomendação para a criação de unidade de conservação de proteção integral.

A UC contém o primeiro registro do Muriqui-do-Norte (Brachyteles hypoxanthus) na Bahia, espécie de primata considerada até recentemente extinta no estado. Abriga o último conjunto de fragmentos de Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa Montana, Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Estacional Decidual) de grande porte da região leste do sul da Bahia e nordeste do estado de Minas Gerais. Abrange nascentes das bacias dos rios Buranhém e Jequitinhonha.

A região do Parque Nacional de Boa Nova e do Refúgio de Vida Silvestre de Boa Nova, com área total de 27.089 hectares, sendo 12.065 pertencentes ao Parque e 15.024 ao Refúgio, localiza-se nos limites dos municípios de Boa Nova, Manoel Vitorino e Dario Meira.

Abrange uma transição entre florestas úmidas, ao leste, e a vegetação seca da Caatinga, ao oeste, onde ocorre a Mata de Cipó uma das fitofisionomias mais ameaçadas da Mata Atlântica, com apenas 2,6% de remanescentes preservados. Por se tratar de uma área de transição de estreita faixa vegetacional, possui alta diversidade biológica, abrigando espécies do bioma Mata Atlântica e Caatinga e ao mesmo tempo muitas espécies raras e endêmicas.

Localiza-se em um dos poucos locais de ocorrência da ave gravatazeiro (Rhoponis ardesiaca), conhecido mundialmente por ser um dos mais raros das Américas. Essa ave é endêmica da Mata de Cipó e consta nas listas brasileiras e mundiais de espécies ameaçadas de extinção.

As regiões de localização das unidades de conservação possuem alto potencial para ecoturismo e birdwatching (observação de pássaros), por conter espécies endêmicas e de distribuição restrita. A região já é internacionalmente considerada em rotas de observadores de pássaros.

A região do Parque Nacional de Serra das Lontras localiza-se nos municípios de Una e Arataca e abrange uma área de 11.336 hectares. Tem elevada riqueza de espécies, alta diversidade e significativa importância biogeográfica. Trata-se de um centro de endemismos de diversas espécies de aves e plantas.

A UC visa proteger fitofisionomias florestais do Bioma Mata Atlântica, em especial a Floresta Montana que ocorre acima de 400 metros de altitude e cabrucas (sistema de plantio do cacau sombreado) abandonadas a seu redor.
As Serras das Lontras, Javi e Quati chegam a 1 mil metros de altitude e abrigam raras formações de florestas de altitude. Nos últimos anos, foram descobertas novas espécies de aves e plantas no local.

Área sob intensa pressão antrópica, principalmente por desmatamentos, é uma das mais chuvosas e úmidas da região cacaueira, onde os plantios de cacau em seu sopé foram muito afetados pela vassoura-de-bruxa, a maioria encontrando-se em estado de abandono há mais de 20 anos.

É um dos maiores mananciais de água da região cacaueira, abastecendo Una e São José da Vitória. Apresenta grande potencial para ecoturismo pela beleza cênica e proximidade com a BR-101.

Além das novas unidades de conservação, a Bahia contará com uma ampliação do Parque Nacional do Pau Brasil, localizado no município de Porto Seguro, que ganhará mais 7.381 hectares, totalizando uma área de 18.934 hectares.

A área de ampliação possui regiões ocupadas por floresta ombrófila em estágio avançado de regeneração e formações geológicas singulares. A fauna é bastante diversificada, incluindo espécies ameaçadas. Entre as aves destacam-se a Suia, o Papagaio-chauá, a Anambé-de-asa-branca e um Beija-flor criticamente ameaçado: o Balança-rabo-canela. O Gavião-real foi recentemente avistado.

Entre os mamíferos, foi descoberta uma espécie nova de roedor, que ainda está sendo descrita (Trinomys sp.). Também ocorrem a Suçuarana, Jaguatirica e o Guigó.
A flora possui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção tais como: Braúna, Paraju, Maçaranduba, Bicuíba, Juerana-vermelha e Arapati, esta última só encontrada na Bahia. Nas áreas mais arenosas, perto da praia, ocorrem muitas plantas raras, entre elas o Óleo-comumbá, Mucujê, Pau-de-jangada e Imbirema, além de muitas orquídeas e bromélias.

A vegetação da área proposta para ampliação do Parque do Pau Brasil protege inúmeros mananciais e as nascentes das bacias dos rios Trancoso, da Barra e Taípe, garantindo a conservação e a qualidade desses recursos hídricos, beneficiando toda a população do município localizado no entorno da unidade.

Para os próximos dias está prevista a finalização do processo e assinatura do decreto de criação do Parque Nacional do Descobrimento, também na Bahia, localizado no município de Prado, que será ampliado em 1.548 hectares, totalizando 22.693 hectares.
A área de ampliação está localizado em uma região de grande importância ecológica no bioma Mata Atlântica, com ocorrência de floresta ombrófila densa e mussunungas, abrigando diversidade biológica ímpar.

A fauna é bastante diversificada, incluindo espécies ameaçadas. Entre as aves destacam-se a Suia, o Papagaio-chauá, a Anambé-de-asa-branca, o gavião real (Harpia harpyja) e os criticamente ameaçados mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii) e balança-rabo-canela (Glaucis dohrnii).
Abrangem nascentes das bacias dos rios Cahy, Imbaçuaba, Peixe e Jucuruçu, garantindo a conservação e a qualidade desses recursos hídricos, beneficiando toda a população do município localizado no entorno da unidade. Fonte: Fórum REBIA Nacional


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br