Autoridades internacionais em recursos hídricos sugerem melhoramentos para o setor na América do Sul
De 24 a 27 de maio, no hotel Grand Bittar Brasília, autoridades internacionais discutiram diversos temas relacionados à legislação de recursos hídricos – principalmente na América do Sul – durante o I Seminário Internacional de Direito de Águas. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Advocacia-Geral da União (AGU) com o apoio da Parceria Mundial pela Água na América do Sul (GWP Sudamérica). O seminário teve o objetivo de promover discussões sobre questões legais, como: os desafios para a gestão eficiente dos recursos hídricos fronteiriços e transfronteiriços e os procedimentos e instrumentos jurídicos existentes para o uso da água.
Durante o último dia do evento, os participantes participaram da oficina de trabalho “A Gestão de Cursos d’Água Transfronteiriços: Direito, Legislação e Práticas dos Países da América Latina e Comunidade Lusófona”. Após realizar grupos de trabalho, o público do evento – composto basicamente de especialistas em recursos hídricos, magistrados, advogados e acadêmicos de Direito – propôs o encaminhamento de idéias debatidas no evento para os governos dos países sul-americanos participantes (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), entre as quais: a inclusão da agenda de águas nos tratados internacionais, a criação de um observatório de mediação de conflitos relacionados a recursos hídricos e o desenvolvimento de um sistema de informações compartilhadas sobre recursos hídricos no continente.
Segundo o procurador-geral da ANA, Emiliano Ribeiro, os países da América do Sul possuem dificuldades semelhantes no que se refere à legislação de recursos hídricos. “Neste seminário percebemos que todos temos desafios comuns e deveríamos ter soluções comuns. A grande dificuldade é implementá-las”, concluiu.
O I Seminário Internacional de Direito de Águas teve três painéis de discussões, os quais incluíram os seguintes temas: situação jurídica, econômica e social da América do Sul; aspectos técnicos para a gestão cooperativa; proteção jurídica dos recursos hídricos; e experiências internacionais em termos de legislações de recursos hídricos.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br